CORREIO ELETRÔNICO – [email protected] é o E-mail do Panorama da AQÜICULTURA. Aqueles que queiram enviar ou solicitar informações e matérias, poderão fazê-lo através deste endereço eletrônico. Pedimos aos leitores que também tiverem endereço eletrônico, que nos comuniquem seu E-mail acompanhado de informações sobre o trabalho que executam e sua área de interesse.
CULINÁRIA – Das Águas Brasileiras é o título do livro de culinária prática escrito por André Willième um filósofo, maître no pensar, no saber e no fazer. Um amante da boa cozinha. Com humor, saber e sabor, Das Águas Brasileiras mostra a culinária das espécies aquáticas – marinhas e de água doce, além de dedicar-se com muito carinho àquelas que são provenientes da aqüicultura brasileira como a tilápia, carpa, truta, bagre, curimatã, surubim, etc, da qual André é um grande entusiasmado. O livro pode ser encontrado nas melhores livrarias do país ou diretamente na distribuidora Catavento pelo tel. (021) 262-8379. Bom apetite.
ACADEMIA DA RANICULTURA – Com apoio da FAPESP, CNPq e Instituto de Pesca de SP, reuniram-se de 28 de fevereiro a 3 de março na cidade de Nova Odessa – SP, 33 técnicos e pesquisadores, membros e convidados da ABETRA – Academia Brasileira de Estudos Técnicos em Ranicultura. Na ocasião buscou-se subsídios para diagnosticar e delinear pesquisas de real valor e de aplicação imediata para problemas técnicos que refletem na produção comercial de carne de rã e seus subprodutos. É a ranicultura brasileira procurando os melhores caminhos a serem trilhados. Maiores informações sobre a ABETRA e sobre a publicação da íntegra dos trabalhos apresentados no último encontro podem ser obtidas com Nabor Veiga pelo tel: (0149) 213883.
RESULTADOS – A Vitanutri, empresa especializada em alimentação de organismos aquáticos, comemora os resultados dos testes a que foi submetida sua ração de trutas, na Estação Experimental de Salmonicultura do Instituto de Pesca de SP, em Campos de Jordão. Em dois tanques de engorda foram obtidas as taxas de conversão de 1.64:1 e 1.52:1. Embalada por mais este sucesso, a Vitanutri acrescentou à sua linha de rações para peixes tropicais, a ração Nutravit Manutenção, com 23% de proteína pura e destinada a peixes adultos. O produto é oferecido em embalagens de 10, 20 e 40 kg, podendo ainda o piscicultor escolher o diâmetro (3 ou 4 mm) e o comprimento médio (4 a 8 mm) do pellet.
PÓS-GRADUAÇÃO – Terá início em 8 de abril, o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Pesca e Aqüicultura da Universidade Católica de Santos, que este ano contará com 10 bolsas oferecidas pelo CAPES. As inscrições vão de 1 a 19 de março e maiores informações podem ser obtidas na Coordenação de Pós-Graduação e Pesquisa pelo telefone (0132)-37-3435 ramal 286.
CONCURSO PÚBLICO – A Fundação Universidade de Rio Grande recebe até o dia 27 de março, inscrições para dois concursos públicos de provas e títulos para docentes a nível de professor assistente nas áreas de carcinicultura e piscicultura. A titulação mínima é o mestrado e os candidatos selecionados serão contratados em regime de dedicação exclusiva e se tiverem doutorado passarão automaticamente a professor adjunto. Maiores informações pelo tel (0532)-301900 ramais 40 ou 41, 0532-302000 ou fax (0532)-302126.
CASCA DE CAMARÕES – O Sr. Corrado de Mojana, diretor-presidente da Arcobaleno Comercial Importadora e Exportadora Ltda., está procurando, para uma grande empresa multinacional do ramo químico e farmacêutico, cascas e cabeças de camarões para serem processadas, visando a produção de quitina e derivados. Além disso, a Arcobaleno também procura peixes marinhos (garoupa, mero, cherne, linguado, pargo e robalo) para imediata exportação para o nordeste dos EUA. Os interessados em comercializar esses produtos poderão contactar o Sr. Corrado pelo fone/fax (011) 542-6694.
DEFESO – Está vigorando desde 15 de fevereiro a portaria nº 8-N/93 do IBAMA que proíbe, até 15 de maio, a captura de camarão rosa no litoral entre o Espírito Santo e o Rio Grande do Sul. Trata-se de uma medida que protege os estoques naturais e permite ao carcinicultor abrir ainda mais seu espaço para comercialização sem a concorrência da pesca. CESP – Acaba de ser publicado mais um trabalho da equipe incansável do Dr. Carlos Eduardo C. Torloni, da CESP. Trata-se da “Produção pesqueira e composição das capturas em reservatórios sob concessão da CESP nos rios Tietê, Paraná e Grande no período de 1986 a 1991”. Os interessados podem solicitar informações pelo tel (011) 255-9033 r 3275. CURSOS – Os interessados em cursos de ranicultura e minhocultura devem solicitar a programação anual destes cursos oferecidos mensalmente pela Associação Brasileira de Criadores de Rãs pelo telefone (011) 864-7177. Os interessados em cursos de aquarismo de água doce e marinho devem solicitar a programação do Centro Cultural Aquarista Júnior pelo tel (011) 458-4388.
