Notícias & Negócios – edição 50

TRUTA – Um acordo entre a ABRAT- Associação Brasileira de Truticultores, a Prestofish Agroindustrial Ltda. e o Sebrae-RJ firmou um convênio de cooperação para a implantação de um Programa de Desenvolvimento Agroindustrial da Truticultura no Estado do Rio de Janeiro. Nesse convênio a ABRAT orientou o Sebrae, que produziu uma fita de vídeo e uma apostila sobre truticultura para servir de apoio aos alunos dos cursos promovidos pela Associação. Os primeiros cursos aconteceram durante os meses de novembro e dezembro últimos e, deverão ser agendados também para o próximo ano. Mais informações sobre as aulas que são ministradas em Nova Friburgo-RJ poderão ser obtidas na ABRAT pelo fone: (021) 221-4911.

ABRAPOA – Durante o V ENBRAPOA e o I ELAPOA a Associação Brasileira de Patologia de Organismos Aquáticos reelegeu para a sua presidência Gilberto Cezar Pavanelli. O próximo encontro será em Florianópolis-SC onde pela última vez os eventos acontecerão em conjunto. O Boletim Especial “Diretório dos Associados” lançado pela ABRAPOA, fornecendo informações técnicas a respeito dos associados, um quem é quem na área de patologia dos organismos aquáticos no Brasil, já distribuído e rapidamente esgotado, em breve será reeditado devidamente atualizado, trazendo novas informações técnicas/científicas sobre os sócios. O endereço da ABRAPOA é Universidade Estadual de Maringá – Nupélia – Bl. G-90. Av. Colombo, 5790 – Maringá-PR – 87020-900

PEIXE SAUDÁVEL – A melhoria da alcalinidade e dureza da água e, o equilíbrio do pH da água e do solo, são facilmente conseguidos através do uso regular do Propeixe, é o que assegura a Divisão Agropecuária da Campical. A empresa garante que o Propeixe é isento de qualquer resíduo tóxico e trata tanques de piscicultura de modo natural e econômico, tornando o ambiente mais favorável ao pleno desenvolvimento dos peixes de cultivo. O Propeixe atua também eliminando fungos e bactérias, agindo também diretamente sobre a Lernaea e sanguessugas e, se usado em dosagem correta acaba também com as larvas e os alevinos indesejáveis provenientes de desovas não revertidos sexualmente. Segundo os técnicos da empresa, o produto substitui a calagem tradicional com eficiência e economia. Mais informações: (019) 227-2033 e fax: (019)227-2396.

MUDANÇAS – Eduardo Ono foi convidado pelo Projeto Pacu para fazer parte da equipe técnica da empresa e, desde dezembro passado já assumiu seu posto à frente da Amazonas Ecopeixe S.A. O cargo de supervisor de serviços técnicos, antes ocupado por ele na Nutron Alimentos Ltda. foi agora assumido por Alexsandra Carmem Caseiro, que veio da pós-graduação da Esalq/USP para ficar responsável pela área de aqüicultura da empresa.

DIA DE CAMPO – A Fazenda Samambaia, situada em Santana da Vargem, sul de Minas Gerais, recebeu no início de dezembro cerca de 200 produtores num Dia de Campo sobre piscicultura e reflorestamento ciliar. A CEMIG, preocupada com os impactos causados sobre a fauna aquática durante a implantação de seus empreendimentos e com o abastecimento de peixes na região, tem feito parcerias junto a EMATER e produtores rurais para que juntos obtenham alevinos para peixamentos das áreas alagadas pelos projetos da empresa e dos viveiros da região. O evento atraiu produtores e proprietários de pesque-pague que passaram o dia percorrendo painéis sobre o uso de ração e técnicas de manejo de peixes, se revezando entre o laboratório de alevinagem e viveiros de engorda, onde assistiram na prática o funcionamento dos aeradores flutuantes levados pela empresa paranaense Trevisan e também à demonstração do uso de equipamentos de medição da qualidade de água da paulista Frutos D’água.

ERRATA – Atenção! O evento anual da World Aquaculture Society que será realizado em Sydney- Austrália acontecerá nos dias 26 de abril a 2 de maio de 1999. O anúncio do WAS publicado na última edição 49 da Panorama da AQÜICULTURA saiu com a data errada. Os interessados em participar do mais importante encontro da aqüicultura mundial poderão obter mais informações pelo e-mail: [email protected]

GALVANIZADO – A escolha correta do material usado em tanques-rede deve ser uma preocupação de futuros investidores e atuais produtores de peixes. O melhor caminho é determinar o tamanho da malha após uma avaliação técnica do local, de forma a garantir o sucesso dos empreendimentos. Tanques do tipo alambrado por exemplo, quando estão sendo usados em locais com predadores (piranha, lontra, jacaré, etc…) é preciso que sejam confeccionados com malhas de 17 mm para que garantam maior segurança aos peixes e às redes internas de alevinagem e recria. Quem alerta é a Aqualu Comércio de Produtos Aqüícolas, empresa que vem desenvolvendo tecnologia em malhas exclusivas e que confecciona tanques em aço galvanizado revestidos com PVC e em aço inox com garantia de durabilidade de 15 anos. A Aqualu além de fornecer produtos que atendam a necessidade de cada cliente, oferece também assistência técnica e projetos de produção. Mais informações pelo fone/fax: (018)341-2494 ou pelo e-mail: [email protected]

CEPTA – O impacto ambiental dos sistemas de produção em tanques-rede utilizados no Brasil, o uso de ração e manejo alimentar, além do ordenamento da aqüicultura e a comercialização dos produtos gerados pelo cultivo, foram os principais temas abordados no workshop “Criação de Peixes em Tanque-Rede”, realizado em dezembro, com promoção do CEPTA/IBAMA e apoio da Sansuy S.A. O workshop do CEPTA – Centro Nacional de Pesquisa de Peixes, coordenado por Geraldo Bernardino, atraiu para Pirassununga – SP aqüicultores que se reuniram durante dois dias. Para o ano que se inicia, já está sendo organizado o novo calendário de eventos, cujas informações serão brevemente publicadas em nossa seção “Calendário Aqüícola”. O fone do CEPTA é: (019) 565-1299 e o fax (019) 565-1318.

E-MAIL – O endereço eletrônico da Aquaculture & Fisheries International, Inc., empresa sediada em Miami-EUA, publicado em nossa última edição estava pouco legível. A pedido de Luiz Antonio Gomes, Diretor Técnico da empresa, estamos publicando destacadamente o e-mail da empresa para os que tiverem interesse em acessá-la via internet: [email protected]

ALAGO – A Associação dos Municípios do Lago de Furnas, inaugurou em dezembro último, duas Estações de Piscicultura em Alfenas e Campo Belo, no sul de Minas Gerais com o objetivo de produzir 4 milhões de alevinos para atender aos piscicultores que utilizam tanque-rede no Lago de Furnas e também aos que praticam a piscicultura em viveiros de terra nos 33 municípios da região que fazem parte da ALAGO. Atualmente existem 62 produtores com criação de peixes no sistema de tanques-rede, com mais de 400 tanques e mais de 10.000 m3, o que representa um potencial de aproximadamente 600 toneladas de peixe/ano. Além disso, existem na região, mais de 1.000 piscicultores que usam viveiros convencionais.

ANOTE – Sem aviso prévio a TELESP alterou os telefones da FIPESCA, empresa paulista especializada em redes para piscicultura, que agora passa a atender sua clientela pelos números (011) 6741-2826 e 6742-1355.