Notícias & Negócios Online – edição 34

De: Marcos Guilherme Rigolino
Para: Panorama da AQÜICULTURA
Assunto: Notícia de Campos do Jordão
Hoje, relendo o Panorama, deparei com o e-mail de vocês. Uma ótima forma de nos comunicarmos. Que tal você montar uma BBS aquática? No mínimo uma boa página. Aqui vai uma notícia para a próxima Panorama: o Instituto de Pesca de São Paulo está ligando na Internet todas as suas bases de pesquisa. Por hora eu só sei 3 endereços: O nosso aqui de Campos do Jordão: <[email protected]> já em uso. O de Pirassununga que logo estará funcionando: <[email protected]>. O de São Paulo para todas as seções: <[email protected]> . O meu e da Yara você pode ver no cabeçalho. Espero nos encontrarmos breve fora da tela e na tela também. Parabéns pelos ótimos 5 anos da Panorama. Um grande abraço. Marcos
Guilherme Rigolino e Yara Aiko Tabata. Estação Experimental de Salmonicultura
de Campos do Jordão.

De: Gary Jensen
Para: Todos da lista aqua-l
Assunto: Home page da Pond Dynamics/Aquaculture CRSP
A seguir uma informação de interesse de todos as pessoas ligadas a aqüicultura tropical e no desenvolvimento internacional da aqüicultura: o Pond Dynamics/Aquaculture Collaborative Research Support Programt – PD/A CRSP, ou Dinâmica de Viveiros/Programa de Colaboração e Suporte a Pesquisa), lançou desde 15 de dezembro de 1995 uma página na WWW – World Wide Web (http://www.orst.edu/dept/crsp/homepage.html) e convida a todos da comunidade aqüícola para visitar o site. O PD/A CRSP funciona há 14 anos na Universidade Estadual de Oregon – USA, disseminando estratégias bem sucedidas de cultivo e pesquisando e desenvolvendo sistemas de cultivos extensivos e semi-intensivos.

De: Paulo de Paula Mendes
Para: Todos da lista aqua-l
Assunto: Curso de Aqüicultura
A Universidade Federal Rural de Pernambuco promoverá de maio a outubro de 1996 o 5º Curso de Aqüicultura. Os temas serão: biologia das espécies cultivadas, sistema de produção, larvicultura, berçário, nutrição e alimentação, patologia de camarões e peixes, tecnologia pós-despesca, etc. A língua oficial será o português e é necessário um curso de graduação em alguma área correlata. Maiores informações contactar (081) 441-4577 ramal 321 e 395.

De: Vitor Verdelho Vieira (Portugal)
Para: Paulo de Paula Mendes (através aqua-l)
Assunto: Resposta Curso de Aqüicultura
Caro colega, estamos a preparar uma candidatura ao programa ALFA (Cooperação América Latina – Europa) da Comissão Européia e procuramos parceiros interessados no Brasil: universidades e empresas. Junto alguma informação preliminar. Cumprimentos, Vitor Verdelho
N.R.: A seguir o remetente envia um documento, original em inglês, da Comunidade Européia que trata do Programa Alfa. Este Programa contém um Projeto de cooperação técnica chamado Projeto Beta (Best European Transfers in Aquaculture with Latin America) da Comunidade, que prevê o intercâmbio entre universidades e empresas dos dois continentes, estimulando a troca de tecnologia e favorecendo futuras associações comerciais. O documento parte da premissa que, segundo estimativas da FAO, na década de 90 a aqüicultura vem crescendo na América Latina de forma muito acelerada, sendo a região já responsável por até 6% da produção mundial. Desta forma, conclui, este crescimento nos próximos anos criará novas oportunidade negócios e empregos em ambos os continentes.

De: Philip C. Scott (Escócia)
Para: Jomar Carvalho Filho
Assunto: Alimentação noturna
Jomar, uma novidade, que eu tinha esquecido de te falar, é que vi no centro de Paris, principalmente no bairro de restaurantes próximo ao Louvre, vários restaurantes com um mostruário do lado externo, mostrando todos os frutos do mar que eles tinham para oferecer. Todos, tinham Macrobrachium! Li também na revista Progressive Culturist (58:59-61 de 1996) um artigo sobre a Pirapitinga, Colossoma brachypomum (conhecido na Amazônia por tambaqui branco). O artigo trata do crescimento do peixe, que é diferenciado quando se alimenta de dia ou a noite. Alimentado a noite cresce muito mais. O curioso é que todo o trabalho (inclusive a obtenção dos alevinos), foi feito no Lab. de Aqüicultura da Univer. de Liège na Bélgica. As taxas de produção reportadas na literatura (um outro trabalho) são de 0,71 kg/m3. A água usada no estudo é a de um efluente da usina nuclear de Tihange, também na Bélgica…Um grande abraço, Philip

De: Walter Jesus Garcia Parra
Para: Panorama da AQÜICULTURA
Assunto: pesquisa interdisciplinar
N.R.: Walter enviou um texto assinado por Guy Capdeville, que vale a pena refletir. “Em todas as disciplinas, devem todos os professores cultivar nos alunos, a atitude científica frente a realidade. De nada adianta sobrecarregar as cabeças dos estudantes de informações de provável extrema caducidade, neste mundo de rápidas e contínuas mudanças tecnológicas e avanços científicos. O importante é ensinar os meios, os recursos, os caminhos a percorrer para chegar até elas, e não levá-los até lá. Ao que todo indica, o importante é dotar as jovens inteligências do instrumental básico para que possam caminhar sozinhas, na busca do saber; e muni-las dos recursos do pensamento científico, de seus rigores, de seus cuidados, de sua linguagem. E isto se faz, não é levando a eles só o resultado das pesquisas, mas, e principalmente, seu processo. Quando isto acontecer, estaremos entregando ao mercado de trabalho o profissional de que ele realmente precisa, uma inteligência autônoma, independente, livre, criativa, crítica, capaz de caminhar sozinha, de se adaptar e de ser reciclar, quando necessário. Levemos, portanto, a pesquisa a sala de aula, pois ela tem importantíssimo papel, insubstituível na formação dos profissionais.”

De: Ian H MacRae
Para: Todos da lista aqua-l
Assunto: Curso sobre o cultivo saudável de camarões peneídeos
Dois cursos idênticos serão ministrados de 16 a 20 e 23 a 27 de julho no The Aquatic Animal Health Research Institute, em Bangkok na Tailândia. O treinamento durará cinco dias e incluirá palestras, aulas práticas, soluções de problemas e visitas técnicas. O curso enfatizará a estocagem e o manuseio adequados para a manutenção apropriada de animais saudáveis, ao invés de se concentrar somente em métodos limitados de controle de doenças, apesar de que serão vistos métodos quimioterápicos para controle de infecções bacterianas.
N.R.: A programação do curso está anexada à mensagem, que estará disponível aos interessados que contactarem nossa redação. Vale lembrar que a carcinicultura tailandesa é a que menos sofre de problemas associados a doenças e o The Aquatic Animal Health Research Institute é um dos responsáveis por esse sucesso.