COURO DE PEIXE – Visão Rara é o nome da empresa goiana, especializada em artefatos de couros considerados exóticos, que exportou o primeiro lote de sapatos confeccionados com couro de tilápias cultivadas em viveiros, para os Emirados Árabes. Terezinha Paranhos, proprietária da empresa, informou que o preço FOB do par de sapatos variou de US$ 46 a US$ 50.
CAMPANHA DE ESTÍMULO – A Equipesca S.A., há trinta anos preocupada em atender o mercado da aqüicultura, lança a Campanha “Coma mais Peixe” com o selinho adesivo (ao lado), impresso em tons de azul. A idéia é incentivar o consumo e, por conseguinte, a criação de peixes, símbolo do alimento em vários povos, lembrando que é rico em cálcio, fósforo, potássio, sódio, proteínas e sais minerais. Quem quiser aderir à campanha obtendo alguns adesivos ou saber mais informações, é só entrar em contato pelo telefone (0192) 411899 ou fax 43-2414 com a Srta. Rita. “Pesque essa idéia”.
ENCONTRO SOBRE CAMARÃO DE ÁGUA DOCE – Possivelmente não será realizado em 7 e 8 de abril a reunião do Grupo de Trabalho para discutir os rumos da carcinicultura de água doce no Brasil. Lourinaldo Cavalvanti, coordenador do Grupo de Trabalho, informa que o presidente do IBAMA, Simon Marrur Filho, já se prontificou a apoiar o encontro que terá novas datas a serem brevemente divulgadas. CARREIRA SOLO – Parte para carreira solo o biólogo Marco Antonio de Campos Mathias, após quatro anos de trabalho junto a AGRIL – ES onde, além da engorda, participou das principais mudanças introduzidas, tais como a instalação e o perfeito funcionamento do laboratório de pós-larvas de camarões M. rosenbergii e, recentemente, do laboratório de produção de alevinos. Marco Antonio se dedica neste momento a instalação de projetos e assessoria a propriedades rurais. Pode ser contactado pelo telefone (021) 226-4140.
AQUACULTURE INTER-NATIONAL – “A produção através da Aquacultura alcançará 19.6 milhões de toneladas pelo ano 2000. Enquanto isto, a produção mundial pela pesca ainda permanecerá estável, em torno de 100 milhões de ton/ano. Portanto, todo aumento futuro de pescados, terá de vir através da aquacultura”. E. Hempel, Constraints and Possibilities for developing aquaculture. Aquaculture International, Vol 1:1. Assim começa o press release do novíssimo journal da European Aquaculture Society cujo editor é Michael G. Poxton. Os temas tratados estão bem atualizados, desde o enfoque do cultivo das espécies aquáticas, tendo em vista as possibilidades da integração, até as necessidades da nutrição, a preocupação com o meio ambiente, os avanços da bioengenharia, e last but not least, a melhoria da qualidade e do marketing dos produtos cultivados. Para assinaturas ou solicitação de cópia grátis do número 1, entrar em contato com Keith Silver, tel: +44 (71) 865-0066 fax +44 (71) 722-9623 ou correio eletrônico (E-mail) [email protected]
FUNDAÇÃO AQUABRASIL – Preocupado com a onda de pessimismo e desânimo que assola o Brasil, Rui Donizete Teixeira, diretor da Rander, resolveu arregaçar as mangas numa campanha para tirar o Brasil do 35º lugar como produtor de pescados e colocá-lo no patamar que seus recursos naturais permitem. Idealizada por Rui, a Fundação Aquabrasil, ainda em fase de estudos, pretende, com a união de técnicos especializados, transferir eficazmente tecnologias modernas e adequadas através da extensão, para o setor de pesca e aqüicultura. Segundo Rui, um modelo de fundação digno de ser seguido, é o da Fundación Chile, que preencheu o vazio que existia entre as empresas e as instituições de pesquisas. A Fundación Chile se tornou um elo de ligação gerando tecnologia, promovendo cursos, treinamento, avaliação de qualidade dos produtos e apoio técnico e logístico. Um dos resultados mais aparentes é o forte desenvolvimento da aqüicultura intensiva de salmão, onde o país desponta como segundo produtor mundial. A Fundação Aquabrasil poderá, segundo Rui, firmar um convênio com a Fundación Chile a fim de aproveitar essas lições aprendidas. Aqueles que desejarem colaborar ou obter mais informações podem entrar em contato com Rui Donizete Teixeira – fax: (061) 225-7722, fone: (061) 226-6656.
