NOTÍCIAS & NEGÓCIOS – edição 159

DUPLA CONQUISTA: BAP + ASC – A Geneseas DellMare consolidou as duas principais certificações internacionais para aquicultura: a “Best Aquaculture Practices” (BAP), avalizada pela organização “Global Aquaculture Alliance” (GAA) e a Aquaculture Stewardship Council (ASC). Ano passado, após uma análise independente a empresa havia conquistado a certificação BAP para padrões em tilápia nas fazendas de engorda e o BAP na indústria de processamento localizada em Aparecida do Taboado – MS, obtendo assim a classificação duas estrelas.

Agora, em janeiro de 2017, conquistou a certificação internacional ASC para cadeia de custódia, que engloba todas as fazendas e frigorífico de processamento. As certificações trazem a garantia de que o cultivo e processamento não geram impactos ao meio ambiente, são adequados ao bem estar animal e garantem padrões de segurança alimentar. Segundo Breno Davis, presidente da GeneSeas DellMare, “as certificações trazem exposição internacional e posiciona os produtos como referência de tilápia da América Latina para todo o mundo. O próximo passo é investir na certificação da produção do nosso camarão”.

A GeneSeas DellMare, está localizada na bacia de Ilha Solteira e é um dos principais produtores e processadores integrados de tilápia no Brasil. Está presente em todos os elos da cadeia produtiva da tilápia, desde a produção da ração, passando por alevinagem, piscicultura, beneficiamento e distribuição nos mercados locais e internacionais. Além disso, distribui outros produtos de pescados, como salmão e camarão.

ADITIVOS NATURAIS – A Nutriad tornou-se membro oficial da Associação Europeia de Patologistas de Peixes (EAFP), uma sociedade interdisciplinar que engloba todos os aspectos de doenças aquáticas nos peixes, crustáceos e moluscos, na aquicultura e nas populações selvagens.

Segundo o diretor da Unidade de Negócios de Aquicultura da Nutriad, Peter Coutteau, os aquicultores estão sofrendo perdas econômicas consideráveis causadas por uma grande variedade de doenças e parasitas que afetam a produtividade em todas as regiões e espécies. “Há um crescente interesse em estratégias de prevenção baseadas em soluções naturais e, por isso, a Nutriad está aumentando os esforços no desenvolvimento de aditivos alimentares mais especializados nesta área”, disse.

Para o gerente de Desenvolvimento de Negócios de Saúde em Aquicultura, Mercè Isern Subich, algumas experiências recentes em laboratório e em campo, têm mostrado resultados promissores no tratamento de doenças críticas na aquicultura, como protozoários, parasitas intestinais em peixes marinhos e síndrome das fezes brancas no camarão, e alguns desses resultados serão submetidos para apresentação na próxima reunião da EAFP, em Belfast, em setembro.

A Nutriad fornece produtos e serviços para mais de 80 países através de uma rede de escritórios de vendas e distribuidores próprios, apoiada por quatro laboratórios e cinco fábricas em três continentes.

NOVA AQUISIÇÃO – Ricardo Neukirchner, sócio da Aquabel, está comemorando a aquisição do GenoMar Genetics pelo EW Group, holding com negócios voltados para a criação, nutrição e saúde animal. Segundo Ricardo, o grupo adquiriu 100% das ações da GenoMar, conhecida por possuir o melhor, mais amplo e mais antigo (25 anos) programa de melhoramento genético de tilápia do mundo.

A notícia é boa para a aquicultura brasileira, uma vez que o EW Group já possui negócios no Brasil, sendo também proprietário da AquaGen, que vem a ser sócia majoritária da Aquabel. Segundo Ricardo Neukirchner, muito em breve a genética GenoMar vai estar disponível para os piscicultores.

SIMBOA 2017 – Bastante esperado, vai acontecer em Natal, entre os dias 6 e 9 de junho, a segunda versão do SIMBOA – Simpósio Internacional de Moléculas Bioativas e Bioprocessos de Organismos Aquáticos. A primeira versão do evento, realizada em abril de 2015, surpreendeu os participantes, não apenas pelo alto nível das apresentações, mas, principalmente, por inaugurar no país um fórum permanente e de altíssimo nível, para o debate e disseminação dos conhecimentos a respeito das moléculas bioativas extraídas dos organismos aquáticos.

