Notícias & Negócios Online – Edição 36

De: Bjorgolfur.Havardsson
Para: Todos da lista AQUA-L
Assunto: Informações sobre salmonicultura
Um bom dia para todos. Alguém pode me informar quanto salmão é produzido atualmente na Tasmânia e se há alguma previsão para os próximos anos, mercado e o custo de produção por quilo. Obrigado ante-cipadamente.P.S.:“As mentes são como pára-quedas, só funcionam se estiverem abertas.” De: [email protected] Para: Todos da lista AQUA-L Assunto: Re- Informações sobre salmonicultura A indústria do salmão tem uma Home Page na WWW, o endereço é: http://www.ozemail.com.au/~tsga/history.html Você ainda poderá enviar e-mail para o organizador da Home Page diretamente através dela. Espero ter ajudado.


De:Raul Madrid
Para: Panorama da Aqüicultura
Assunto: GTCAD
Caro Colega, ao cumprimentá-lo, aproveitamos a oportunidade para informar que o Grupo de Trabalho sobre Camarão de Água Doce – GTCAD, está ligado à INTERNET, para atender melhor, e mais rápido seus integrantes. Através da “Home Page” do IBAMA, o GTCAD se faz presente, dando a conhecer os principais representantes do setor produtivo, em termos de larviculturas e engorda; outras empresas privadas ligadas direta ou indiretamente a esta atividade; as universidades e institutos de pesquisas responsáveis pela geração de tecnologia; e os trabalhos publicados no Brasil sobre cultivo de camarão de água doce, bem como o INFORMATIVO do GTCAD. Para acessar estas informações use o “site” httm:www.ibama.gov.br/~gtcad/ Um grande abraço


De: Malcolm Austin
Para: Todos da lista AQUA-L
Assunto: Reações alérgicas comendo camarões
Salve pessoal da Aqua-l, tenho uma pergunta sobre reações alérgicas a camarões pois não tenho encontrado nada sobre este tópico. Alguém sabe sobre casos desse tipo e as causas da reação. O número de casos de pessoas alérgicas tem crescido? Tenho ouvido falar de casos com ostras e scallops, mas não com camarões.


De: [email protected]
Para: Todos da lista AQUA-L
Assunto: Re-Reações alérgicas comendo camarões
Eu creio que as autoridades de saúde da Noruega e da Inglaterra recomendam que as crianças até 24 meses não comam crustáceos devido, em parte, às reações alérgicas. Não tenho a menor idéia do agente causador, mas parece ser verdade. Dois de meus filhos tiveram reações alérgicas ao comerem camarões (capturados) quando tinham menos de dois anos de idade. Entretanto, uma delas agora já mais velha e não tem mais problemas ao comê-los.


De: Alexandre Alter Wainberg
Para: Todos da lista AQUA-L
Assunto: Re-Reações alérgicas comendo camarões
No Brasil tenho ouvido acerca dessas reações alérgicas também em adultos. Minha esposa teve uma grande reação alérgica depois de ter comido camarões em Nova Iorque. Eu não sei qual o agente causador, mas camarões Macrobrachium parecem não causar nenhuma reação.


De: Don Hockaday
Para: Todos da lista AQUA-L
Assunto: Re-Reações alérgicas comendo camarões
Será que existe então uma distinção entre uma verdadeira reação alérgica e uma sensibilidade ao excesso de iodo? Algumas pessoas não podem se alimentar de pescados marinhos e no entanto se alimentam de pescados de água doce sem problemas. Isso me foi dito por um comandante de barco de pesca que não pode comer os pescados que ele mesmo pesca e por técnicos raio X que administram compostos de iodo como contraste.


De: [email protected] (rascal)
Para: Todos da lista AQUA-L
Assunto: Re-Reações alérgicas comendo camarões
Eu posso confirmar isso. Antes de optar pela aqüicultura trabalhei como técnico de raios X. Rotineiramente injetávamos compostos a base de iodo nos pacientes para destacar os vasos sangüíneos. Antes porém perguntávamos se eles tinham alguma reação ao se alimentarem de pescados marinhos. Um radiologista explicou que os pacientes não eram necessariamente alérgicos ao iodo. O que ocorre é uma constrição dos vasos sangüíneos, principalmente na região do estômago, fazendo-os passar mal e vomitar. Um entre dez pacientes tinham este tipo de reação. Imaginem quantos casos como esse eu atendia diariamente? Esta foi uma das razões pelas quais eu entrei para a aqüicul-tura !!! Mas existem também pessoas – uma entre 800, que são mesmo alérgicas ao iodo. Ao invés de ficarem enjoadas, elas têm uma parada cardíaca. Nada bom! Espero ter ajudado.


De: Roy Drinnan
Para: Todos da lista AQUA-L
Assunto: Contaminação bacteriana de tilápias
Trata-se de um importante fenômeno, mas eu acredito que a denominação “Doença da Tilápia Louca” é de um humor infantil, exagerado e inoportuno. Mas, coloca a tilápia junto aos animais de estimação como as tartarugas, codornas, etc., que devem ser manuseados com cautela. Francamente, não posso imaginar porque os norte-americanos gostam de comer tilápias quando têm à disposição salmões de qualidade, cultivados em tanques-rede, a preços baratíssimos no mercado? Aparentemente deve ser o público que pensa que ácido acético diluído é vinagre e que água flavorizada com suco e álcool etílico é vinho.


De: “Gintas A. Kamaitis”
Para: Todos da lista AQUA-L
Assunto: Re – Contaminação bacteriana de tilápias
Acho oportuno lembrar que todos temos nossas preferências pessoais e não serve para nada comentários com esses, inúteis e sem propósito. Eu fico feliz por gostar de ambos, salmão e tilápia, e aprecio a diferença de textura existente entre os dois peixes. Se alguém não consegue imaginar porque outra pessoa prefere um peixe e não o outro, talvez seja uma dificuldade de reflexão pessoal e não que falte qualidades aos peixes. Uma das grandes maravilhas oferecidas pela aqüicultura e a indústria da pesca é a grande variedade de espécies e produtos que oferecem ao consumidor. Seria muito chato se todo o pescado disponível no mundo fosse apenas o salmão. P.S. Apenas para registro, eu prefiro trutas cultivadas a salmões.