Notícias & Negócios_edição 02

ESCÓCIA – Alexandre Hilsdors, professor da Faculdade Santa Cecília dos Bandeirantes, da cidade paulista de Santos, encontra-se na Escócia, na Universidade de Sterling, fazendo mestrado em piscicultura, com bolsa de estudos patrocinada pelo Rotary Club de Santos. Além de Alexandre, dois outros brasileiros também estão participando do curso.

AMAZÔNIA – O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA realiza desde 1977 experiência na área de piscicultura. Suas atividades estão sendo ampliadas e no ano passado foi criado o novo Departamento de Aqüicultura. Um dos resultados mais expressivos do INPA é a reprodução e criação de alevinos em cativeiro, em escala experimental, das espécies curimatã, tambaqui, pirapitanga e do híbrido tambaqui (fêmea) x pirapitanga (macho).

VIEIRA, OSTRA E CAMARÃO – Uma fazenda para o cultivo de vieira, ostra e camarão é o projeto que a Aquática Maricultura Ltda. pretende implantar no litoral paulista. Fernando Raposo, presidente da empresa, já esteve no Japão e no momento encontra-se no Chile, na Universidade del Norte, em Coquimbo, buscando novas informações. Raposo já trouxe sementes de ostras e vieiras para os primeiros testes de engorda.

ENGENHARIA DE AQÜICULTURA – Os projetos de aqüicultura no Brasil ainda apresentam graves falhas de engenharia, o que vem contribuindo para o insucesso de muitos empreendimentos. Aspectos fundamentais como solos, hidráulica – geral e marítima – estruturas, fundações, etc., costumam ficar em segundo plano. É bom lembrar que cuidados nesses e em outros aspectos não podem ser desconsiderados e que já existem firmas brasileiras de projetos e consultoria especializadas naqueles serviços e com experiência comprovada.