Tecnologia Vertical – A maior fazenda de criação super intensiva em ambiente fechado “indoor” do mundo, deverá estar em funcionamento até o final do ano na cidade chinesa de I Lan, próxima a Pequim. O circuito fechado desenvolvido em parceria com a empresa alemã Mega Fish movimentará 1.500 m3 de água usando somente 4,5 kw/h e os tanques com 50 metros de comprimento, 15 de largura e 3 de profundidade não terão detritos no fundo devido ao processo constante de auto-limpeza. O “cultivo de tecnologia vertical” como é chamado utiliza 100% a coluna d’água disponível, suportando de 16 a 20 kg/m3 de camarões. A fazenda modular chinesa foi desenhada para produzir 75 toneladas anuais de camarões e os responsáveis pelo projeto afirmam que a nova tecnologia tornará mais fácil a vida dos criadores de camarões e reduzirá drasticamente o impacto que seria causado ao meio ambiente caso fossem utilizados os métodos tradicionais para se obter os mesmos resultados. Ah! a espécie escolhida foi o Pennaeus vannamei.
ENGANO – Autoridades chilenas apressaram-se para esclarecer que os problemas relacionados às deformações ósseas que ora afetam os cultivos de salmões no país, nada tem a ver com a AIS – Anemia Infecciosa do Salmão, uma patologia grave, de alto risco e de informação obrigatória ao OIE – Oficina Internacional de Epizootias. Segundo a SalmonChile – Associación de Productores de Salmón e Trucha, a hipótese mais plausível até agora para detectar a origem do problema está relacionando as “alterações metabólicas aos manejos dos peixes e às condíções físicas de temperatura que podem ter alterado os requerimentos nutricionais dos salmões”. Pode até não ser isso mas eles asseguram que o vírus não é AIS e conclamam aos produtores para redobrar os esforços para manter o patrimônio sanitário que possuem atualmente.
SALMOBÚRGUERES – Em junho último foi embarcado o primeiro container com 27 toneladas de hambúrgueres de salmão chileno processados em Puerto Montt com destino a Taiwan, para ser comercializado pela multinacional Burger King, que pretende introduzir o hambúrguer de salmão nas suas lojas espalhadas em 56 países. Atualmente, somente nos EUA a cadeia vende 14 mil toneladas anuais de pescados. A Prinal S.A. empresa chilena que desenvolveu o produto, já firmou um acordo de transferência de tecnologia para outras empresas interessadas, para assegurar que os hambúrgueres de salmão possam ser estandartizados internacionalmente. Os próximos containers seguirão para Singapura, Malásia, Coréia, Filipinas e Japão.
PROTESTO – Piscicultores Filipinos se organizaram e levaram adiante um protesto nacional contra a política de importação de pescado que permitiu que 1.200 toneladas a mais de peixes fossem importadas nos dois primeiros meses deste ano, ou 30% a mais do que a quantidade importada em 1998 no mesmo período. Alegam que a medida, além de reduzir o mercado para os peixes cultivados no país, fazem o preço dos pescados cair excessivamente.
QUEDA – No Equador, segundo o Ministro do Comércio Exterior, Industrialização e Pesca, José Luís Icaza, as exportações de camarões caíram 17% durante os seis primeiros meses dos ano em relação ao mesmo período do ano passado e espera-se que essa queda chegue a 35% até o final do ano. A situação é conseqüência da presença do vírus do ponto branco, que afetou muitas fazendas no país. Apesar das recentes declarações das autoridades afirmando que a praga está sobre controle, a indústria se mantém assustada em decorrência da dramática queda na produção e nas vendas. Além disso, o medo de perdas mais dramáticas levaram os produtores a despescar mais cedo seus viveiros e, como resultado, o produto oferecido está menor e conseqüentemente mais barato. O presidente da Câmara Equatoriana de Aqüicultura Sandro Coglitore acredita que a verdadeira dimensão da praga ainda não pode ser medida até porque os efeitos das mortalidades massivas de pós-larvas ocorridas em março e abril vão começar a ser sentidas pela economia do setor a partir de setembro. Enquanto isso, Coglitore acredita que a melhor opção é continuar povoando os viveiros para permitir que os crustáceos desenvolvam suas próprias defesas. O ministro propôs a importação urgente de equipamentos para exames PCR isentos de taxa para detectar doenças com mais rapidez.
KIT INTELIGENTE – A empresa Farming IntelliGene Tech. Corp., desenvolveu o IQ2000 WSSV, um sistema PCR rápido desenhado para atender as necessidades dos gerentes de fazendas de cultivo de camarão. O tempo necessário para um diagnóstico total de 40 amostras, desde a extração do DNA até o resultado final, não passa de quatro horas.
CAVALOS MARINHOS – O executivo australiano Jeff Love abriu a primeira fazenda de cultivo comercial de cavalo-marinho da Austrália e espera poder faturar muitos milhões de dólares baseado no marketing asiático que propaga largamente o poder afrodisíaco do animal. O governo australiano deu à “Seahorse Aquaculture” uma licença para exportar cavalos-marinhos para a Ásia, e o aqüicultor espera estar enviando suas remessas para a Tailândia e Hong Kong até o final deste ano. Love iniciou seu cultivo na Tasmânia com 300 cavalos-marinhos selvagens Hippocampus abdominalis e espera vê-los transformados em 30.000 em seis meses. Segundo suas estimativas otimistas, o investidor espera alcançar uma produção em torno de um milhão no próximo ano e chegar a quatro milhões em 2001 e considera apenas como desafio convencer o consumidor dos cavalos-marinhos chineses de que o cavalo-marinho tropical também é bom. A empresa acredita que o cultivo tem um grande potencial de retorno junto aos chineses que consideram o cavalo-marinho afrodisíaco pelo fato de terem um único ciclo reprodutivo, onde os ovos ficam com o macho até que eles eclodam. Love não tem certeza dos atributos do animal ser um “Viagra” mas sabe que são muito ricos em minerais e comê-los se equipara a estar ingerindo uma pílula gigante de minerais.
AMÉRICA 2000 – O encontro americano promoverá suas conferências e exposições em New-Orleans – Louisiana, EUA nos dias 2-5 de fevereiro de 2000 e promete neste ano ser a maior reunião da aqüicultura nos Estados Unidos já que o WAS – World Aquaculture Society estará acontecendo fora do país, mais precisamente na França. Mais informações sobre o evento no fone: 0021-1-425-485-6682 ou e-mail:[email protected]
POND 4.0 – Já está disponível para download gratuito o programa POND na sua versão 4.0. Este programa permite um acompanhamento dos cultivos e ajuda bastante os aqüicultores no controle dos manejos necessários. O endereço para download é: http://biosys.bre.orst.edu/pond/download.htm. A Universidade Estadual de Oregon, EUA, que desenvolveu o software pede aos que tenham feito o download que respondam ao formulário no endereçohttp://biosys.bre.orst.edu/pond/Survey.cfm para que as futuras versões possam ser mais de acordo com o perfil dos usuários.