Este tema se reveste de grande interesse para aquicultura, na medida em que, para melhor equilibrar as suas contas, a indústria aquícola precisa se voltar com determinação para o aproveitamento total dos peixes e camarões produzidos, à exemplo de outras atividades zootécnicas. O II SIMBOA, segundo o professor da Universidade Federal de Pernambuco, Ranilson Bezerra, manterá o foco na cadeia produtiva do pescado como um todo, com a apresentação de propostas para que os setores pesqueiro e aquícola sejam capazes de gerar matérias primas, insumos e produtos não só para a própria indústria, mas também para outros segmentos industriais.

Além das palestras de especialistas, o evento contará também com a apresentação de trabalhos na forma de exposições orais e painéis, além de três mini-cursos: Organismos aquáticos como fonte de biomarcadores ambientais, ministrado por Caio Rodrigo; Produção em cultivos mixotróficos, ministrado por Bruno Scopel e, Aproveitamento de resíduos de pescado ministrado por Thiago Cahú.

NUTRIÇÃO E SAÚDE EM BOTUCATU – Anote na agenda. O 7º Simpósio Internacional de Nutrição e Saúde de Peixes será de 08 a 10 de novembro na FMVZ, UNESP, Botucatu, Fazenda Lageado. Os temas a serem discutidos na versão deste ano serão: Aminoácidos funcionais (Delbert Gatlin, Texas A&M University), Nutrigenômica (Maeli Dal Pai, UNESP), Óleos essenciais (Bernardo Baldisserotto, Univ. Federal Santa Maria), Vitaminas (Viviane Verlhac, DSM, Suiça), Probióticos (José Luiz Mouriño, Univ. Federal Santa Catarina), Alimentos transgênicos (Marco Aurelio Zezzi, UNICAMP) e Enzimas (Helena Peres, Univ. Porto, Portugal).

O melhor trabalho científico apresentado será agraciado com o prêmio Dr. Newton Castagnolli. O Simpósio é voltado para produtores, profissionais da indústria de ração, estudantes de graduação e pós-graduação e pesquisadores da área de Aquicultura. Informações: [email protected]

FENACAM 2017 – É bom lembrar que neste ano a Fenacam estará de volta ao Centro de Convenções de Natal, no Rio Grande do Norte. O grande evento da aquicultura nacional se dará entre os dias 15 a 18 de novembro incluindo, de forma simultânea e independente o Simpósio Internacional de Carcinicultura; Simpósio Internacional de Aquicultura; Feira Internacional de Serviços e Produtos para Aquicultura e o Festival Gastronômico de Frutos do Mar.

Para aqueles que pretendem expor seus produtos e serviços, o mapa dos estandes pode ser acessado no site do evento. A Feira de Aquicultura vai ser realizada no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções, que conta com 4.000 m2 onde inicialmente serão projetados 180 estandes. Mais informações, través do e-mail: [email protected]  ou fone: (84) 3231-9786

RESISTÊNCIA A STREPTOCOCCUS – A infecção por Streptococcus é uma das doenças mais devastadoras na criação de tilápia. Pensando nisso a Spring Genetics introdu-ziu recentemente a seleção para resistência à S. iniae e S. agalactiae no seu programa de melhoramento.

A linhagem Spring Tilapia tem a sua origem no programa GIFT e já havia sido submetida a 12 ciclos de seleção para peso final na despesca antes de chegar aos Estados Unidos em 2009, vinda da Nicarágua. Desde então, a linhagem foi sistematicamente submetida a cruzamentos de famílias com foco no rápido crescimento, sobrevivência e rendimento de filé.

Todo programa da Spring Genetics é supervisionado pela empresa-irmã Akvaforsk Genetics, cuja equipe de geneticistas e pesquisadores está agora transferindo seus conhecimentos para o programa de melhoramento de tilápia, utilizando a expertise de genética quantitativa e molecular. Isso faz com que a Spring Genetics seja a primeira e única empresa no mercado a ter um programa de melhoramento que seleciona para resistência a S. iniae e S. agalactiae.

Nesta temporada, os clientes em toda a América Latina, incluindo o Brasil, estão recebendo a primeira geração de reprodutores com maior tolerância a Streptococcus. O ganho genético para esta geração foi calculado para ser de 10% na resistência ao S. iniae, e 6% na resistência ao S. agalactiae.

MEXILHÃO NO SÃO FRANCISCO – Os problemas com a presença do mexilhão dourado no São Francisco, bem como a utilização do sistema de bioflocos no manejo de berçários do camarão marinho estão entre os temas de destaque que serão apresentados no I Simpósio de Aquicultura e Recursos Pesqueiros – SIMPAq, um evento organizado pela Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco que acontecerá de 15 a 19 de maio.

