Notícias & Negócios – Edição 37

COQUILLES – O IAJA – Instituto Antônio João Abdala -, que desenvolve um programa de pesquisa de maricultura na Baia de Angra do Reis, e a FIPERJ – Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, somaram esforços para que fosse inaugurado em 8 de novembro último a Base de Maricultura do IAJA-FIPERJ na localidade de Pingo d’Água, em Angra dos Reis – RJ. Na ocasião, que coincidiu com o término do I Seminário Internacional de Maricultura do Estado do Rio de Janeiro, promovido pela FIPERJ, foi inaugurado também um laboratório onde será possível a reprodução de Coquilles Saint Jacques, peixes e microalgas. Encerrando a cerimônia foram doadas sementes de Coquilles aos pescadores da Ilha Grande e Jurujuba e a Universidade do Vale do Itajaí – SC, para ações de repovoamento e pesquisa. Estiveram presentes ao Seminário, pesquisadores das principais instituições de pesquisa brasileiras envolvidas com a maricultura como o Instituto de Pesca – SP, Bahia Pesca – BA, EPAGRI – SC, UNIVALI – SC e Universidade Católica del Norte de Coquimbo – Chile.

HIDRELÉTRICAS – O COMASE – Comitê Coordenador das Atividades de Meio Ambiente do Setor Elétrico, após ter promovido em abril último o Seminário Sobre Fauna Aquática e o Setor Elétrico Brasileiro, se dispôs a aprimorar a capacitação de técnicos e gerentes do setor para que se possa implantar uma política estratégica para o trato da fauna aquática no setor. Sob a coordenação da Eletrobrás, a Universidade Estadual de Maringá ministrará, no período de 7 a 18 de abril de 1997, o curso de extensão “Ecologia e Manejo Pesqueiro em Reservatórios”. Informações sobre inscrição, preço, programa e carga horária podem ser obtidas na secretaria do COMASE pelo telefone (021) 283-2419. Infelizmente, a piscicultura e a utilização de tanques-rede não fazem parte da programação do curso, o que pode refletir, possivelmente, a desatenção ou o desinteresse dos técnicos do setor elétrico em estimular a aqüicultura nos nossos reservatórios.

CONVÊNIO – Foi assinado em 24 de outubro último, na sede do IBAMA em Brasília, um convênio de cooperação técnica para o desenvolvimento de pesquisas visando a utilização de tanques-rede na piscicultura, entre o CEPTA/IBAMA de Pirassununga – SP e a Sansuy S.A. Indústria de Plásticos. Na cerimônia de assinatura do convênio, o IBAMA foi representado por seu presidente Eduardo Martins e pelo seu diretor de pesquisa, José Dias Neto. Já a Sansuy, se fez presente através de seu presidente Takashi Honda e seu assessor Yasuyuki Hirasaki.

UM BOM PRESENTE – Com a chegada do Natal, uma boa sugestão para presentear amigos interessados na aqüicultura, é uma assinatura anual da sua revista Panorama da AQÜICULTURA. Você estará dando um presente útil e original e será lembrado ao longo de todo ano. Seu presente será entregue no endereço que você indicar, acrescentado de seus votos de felicitações, por somente R$ 18,00. Utilize a Ficha de Assinatura da página 4, ou cópia dela, e preencha com os dados do presenteado e remeta junto com o pagamento para a Caixa Postal 62.555, Rio de Janeiro, RJ – cep 22252-970. Lembre-se que você poderá enviar também, nesta mesma correspondência, a sua mensagem personalizada que será enviada juntamente com o primeiro exemplar da assinatura.

BOLSA DE CURRÍCULOS – A ABCC – Associação Brasileira dos Criadores de Camarão, está prestando um serviço que recebe, organiza e informa os seus associados sobre a disponibilidade e oportunidades de emprego e/ou profissionais da área, dinamizando o mercado de profissionais da carcinicultura marinha. Os interessados em ter seus currículos à disposição na ABCC deverão enviá-los, junto como suas pretensões salariais, para a sede da ABCC, Rua Chile, número 172 – Ribeira – Natal – RN – CEP 59012-250.