BORDEAUX – É aquela reunião de aquacultura que todos nós gostaríamos de ir. Não apenas por ser realizada numa região da França famosa por seus vinhos, mas como pelo alto nível e qualidade dos temas apresentados. BORDEAUX AQUACULTURE ’94 tem como tema geral “Medidas para o Sucesso: Metrologia e Instrumentação no gerenciamento em Aquacultura”. O objetivo é contribuir para a melhoria do gerenciamento de produção, avaliação de estoques de cultivo, avaliação de qualidade de ovos, larvas, juvenis, e produtos finais, comportamento de peixes, crustáceos e moluscos sob diversas condições de cultivo. Ainda na agenda da BORDEAUX: reuniões sobre alimentadores automáticos, técnicas e métodos para melhoramento genético na aquacultura, avaliação de qualidade de moluscos para consumo, um curso especial sobre nutrição e alimentação Para maiores informações, veja o Calendário Aqüícola da pág. 18.
BRASILEIROS VÃO PARA HUNGRIA – A FUNPIVI – Fundação de Piscicultura Integrada do Vale do Itajaí, em conjunto com a TEHAG – Temperaltvizu Hal-zaporito Gazdasag – comunica que em virtude da grande procura aos cursos a serem realizados na Hungria (ver anúncio página ao lado), a confirmação das inscrições das dezenas de interessados que já se cadastraram para o curso de maio, deverá ser feita até o dia 30/03. Avisa também que continua recebendo inscrições para o curso que se iniciará em agosto – Produção de alevinos II (engorda e despesca). Para contatos, (0474) 82-0512 com a Srta. Norma.
ELEMENTOS DE ICTIOPARASITOLOGIA – É o novo livro do Professor Jorge Eiras da Universidade do Porto e editado pela Fundação António de Almeida. O livro, com mais de 300 páginas, 184 fotos e 200 desenhos e esquemas, oferece uma visão geral das principais questões no âmbito da parasitologia de peixes. Cada grande grupo é tratado numa abordagem geral seguida de informações detalhadas sobre as mais importantes espécies de parasitos de peixes. Informações pelo fax: +35 2 600-4314, ou para Rua Tenente Valdim 331 – 4100 Porto – Potugal.
MEXILHÕES E OSTRAS – O Laboratório de Cultivo de Moluscos Marinhos (LCMM) da UFSC pode e deve ser considerado como o centro de referência brasileiro para todos os assuntos ligados ao cultivo de mexilhões (mitilicultura) e ostras (ostreicultura). As informações que seguem foram estraidas do O Casqueiro, publicação do LCMM. Os problemas mais importantes relacionados ao cultivo de moluscos marinhos, foram discutidos em setembro último no I Encontro Catarinense de Produtores de Moluscos Marinhos. Foram dois dias de palestras, debates e painéis, com a participação maciça de 114 produtores de um total de 173 participantes. Segundo o pesquisador Gilberto Caetano Manzoni, coordenador do Encontro, foi possível reunir produtores, orgãos de pesquisa, extensão, fiscalização e saúde pública para juntos discutir o desenvolvimento do cultivo de ostras e mexilhões em Santa Catarina. Entre outras coisas ficou acertado durante o Encontro que, em 1994, o Fundo de Desenvolvimento Rural de Santa Catarina destinará recursos a um programa de financiamento para o cultivo de moluscos que será operacionalizado pelo sistema de troca-troca, com limite de 1.500 UREFs (Unidade de Referência Rural e Agroindustrial) por produtor. Este programa terá o BESC como agente financeiro e terá um custeio de 12 meses e prazo de carência de 5 anos. Outro assunto discutido foi a falta de fiscalização dos órgãos competentes para impedir a extração de mexilhões no período estipulado pela portaria IBAMA nº 808 de junho de 1990 que proibe a extração no litoral do estado nos meses de setembro e outubro. De acordo com a pesquisadora do LCMM Aimê Rachel M. Magalhães, esta portaria, elaborada pelo Grupo Permanente de Trabalho (GPT) com Mexilhões, proibe também a extração, sem a permissão do IBAMA, de sementes em bancos naturais em qualquer época do ano. O sucesso do cumprimento desta portaria está diretamente ligado ao sucesso da atividade no litoral do estado pois a mitilicultura catarinense está totalmente sustentada na captação de sementes dos costões. Em face da falta de fiscalização foi sugerido o reativamento do programa de fiscalização voluntária, ficando a cargo dos mitilicultores a fiscalização de seu município. Quem quer faz, não manda o IBAMA fazer.