Os participantes também poderão participar de diversos minicursos, entre eles o de larvicultura de camarão de água doce e o de filetagem e curtimento de pele de peixe. Mais informações podem ser encontradas no https://simpaq.wordpress.com

ACANTOCÉFALO NA MIRA – Embrapa e Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), firmaram cooperação em ações de pesquisa e transferência de tecnologias para fortalecer a piscicultura do estado.

A Carta de Intenções foi assinada no dia 8 de março, durante um seminário realizado em Ariquemes. “Nós sabemos da importância da piscicultura para o desenvolvimento de Rondônia e, como ainda não temos pesquisadores nesta área, estamos buscando meios, junto ao governo do estado e à Embrapa Pesca e Aquicultura, para atender as demandas deste setor produtivo”, disse o chefe-geral da Embrapa Rondônia, Alaerto Marcolan.

Para o governador do Estado, Confúcio Moura, o importante é levar ao produtor mais tranquilidade e informações necessárias para que ele possa superar as dificuldades na piscicultura, estimulando-o a produzir mais e melhor.

A questão da sanidade é um dos maiores problemas enfrentados, sendo a acantocefalose uma das doenças mais críticas por provocar redução da produtividade na engorda dos tambaquis.

Para o analista da Embrapa Rondônia, Francisco de Assis Correa, embora tenham ocorrido avanços por parte da pesquisa com acantocéfalos, ainda não há solução definitiva para o problema e que esteja ao alcance do produtor. “O que a gente espera é continuar realizando as pesquisas, as ações de transferência de tecnologias, unindo esforços para buscarmos soluções e minimizarmos este problema no estado”, disse Correa.

PIRARUCU CHIPADO – O Estado do Mato Grosso receberá R$ 900 mil para fomentar a cadeia produtiva do Pirarucu na região do Vale do Araguaia. A liberação do recurso por meio do programa Pró-pirarucu foi determinada no início de fevereiro pelo governador do Estado, Pedro Taques.

O programa tem como objetivo difundir tecnologias e práticas de manejo para o cultivo comercial do pirarucu e para a conservação dessa espécie. Para isso, após o projeto piloto, serão instaladas Unidades de Referência Tecnológica (URTs) para capacitação de piscicultores, técnicos, formação de mão de obra e divulgação da atividade em todo o estado.

Cada peixe criado em cativeiro terá um chip que identificará a sua procedência, fato que ajudará a fiscalização contra a pesca predatória. O programa Pró-pirarucu abrange os municípios de São Félix do Araguaia, Alto Boa Vista, Novo Santo Antônio, Luciara e Serra.

EQUIPE MAIS ESPECIALIZADA – A Biorigin conta com o novo especialista técnico para o segmento de nutrição animal, Rodrigo Gardinal. Médico Veterinário pela USP, mestre e doutor em Nutrição e Produção Animal pela mesma instituição.

Na Biorigin, atuará com foco em animais de produção, e será responsável pelo suporte técnico para a equipe comercial, marketing técnico, interface com P&D (pesquisa e desenvolvimento) e relacionamento com centros de pesquisa.

Com esta contratação, a Biorigin especializa ainda mais sua área técnica, segmentando a equipe entre “Animais de produção” e “Aquicultura & Petfood”. “A contratação de Rodrigo Gardinal é mais um passo para a concretização do nosso posicionamento estratégico.

Com ele em nossa equipe, estamos certos que iremos fortalecer o desenvolvimento de soluções inovadoras, propondo novos protocolos de aplicação dos nossos produtos e gerando informações cada vez mais especializadas para o mercado”, afirma Roberto Vituzzo, Gerente Global de Negócios. Fundada em 2003, a Biorigin faz parte da Zilor, multinacional brasileira com mais de 70 anos.

A empresa mobiliza conhecimento e tecnologia para, a partir de processos biotecnológicos, desenvolver soluções inovadoras em ingredientes 100% naturais para saúde e bem-estar dos animais. Seu portfólio é composto por ingredientes 100% seguros, dedicados a saúde animal, MacroGard (beta-glucanos 1,3/1,6 purificados), HyperGen (modulador do ambiente intestinal), ActiveMOS (saúde intestinal) e Protemyc (adsorvente de micotoxinas) e por produtos para nutrição animal como Nutricell, Brewcell, HiCell e Selemax.

INVE + ESCAMA FORTE – Surge no Brasil mais uma parceria. Agora, a qualidade, referência, tradição e pioneirismo em nutrição e biotecnologia da Inve Aquaculture conta com a empresa Escama Forte para a distribuição de seus produtos no País. A Escama Forte possui um portfólio tecnológico completo e uma competente equipe comercial. O objetivo da Inve é atender os produtores nacionais, de forma cada vez melhor e satisfatória.