EM FAMÍLIA – O casal Betina e Juan Ramon Esquivel, após longo período de procura por um lugar longe de contaminações, com água de boa qualidade e abundante, acabaram por optar por um sítio de 30 ha localizado no município de Paulo Lopes, a 58 km ao sul de Florianópolis, SC. Batizado de Piscicultura Panamá, a propriedade faz divisa com o Parque Estadual da Serra do Taboleiro, uma área de preservação. Além da produção de alevinos de diversas espécies nativas e exóticas, a Piscicultura Panamá atuará na área de pesquisa em conjunto com instituições afins.

NOVO NO CARGO – Assumiu a chefia da Divisão de Aqüicultura do Departamento de Pesca e Aqüicultura, o engenheiro de alimentos Raul Madrid. Sua meta principal é fazer com que o IBAMA, no menor tempo possível, regulamente as atividades relacionadas com a aqüicultura como a introdução, reintrodução e transferências de espécies exóticas, utilização das águas públicas, utilização das áreas de salgados para projetos de carcinicultura marinha, entre outras. Madrid pretende também prosseguir com os estudos econômicos para engorda, larviculturas e unidades de processamento, além da realização de estudos de mercado com vistas a promover as espécies oriunda da aqüicultura, se possível com a ajuda da FAO, que já foi contactada para colaborar.

ANOTE DESDE JÁ NA AGENDA – A cidade de São Paulo sediará em outubro do próximo ano a IFA Brasil ‘97 – Feira Internacional de Aqüicultura, numa promoção da revista Panorama da AQÜICULTURA. O evento que acontecerá no Expo Center Norte é uma realização de duas empresas tradicionalmente ligadas a organização de grandes eventos internacionais – a brasileira Gessuli Eventos e a holandesa Jaarbeurs Utrecht. A IFA ‘97 reunirá numa grande feira, os produtores brasileiros em torno das principais empresas nacionais e estrangeiras e, pela sua importante colaboração no desenvolvimento da aqüicultura brasileira, deverá desde já, fazer parte do calendário nacional e internacional de eventos da aqüicultura, merecendo registro imediato na agenda de todo aqüicultor.

ALIMENTAÇÃO – Em visita ao Brasil, a convite da Inve Aquaculture, a Dra. Elizabeth Cruz Suarez da Universidade Autônoma de Nuevo Leon no México. Ciceroneada por Patrícia Abelin, a Dra. Cruz visitou diversos estados, incluindo Minas Gerais onde esteve na cidade de Sete Lagoas durante a realização do IX Simbraq. Na ocasião, trouxe e distribuiu exemplares dos Anais do Primeiro Simpósio Internacional de Nutrição e Tecnologia de Alimentos para Aqüicultura realizado no México em 1992 e editado em 1993. Informou também que os interessados em solicitar uma cópia gratuita poderão escrever para: ASA – Asociación Americana de Soya, Rio Sena 26 col. Cuauhtémoc 06500 – México, D.F.

SERRINHA – A Criação de Trutas da Serrinha estará inaugurando em 5 de dezembro, na localidade de Serrinha, Município de Resende, o Pólo Turístico Trutas da Serrinha, que compreende laboratório de reprodução artificial para a produção de 200.000 alevinos/ano; truticultura com capacidade de produção de 12 toneladas ano; pesque-pague de trutas com instalações para turismo ecológico e entreposto de pescado desenvolvido para manuseio, conservação e comercialização de trutas. Mais um passo de Wilson London e Gisele de Castro para consolidar a já tradicional Trutas da Serrinha.

BOA SORTE – A Bernauer Aquacultura estará expondo na FEIPESCA 97 que se realizará no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo entre os dias 2 e 6 de abril de 97. Entre as novidades que a Bernauer lançará na feira estão os sorteios de equipamentos para aqueles que visitarem seus estandes de números 197, 211 e 212. Para estarem habilitados aos sorteios, os visitantes deverão se cadastrar junto à Bernauer, quando então, concorrerão a um aerador Aquapá, alimentador automático, medidor de pH e roupas.