Notícias & Negócios_edição 17

NOVA REDE – Como resultado da reunião dos ictiologistas realizada em Austin – Texas, organizada pela American Fisheries Society, um grupo dos participantes resolveu criar uma rede de informações, a Neotropical Icthyological Association Network (NIA-NET), para incrementar a comunicação entre os especialistas. A rede oferece aos ictiólogos uma maneira eficiente de intercâmbio de informações, postagem de boletins informativos, pequenos artigos ou anúncios gerais. Os idealizadores pretendem encorajar discussões de grupo sobre os diversos assuntos de ictiologia neotropical, bem como ajudar a estabelecer novos contatos entre os colegas. O NIA-NET está operacional com sede na Universidade do Estado do Oregon e o primeiro passo foi a criação do diretório de endereços eletrônicos dos membros do NIA. Para maiores informações contactar Paulo Petry no endereço eletrônico: [email protected], ou para se afiliar: [email protected] (deixando a linha do “subject” em branco).

MAR DOCE – Será inaugurada no próximo dia 29 de julho, as novas instalações da Mar Doce do Nordeste Piscicultura Ltda., estrategicamente bem instalada próxima ao Aeroporto dos Guararapes em Recife. Com as ampliações, a MAR DOCE passa a ter 35 viveiros de alevinagem, manutenção e formação de reprodutores, perfazendo um total de 30.000 m2 de área hídrica que aumentará sua capacidade de produção em 75%. Aliada às ampliações já realizadas, a Mar Doce vem buscando tecnologia no processo de manutenção, embalagem e transporte de alevinos, reduzindo principalmente custos com fretes aéreos e remetendo ao produtor, um alevino de boa qualidade genética. A cerimônia de inauguração será marcada por um cocktail seguido de almoço oferecido pelo Diretor Presidente, Dr. Rostock e pelo sócio fundador da Mar Doce Dr. Hartmann P. Koechlin e Sra..

INFORMATIVO ICTIOLÓGICO – A Sociedade Brasileira de Ictiologia – SBI, recebe até 30 de setembro o formulário preenchido contendo dados pessoais e produção científica dos envolvidos com a ictiologia. Este dados farão constarão do oitavo Informativo Ictiológico e será distribuído gratuitamente entre os sócios da SBI e para os participantes não-sócios. O objetivo é incentivar o intercâmbio de informação entre os profissionais, estudantes e outros interessados na Ictiologia através de um resumo de suas atividades de pesquisa científica. O endereço para contato é: Dra. Érica Pellegrini Caramaschi, Informativo Ictiológico, Departamento de Ecologia – IB – CCS, UFRJ – Ilha do Fundão, Caixa Postal 68.020, 21941-970 – Rio de Janeiro – RJ – Brasil. UFRGS – Aconteceu de 3 a 5 de junho último, em Porto Alegre – RS, o IV ERTA – Encontro Rio-Grandense de Técnicos em Aquacultura promovido pelo Departamento de Zootecnia da Faculdade de Agronomia da UFRGS. O ERTA desse ano teve um número recorde de inscrições (60) e de trabalhos apresentados (27), com participantes do SC, PR e RS que conta com 4 universidades (FURG, UFSM, UFPEL e UFRGS) todas possuindo infra-estrutura para pesquisa na área de aqüicultura. Na abertura houve uma homenagem póstuma ao pesquisador Marcos Marchiori pela Reitoria da FURG que colocou seu nome na EMA – Estação Marinha de Aquacultura que a partir de agora passa a se chamar Estação Marcos Alberto Marchiori. Marchiori foi co-autor em quatro dos trabalhos apresentados. Um dos objetivos do ERTA é conscientizar os produtores e técnicos do Rio Grande do Sul para o grande potencial do estado que possui 42 quilômetros cúbicos de águas interiores ainda ociosas (grandes lagos e reservatórios).

CÂMARA SETORIAL – Infelizmente o cisto de Artemia salina não teve sua alíquota de importação diminuida ou mesmo zerada a partir de 1º de julho último, a exemplo de uma extensa lista de produtos estrangeiros. Na verdade, nenhum insumo para aqüicultura teve sua alíquota alterada. Corrado de Mojana, diretor da ARCOBALENO Com. Imp. e Exp. Ltda., importador de cistos de Artemia, esperava uma redução nas alíquotas para que esse produto pudesse ficar ainda mais acessível para os aqüicultores brasileiros. Na sua opinião, todos os insumos necessários a produção de alimentos via aqüicultura, deveriam estar bem mais acessíveis aos produtores como forma de estimular a produção. E fica estão a pergunta: O que andam fazendo os representantes da aqüicultura brasileira que fazem parte da Câmara Setorial de Pesca e Aqüicultura?

