Notícias & Negócios – edição 128

V CONGRESSO CEARENSE DE AQUICULTURA – Acontece de 09 a 10 de fevereiro de 2012 no hotel Mirante da Gamboa em Aracati-CE a quinta edição do já tradicional Congresso Cearense de Aquicultura. A boa novidade deste ano é que a inscrição custa apenas 2kg de alimentos não perecíveis. Mais informações no e-mail: [email protected] ou pelo telefone (88) 9959-7379, com Rômulo Veras.

TREINAMENTO YSI – A Beraqua, como também é conhecida a Bernauer Aquacultura, é distribuidora exclusiva para o Brasil da linha de aquicultura da empresa norte americana YSI Incorporated, renomada fabricante de aparelhos para o controle e monitoramento da qualidade da água. Entre os produtos distribuídos com exclusividade pela Beraqua estão medidores de oxigênio, medidores de pH, medidores multiparâmetros, salinômetros digitais, sistemas de monitoramento contínuo a distância e automação. Em novembro passado funcionários da YSI visitaram as novas dependências da Beraqua, ocasião em que demonstraram as principais vantagens dos novos aparelhos da YSI. O treinamento oferecido para técnicos e vendedores incluiu também a manutenção da linha “Linha Profissional” de medidores da YSI, que possui processadores e componentes sofisticados, com tempo de respostas rápidas e precisas, e a utilização de estanho, substituindo o chumbo, o que demonstra o interesse da empresa em buscar soluções sustentáveis.

ANOTE AÍ: A FENACAM 2012 – A Feira Nacional do Camarão (FENACAM), principal evento brasileiro voltado para profissionais dos setores da carcinicultura e aquicultura e o mais prestigiado da América Latina realizará a sua décima segunda edição entre os dias 11 a 14 de junho. A IX FENACAM acontecerá, como nos anos anteriores, no Pavilhão Parque das Dunas do Centro de Convenções de Natal/RN. Informações sobre os estandes podem ser obtidas diretamente pelo telefone (84) 3231-9786 ou e-mail: [email protected]. Informações sobre a programação e envio de trabalhos estarão disponíveis brevemente no site www.fenacam.com.br

PARCERIA – A Badinotti Chile uma empresa de capital italiano e presença global, com mais de 100 anos de experiência na fabricação de redes para a aquicultura, está aprofundando sua presença comercial no Brasil, através de um acordo com a Marine Equipment, empresa que está atuando como seu agente de vendas no país. A equipe técnica da Marine Equipment é formada por profissionais com mais de 20 anos de experiência no mercado aquícola brasileiro e com representação comercial em diversas praças. Segundo informações do gerente da Badinotti Chile, Christian Torres, com este acordo a companhia busca consolidar sua liderança na venda de redes e tanques na América Latina, além de posicionar sua marca no mercado brasileiro.

AQUASUR – Os organizadores da feira internacional AQUA SUR 2012- TechnoPress SA – informaram que o evento deixará de ser realizado entre 24 e 27 de outubro como anunciado anteriormente, e que a nova data do evento será entre os dias 10 e 13 de outubro na cidade de Puerto Montt (Região de Los Lagos). A mudança de data se deve ao fato de que ao final de outubro não haverá suficiente disponibilidade hoteleira na região onde se realizará a feira, disse a gerente geral da TechnoPress, Margarita Vergara. A data foi mudada para oferecer melhores condições de alojamento e comodidade, tanto para expositores como visitantes deste grande encontro da aquicultura. A TechnoPress convoca a todos os membros do setor para agendar desde já a nova data da AQUA SUR, uma vez que o encontro deste ano promete reunir milhares de visitantes de todo o mundo que querem ver de perto o crescimento da aquicultura chilena.

PESQUISA BRASIL/CEE – O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) está realizando uma pesquisa em cooperação com a Comunidade Econômica Européia (CEE), visto o mútuo interesse de colaboração na temática Pesca e Aquicultura. Esta será uma das ações do lado brasileiro, que visa identificar onde já existem parcerias bilaterais com projetos nos países da CEE relacionados ao tema. A AQUABIO está apoiando esta iniciativa do MPA e pede aos pesquisadores que preencham o questionário que pode ser obtido em www.aquabio.org.br ou pelo e-mail: [email protected]. O prazo para a resposta é dia 8 de março de 2012.

MÉXICO – A carcinicultura mexicana segue de vento em popa, mesmo com a presença das conhecidas viroses. O país já é o sexto maior produtor de camarão do mundo (pesca e cultivo), e o crustáceo está em primeiro lugar como gerador de divisas entre os pescados e ocupa o terceiro lugar em volume. Desde 2003 que o volume de camarão não para de crescer. Em 2009 a pesca e aquicultura registraram um volume recorde de 181 mil toneladas e, para cada tonelada de camarão produzido no país, 671 kg correspondem à aquicultura. A produção da carcinicultura tem crescido nove mil toneladas em média por ano nos últimos dez anos, principalmente nas regiões produtoras de Sonora e Sinaloa, que são responsáveis por sete em cada dez toneladas (71,6%) do volume nacional.

