Notícias & Negócios – edição 48

ENGENHARIA DE AQÜICULTURA – Acaba de ser criado pelo Departamento de Aqüicultura do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina, o Curso de Engenharia de Aqüicultura, o primeiro do gênero no Brasil. O profissional formado em Engenharia de Aqüicultura terá um amplo conhecimento da biologia dos organismos aquáticos, dos seus ecossistemas, dos diferentes sistemas de cultivo e dos parâmetros físico-químicos e operacionais que comandam a sobrevivência e a produtividade dos mesmos. Igualmente, auxiliado pelos seus conhecimentos em tecnologia de cultivo, engenharia, economia e administração, este profissional terá o perfil de um empreendedor capaz de contribuir efetivamente com o crescimento da aqüicultura brasileira e, assim, possibilitar o aumento da oferta de empregos e de alimentos de origem aquática com elevada qualidade nutricional. O curso será diurno, com duração mínima de 9 semestres e máxima de 16 semestres. Mais informações no Departamento de Aqüicultura, fone: (048) 331-9358 ou http://www.ufsc.br

TARIFA ESPECIAL – Para a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), as propriedades onde sejam desenvolvidas a criação, recriação ou engorda de peixes, camarões e similares são classificadas na classe rural, subclasse agropecuária, mesmo que situadas em áreas urbanas. As unidades que desenvolverem a atividade industrial de transformação de produtos advindos diretamente da criação, recriação ou engorda de organismos aquáticos, tais como conservação, beneficiamento e processamento de pescado, somente poderão ser enquadradas na subclasse indústria rural, se estiverem fora do perímetro urbano de sede municipal e a capacidade de transformadores não for superior a 75 KVA. O valor da tarifa rural varia em cada estado brasileiro de acordo com as concessionárias e podem ser obtidos nos escritórios das mesmas ou através da ANEEL: http://www.aneel.gov.br

MARINGÁ – O Estado do Paraná está se preparando para abrigar mais um pólo de aqüicultura, o quarto no estado. Depois de Toledo, Pato Branco e Cornélio Procópio chegou a vez do município de Maringá incrementar o desenvolvimento da atividade. Na região, foi criada no último mês de julho a Associação dos Piscicultores do Norte do Paraná que tem como objetivo orientar seus associados em suas atividades de piscicultura, pretendendo também fortalecer o piscicultor regional, minimizando suas dificuldades na aquisição de peixes, sejam alevinos ou adultos, além de coordenar a compra de rações, redes e demais instrumentos de trabalho do produtor. A Associação proporcionará programas de cursos e apoiará entidades de assistência técnica e extensão rural. O contato com a nova Associação pode ser feito através do telefone de seu presidente provisório Cezar Ivantes (044) 972-2801 e pelo fone/fax (044) 248-1416

USO DAS ÁGUAS – O Conselho Nacional de Recursos Hídricos, órgão consultivo e deliberativo integrante da estrutura regimental do Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal (MMA) tendo em vista sua interface com a pesca e a aqüicultura, especialmente no que se refere às águas continentais contará, além de representantes de vários ministérios, com seis representantes dos usuários destes recursos, dentre eles pescadores e aqüicultores indicados por meio de audiência pública promovida pela Secretaria do Conselho.

FRUTOS D’ÁGUA – Desde julho passado, a empresa paulista Frutos D’Água Espécies Nativas passou a ser distribuidora oficial da empresa Aquatic Eco-Systems para o Brasil. Ambas as companhias estarão em Recife – PE durante o evento Aquaculture Brasil’98 apresentando sua linha de produtos e as últimas novidades para o setor.

IFA 98 – A segunda edição da IFA Brasil realizada em agosto contou com um número muito pequeno de expositores. Os organizadores do evento programaram a IFA deste ano para acontecer junto da VIV, uma feira tradicionalmente voltada para a avicultura e suinocultura e não chegaram perto da efervescência alcançada no ano passado, quando foi maciça a presença dos que atuam no setor. Valeu, contudo, o esforço dos organizadores do seminário que aconteceu durante a IFA, que trouxe expoentes nacionais e internacionais, proporcionando boas palestras, com destaque para o Dr. Dean Akiyama da Japfa Comfeed da Indonésia, que mostrou detalhes práticos de manejo da bem sucedida aqüicultura asiática.

SANIDADE – A Universidade Estadual de Maringá está oferecendo o Curso de Pós-graduação “Sanidade e Controle de Qualidade em Piscicultura” coordenado por Gilberto Cezar Pavanelli destinado aos profissionais da área da piscicultura. Como requisito básico é exigido ser graduado em ciências biológicas, zootecnia, veterinária, agronomia, engenharia de pesca, farmácia, bioquímica ou áreas afins. Tem como objetivos proporcionar estudos avançados sobre a sanidade e o controle de qualidade dos peixes no processo produtivo desenvolvido pelas pisciculturas, além de contribuir para uma melhor compreensão dos fenômenos físicos, químicos e biológicos que interferem no processo de criação dos peixes. Maiores informações na Universidade Estadual de Maringá, fone (044)263-4839 e fax (044)263-5964 ou e-mail: [email protected]

CAMARÃO – A Índia, mais precisamente Nova Delhi estará sediando de 5 a 7 de novembro a Quarta Conferência Mundial da Indústria e Comércio de Camarão, organizada pela Infofish. Nova Delhi foi escolhida para ser a anfitriã da conferência por ser a Índia o maior produtor de camarão silvestre além de ser um dos maiores abastecedores de camarão dos mercados internacionais. O principal tema da conferência será “A Indústria e o Comércio do Camarão no Próximo Milênio” e enfocará a tendência dos mercados, valor agregado, controle de qualidade, temas ambientais e oportunidades comerciais entre outros.

GESPE – A SEGESPE – Secretaria Executiva do GESPE, após quase três anos de funcionamento, encerra as suas atividades. A Secretaria agora foi julgada desnecessária, já que o Decreto 2.681 aprovado pelo Presidente da República, criou na estrutura organizacional do Ministério da Agricultura e do Abastecimento o DPA – Departamento de Pesca e Aqüicultura. O GESPE promoveu importantes estudos que, entre outros benefícios, fizeram com que o Governo Federal incluísse o pescador artesanal e o pequeno aqüicultor como beneficiários do PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Assistência Financeira. A SEGESPE levantou linhas de crédito, revisou a legislação e ajudou a criar a Política de Pesca e Aqüicultura e o Plano Diretor, cujos Pólos de Aqüicultura já vêm sendo implantados nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Goiás.

PISCICULTURA – A Castagnolli Aqüicultura e Representações Ltda. estará organizando no período de 15 a 17 de outubro próximo em Jaboticabal – SP, um curso sobre piscicultura e maiores informações poderão ser obtidas no telefone (016) 322-1361. O Professor Newton Castagnolli estará também no dia 2 de novembro em Recife, durante o evento Aqüicultura Brasil 98, ministrando junto com os Drs. Robert Stickney e Joseph Tomasso, o curso sobre piscicultura intensiva em raceways, tanques-rede e tanques circulares.