UNIÃO – A Bonneville Artemia, de Salt Lake City, em reconhecimento ao desenvolvimento que a aqüicultura brasileira vem atingindo, acaba de estabelecer uma estrutura de pronta entrega de seus produtos aos larvicultores brasileiros. Para isso nomeou a empresa gaúcha Mônada Ltda. como distribuidor para todo o país. A Mônada, pertencente ao Grupo Planet Corp. (Los Angeles-USA), atende as necessidades de aqüicultores trazendo até estes os mais diversos produtos e equipamentos importados especializados do ramo. Sendo a Bonneville uma das cinco maiores produtoras mundiais de Artemia com distribuição em todos os países onde a aqüicultura se faz presente, a Mônada acredita muito no sucesso desta união.

EXPORTAÇÃO – Eduardo Vieira, diretor presidente da Marine Maricultura do Nordeste, localizada no Município de Canguaretama-RN, aproveitou a recente visita a Espanha não só para conhecer as novidades apresentadas no congresso de Torremolinos. Eduardo, que também é o presidente da ABCC, também assinou contratos com importadores espanhois para comercialização de 90 % de sua produção que já chega a 30 t./mês oriunda da exploração de 120 ha. de viveiros cultivados com P. vannamei. A previsão de exportação é de 20 t. para julho, 30 t. para agosto e está previsto um aumento significativo a partir de setembro.

COMPRADOR AMERICANO – Esteve recentemente no Brasil representante da Ocean Express Co., Sr. Craig Batiste , disposto a comprar mensalmente 100.000 libras de catfish pesando de 3 a 5 libras, para filés. Queria fazer contrato de um ano e estava disposto a pagar de 1 a 1.10 US$/libra de peixe, mas somente peixes cultivados que no seu entender possuem mais qualidade e uniformidade. Aos interessados o fax dele é (714) 492-1772.

SIMPÓSIO BRASILEIRO – Esta confirmada a presença no IV Simpósio Brasileiro Sobre Cultivo de Camarões/I Congresso Brasileiro de Aqüicultura, em novembro em João Pessoa-PB, do Prof. Claude Boyd, um dos mais famosos especialistas em ecologia de viveiros . Junto com ele, farão parte da mesa redonda “Estratégias para manejo de viveiros” o filipino Philip Cruz e Yeh-Hu Chien de Taiwan. Está quase certo que o Dr. Boyd também ministrará um curso em João Pessoa no mesmo período.

WOYNAROWICH – Elek Woynarowich, presente ao encontro de Torremolinos, confirmou sua presença no Brasil em outubro próximo. A data de sua chegada será confirmada breve pela APISC – Associação de Piscicultores que neste momento está buscando piscicultores dispostos a colaborar financeiramente com as despesas decorrentes de sua vinda ao Brasil. Em sua última visita, o Dr. Woynarowich prestou consultoria técnica a várias pisciculturas em diversos estados, pretendendo repetir a dose a partir de outubro. IPA – As monumentais instalações de Porto de Galinhas pertencentes a Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária – IPA, serão utilizadas para produção de P. vannamei e P. monodon. O IPA está concluindo as negociações para a celebração de um convênio com a SIBRA AQÜICULTURA S/A que, após a inauguração de sua fábrica de rações para camarões em Propriá-SE, parte para aumentar a produção e a oferta de pós-larvas de espécies selecionadas. Trata-se de mais um passo que a empresa pretende dar para desenvolver a carcinicultura brasileira.

GUAÇUI – A Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Espírito Santo – SEDES, através do Secretário Paulo Augusto Vivacqua, promoveu no dia primeiro de julho em Guaçui, Sul do estado, um Seminário sobre piscicultura. A reunião dirigida aos prefeitos e secretários de agricultura de 17 municípios, pretende dinamizar a aqüicultura na região. Foi dado destaque às escolas técnicas dos Municipio de Guaçui e Rives, esta com uma piscicultura integrada a suinocultura, pelo importante papel que deverão ter servindo como ponto de referência para consulta dos interessados.