CAMARÃO DEVOLVIDO – Deu no The Jakarta Post: “O Ministério da Marinha e Assuntos Pesqueiros da Indonésia rejeitou e devolveu 13,04 t de camarão proveniente da Malásia, pois os animais estavam contaminados com o vírus da síndrome da mancha branca. De acordo com o chefe do ministério Syanrin Abdurrahman, os camarões foram devolvidos em dezembro, quando os inspetores locais descobriram a contaminação”. Países produtores de camarão, como é o caso do Brasil, precisam estar sempre atentos para qualquer possibilidade de contaminação. Apesar do consumo de camarão contaminado não afetar a saúde humana, os rejeitos do processamento industrial ou do manuseio doméstico desses animais pode contaminar estuários e colocar em risco a produção do país importador, razão pela qual as autoridades sanitárias têm que estar sempre em alerta.

FESTANÇA VIETNAMITA – De acordo com Duong Ngoc Minh, vice-diretor da Vietnam Association of Seafood Exporters and Producers (VASEP), 2012 vai oferecer uma “chance de ouro” para a indústria do pangasius vietnamita. A exportação de panga está prevista para continuar crescendo e atingir valor entre US$ 1,8 e US$ 2 bilhões, e a indústria chegou a essa perspectiva devido, em grande parte, as políticas lançadas pelo governo. Em 2012, a crise financeira continuará a desafiar os exportadores de pescado do Vietnã, que pretendem transformar estes desafios em vantagens para a exportação de panga. Minh disse que a União Européia, um tradicional mercado do Vietnã, está às voltas com dificuldades econômicas, o que permitirá que o pescado com boa qualidade e preços razoáveis seja mais competitivo, principalmente frente ao frango e outros alimentos populares na Europa. Além disso, está sendo esperada uma diminuição em 15% nos preços do arroz e da soja, usados para produzir ração, o que levará a uma queda acentuada nos preços dos alimentos dos peixes. Isso, segundo Minh, vai incentivar os produtores, que devem investir ainda mais em suas pisciculturas. Ainda segundo o vice-diretor da VASEP, em 2012, as empresas vietnamitas focarão bastante os seus investimentos nos mercados emergentes, como Brasil, México, Chile, Peru, Argélia, Angola, entre outros. Mas isso, é claro, não afetará as exportações para os mercados tradicionais como a UE e os EUA, que também continuarão crescendo. Outra boa notícia para os vietnamitas é que a World Wildlife Fund (WWF) confirmou que o panga produzido no país é seguro para o consumo humano e que a indústria de peixe local está se desenvolvendo de forma sustentável. O panga já está sendo certificado por importantes organismos de certificação, tais como ASC, GlobalGAP e VietGAP pela sua qualidade e segurança alimentar.

ANPAQUI – Produtores da ANPAQUI – Associação Norte Paranaense de Aquicultores, reuniram-se no início de dezembro, para um balanço do ano que passou, avaliando se os objetivos propostos foram cumpridos, e se foram positivas as ações implementadas pelo grupo em prol do desenvolvimento do setor aquícola na região. Além de palestras, a confraternização dos piscicultores contou com um jantar festivo de encerramento, quando foram servidos diversos pratos de peixe, ocasião em que foi homenageado o engenheiro agrônomo César Iarema, responsável pela empresa Tanques-rede Iarema (www.iarema.com.br). A ANPAQUI, sediada em Londrina-PR, foi criada em 1994 com o apoio e assessoria da Emater, com o intuito de organizar os piscicultores dentro de uma visão sustentável, promovendo a consolidação da cadeia produtiva aquícola, de forma a oferecer à população um alimento seguro e de boa qualidade. O evento também serviu para a despedida de Petra Maria Wagner da presidência da ANPAQUI, cargo que ocupou desde 2005. A nova gestão, iniciada em janeiro, é presidida por Marcos Robert Moreno, criador de tilápia no Rio Paranapanema, no município de Primeiro de Maio. O endereço eletrônico da ANPAQUI é www.anpaqui.com.br

TANTINGA, PATINGA E PIAUÇU – Piscicultores do Noroeste Paulista já podem dispor de alevinos de tantinga, patinga e piauçu a partir da unidade de alevinagem de Cosmorama (SP), da Ema Aquicultura (www.emapescados.com.br). A piscicultura garante que os alevinos são provenientes de uma rígida seleção dos reprodutores por mais de 10 anos, objetivando maior ganho de peso, precocidade e rusticidade. Contato tels: (17) 8158-0000 e 8158-0008 ou [email protected]

EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA – O CETAq. – Centro de Educação Tecnológica em Aquacultura, uma entidade de cunho social sem fins lucrativos voltada para educação, pesquisa e prestação de serviços técnicos nas áreas de aquicultura e processamento de pescado, entre outros, oferece cursos que têm duração de um ano e meio, divididos em três módulos. O CETAq. dispõe de laboratórios de análises físico-químicas e microbiológicas do peixe, da água e do solo; laboratório de reprodução e reversão de tilápia; laboratório de fabricação de ração e laboratório de processamento de pescado (frigorífico), permitindo que seus alunos possam estagiar em todos estes setores. O CETAq. está localizado em Monte Aprazível, SP. Os interessados nos cursos deverão ter concluído ou estar cursando a segunda série do ensino médio, e as inscrições já estão abertas. As aulas terão início em 6 de fevereiro. Mais informações pelo telefone (17) 3275-3246 ou www.cetaq.com.br

NOVA VACINA – O Laboratório Centrovet, no Chile, (www.centrovet.com) obteve o registro do “Servicio Agrícola Ganadero (SAG) 2149-BP” para a vacina oral ISA + SRS contra as principais patologias que afetam salmões e trutas. De acordo com o Centrovet, esta vacina se destaca por sua alta concentração de frações SRS e ISA, sendo as mais altas da indústria. Enquanto a fração SRS é produzida em cultura celular, com títulos bacterianos 100 vezes maiores do que as linhas celulares convencionais, a fração ISA da vacina tem uma concentração viral equivalente à dez vezes mais do que outras preparadas no mercado, dada a obtenção dos antígenos específicos recombinados por fermentação em levedura. A fração ISA da vacina, ao ser recombinada para alguns antígenos do vírus, permite diferenciar peixes vacinados de infectados de forma específica (tecnologia DIVA). A vacina oral permite vacinar os peixes sem o stress da injeção, e permite a revacinação dos peixes no mar, permitindo estender a sua proteção até a despesca. O Centrovet está atualmente em fase final de testes de vacinas injetáveis e orais contra doenças causadas por Streptococcus agalactiae em Tilápia e Streptococcus iniae para peixes Barramundi, que são parentes muito próximos dos robalos (Centropomus sp.). “Sabemos que o mercado da tilápia no Brasil está crescendo rapidamente e é muito atraente para nós chegarmos ao mercado brasileiro com nossos produtos”, disse Jaime Tobar, pesquisador chefe do Laboratório.

BALANÇO DA BAHIA PESCA – Durante a última reunião do ano do Conselho de Administração da Bahia Pesca o presidente, Isaac Albagli, apresentou as ações realizadas em 2011, entre elas a reforma e ampliação da Estação de Piscicultura Caiçara II em Paulo Afonso, com capacidade para produzir 15 milhões de alevinos/ano além da construção de uma unidade de beneficiamento de pescados, no município. Albagli lembrou também da reforma de outras sete estações, que fez a produção anual de alevinos saltar de 15 milhões para 65 milhões. “Neste ano, foram distribuídos 30 milhões de alevinos para pequenos piscicultores. A assistência técnica aos produtores também foi intensificada com a contratação de mais 12 engenheiros de pesca, dobrando assim o quadro técnico de campo”, disse Albagli.

CALENDÁRIO BEIJUPIRÁ – Com o intuito de divulgar produtos da piscicultura marinha, especialmente o Beijupirá (Rachycentron canadum), peixe conhecido internacionalmente como Cobia, foram realizadas em Recife, Brasília e Fortaleza, oficinas direcionadas para chefs de cozinha, alunos e professores de gastronomia, seguidas de degustações com autoridades, atacadistas, donos de restaurantes e jornalistas. Os eventos foram realizados pelo Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (LABOMAR-UFC), com recursos financeiros do MPA repassados através do CNPq. Estas atividades fazem parte do projeto de pesquisa “Nutrição, Sanidade e valor do Beijupirá no Nordeste Brasileiro – Estudo econômico e de mercado”. Segundo Raul Madrid, coordenador deste segmento de mercado, existem várias razões para o cultivo desse peixe, principalmente no nordeste brasileiro, com destaque para seu crescimento rápido, já que pode atingir um peso de 6 a 7 kg em um ano, e sua carne branca, firme e com poucas espinhas, que é rica em ômega-3. Para as oficinas de gastronomia foi convidado o chef Victor Perez Castaño, do Instituto de Ensino Secundário (IES) do Valle de Aller – Principado de Astúrias na Espanha, que preparou pratos cujas fotos e receitas ilustram o “Calendário 2012 Beijupirá”, um delicado mimo distribuído pelo LABOMAR no final de 2011. Segundo Victor Perez Castaño, esse peixe é maravilhoso para cozinhar por sua versatilidade e tem tudo para conquistar o paladar dos brasileiros. (Mais informações consultar: http://www.labomar.ufc.br/images/stories/arquivos/beijupira/bn_ano2_no7/beijupira_news_ano2_no_7.pdf)

PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS – Os autores que desejarem publicar seus trabalhos nas páginas da Panorama da AQÜICULTURA devem enviar seus artigos para avaliação do editor da revista através do e-mail: [email protected]. Os textos inéditos, deverão ser apresentados em português revisado, sob a forma de artigo com fotos, entrevistas ou relatos de experiência. Serão observados e avaliados quanto a prioridade do tema, consistência científica, originalidade, atualidade de informação, entre outras características.