Notícias & Negócios – Edição 38

NOVOS TELEFONES – A nova direção da ABRAPOA – Associação Brasileira de Patologistas de Organismos Aquáticos, cujo presidente é o Dr. Gilberto Cezar Pavanelli, da Universidade Estadual de Maringá – PR, informa que seus números de telefone e fax mudaram e que também possuem agora um número de telefone celular. São eles: tel: (044) 263-1616 fone celular (044) 972-1874 e fax (044) 263-1424. Dentre os objetivos da ABRAPOA, destaca-se o estabelecimento de uma política que visa a sanidade e a profilaxia para um melhor desenvolvimento da aqüicultura no país.

PROJETO JAÍBA – Com a finalidade de oferecer mais uma opção de renda e aumentar o consumo de proteína animal para as famílias assentadas na região noroeste de Minas Gerais, mais precisamente a 280 km de Montes Claros, foi feito um consórcio entre a CODEVASF 1ª SR, Banco Mundial e Distrito de Irrigação de Jaíba para elaboração de um pacote tecnológico para a criação intensiva de peixes nos canais de irrigação do Projeto Jaíba, segundo o exemplo de uma experiência realizada em projetos de irrigação no Arizona, USA. Segundo o biólogo Júlio César Maciel, além de aproveitar o potencial hídrico da região para a produção de proteína de alta qualidade, a piscicultura do “Projeto Jaíba” vai ajudar na manutenção dos canais e equipamentos de irrigação, já que os peixes criados se alimentarão das algas que se acumulam e entopem esses equipamentos. Por fim, as lavouras mineiras próximas ainda se beneficiarão da água ricamente adubada com as excretas dos peixes confinados nos canais.

WATER TECH – A Aquarius Apollo, após 10 anos no mercado, se desmembra e cria a Water Tech Consultoria e Projetos Ltda., que se dedicará com exclusividade a área de aqüicultura, tanto nos setores de pesquisa como nas áreas de produção. A Water Tech continuará trazendo com garantia, regularidade e rapidez, as novidades do exterior cuja qualidade e eficácia tenham sido comprovadas para aumentar a produtividade do setor. A empresa estará na FEIPESCA ‘97 aguardando a visita dos clientes e amigos, que também poderão fazer contato pelo e-mail: [email protected] FISAL ‘97 – Os interessados em salmonídeos terão sua grande oportunidade para conhecer de perto a indústria chilena cuja produção ocupa hoje a segunda posição no ranking mundial. Todo avanço tecnológico poderá ser visitado durante a FISAL 97 -III Feira Internacional de Salmão, Aqüicultura e Indústria de Alimentos do Mar. A feira acontecerá de 5 a 8 de março próximo em Puerto Montt no Chile. SUSTO – O último Boletim Informativo da Sociedade Brasileira de Ictiologia traz uma curiosa notícia relatando um fato inusitado que chamou a atenção da imprensa européia. Em agosto último, foram pescados no centro-sul da França duas pirapitingas. O mais interessante foi o tom sensacionalista das matérias, que transmitiram à população o perigo que ameaçava os banhistas por estarem expostos ao ataque de “piranhas”! Graças a interferência dos ictiologistas Bernard Reynier e Michel Jégu, os peixes foram identificados e os ânimos acalmados. Tratavam-se de exemplares de Piaractus brachipomus, nossas conhecidas pirapitingas, que possivelmente foram rejeitadas por algum aquariofilista menos preparado. Voilá.

A TELESP INFORMA – A Moana Aquacultura, tradicional produtora de alevinos localizada em Cananéia – SP está de telefone novo. Agora, para falar com Flavio Lindenberg, proprietário da Moana Aquacultura, os interessados devem ligar para o número (013) 851-6198. Anote em sua agenda. PISCICULTURA TROPICAL – Ainda se encontram disponíveis cerca de 20 exemplares do livro “Piscicultura Tropical: Peces Nativos y Exóticos” de J. E. Vinatea e A. L. Vega, obra que contribui para a informação sobre a piscicultura de 13 espécies tropicais nativas e exóticas cultivadas em vários países sul-americanos como Brasil, Colômbia, Peru e Venezuela. O livro de quase 400 páginas é composto de duas partes: uma encarregada de descrever as espécies discutidas e suas respectivas características biológicas e outra baseada em trabalhos de laboratório com peixes ósseos e cartilaginosos. Os interessados na obra, impressa no Peru com o apoio da Universidad Nacional Mayor de San Marcos, poderão contactar o filho do autor e também biólogo Luis Vinatea Arana pelo telefone (048) 232-3178, à noite.

BOLETIM DO CEPTA – Acaba de ser lançado o último Boletim Técnico do CEPTA – Centro de Pesquisa e Treinamento em Aqüicultura – Volume 8 – 1995, com interessantes artigos sobre a histologia, patologia e o metabolismo do pacu, larvicultura de matrinchã, sistema de alimentação de piracanjuba e um estudo avaliando os mecanismos do crescimento heterogêneo de carpas. Os interessados maiores informações sobre o volume 8 – 1995 do Boletim do CEPTA poderão contactar a biblioteca do CEPTA pela Caixa Postal 64 – Pirassununga – SP cep 13630-970. MUDOU-SE – A Secretaria da Sociedade Européia de Aqüicultura (European Aquaculture Society – EAS) mudou de endereço. As correspondências deverão ser enviadas agora para Slijkensesteenweg 4, B-8400, Oostende, Belgium. Tel +32 59 323859 fax: +32 59 321005 e-mail: [email protected] Home page: http://allser.rug.ac.be/~jdcaluwe/eas/easho.htm

SIG NA USU – O Instituto de Ciências Biológicas e Ambientais da Universidade Santa Úrsula – USU no Rio de Janeiro, recebeu o Dr. Lindsay Ross do Instituto de Aqüicultura da Universidade de Stirling na Escócia, para uma palestra intitulada “Uso de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) no Desenvolvimento da Aqüicultura”, ciceroneado pelo Prof. Philip Scott, que atualmente desenvolve sua tese na universidade escocesa. Os primeiros estudos utilizando o SIG datam de 1964 no Canadá e, de lá para cá, seu uso nas áreas de recursos naturais cresceram bastante, inclusive na sua aplicação para o desenvolvimento da aqüicultura. Exemplo disso foi mostrado na palestra onde Lindsay Ross apresentou um estudo de avaliação do potencial aqüícola do Estado de Tabasco no México. A tendência aponta para um uso cada vez maior dos SIGs já que, segundo Ross, os preços dos softwares específicos e dos mecanismos para armazenamento de dados estão cada dia mais acessíveis.

PÓS – GRADUAÇÃO – Será realizado no período de maio a agosto de 1997 o sexto Curso de Especialização em Aqüicultura promovido pelo Departamento de Engenharia de Pesca e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O curso, que oferece 15 vagas e será ministrado em horário integral, tem como objetivo enriquecer a competência técnico-científica de profissionais do setor, no que se refere aos recentes avanços nos campos da nutrição, reprodução e sistemas de cultivo. As inscrições estarão abertas a partir do mês de março e maiores informações poderão ser obtidas com o coordenador do curso, Prof. Antônio Lisboa, no Departamento de Engenharia de Pesca tel: (081) 441-4577 r. 395 ou fax: (081) 441-1711.