Notícias & Negócios_edição 25

PERSPECTIVAS PARA A ICTIOLOGIA NO BRASIL – A Pontifícia Universidade Católica de Campinas – SP – PUCCAMP fará realizar de 6 a 10 de fevereiro de 1995, o XI Encontro Brasileiro de Ictiologia. Além de se voltar para a já tradicional troca de informações e confraternização da comunidade científica voltada à pesquisa em Ictiologia, o XI Encontro dará continuidade ao balanço da pesquisa ictiológica brasileira nos últimos anos. As mesas redondas, palestras e cursos enfocarão questões novas ou desafios sentidos pela comunidade científica atual. Os trabalhos serão todos sob forma de painéis, tendo sido alterada para 30 de novembro, a data máxima para envio dos resumos de apresentação. Outras informações, na Secretaria do Encontro, que funciona junto ao laboratório de Zoologia, Botânica e Ecologia do Instituto de Ciências Biológicas da PUCCAMP. Fone (0192) 49-5899, r.280 – Luís ou Ivanilda, das 7:30 às 17:30 hs Fax (0192) 47-3156.

HONDURAS – Devido ao enorme êxito alcançado durante a realização dos dois primeiros eventos e, dada a importância do intercâmbio tecnológico para a região centro-americana, será realizado de 26 a 29 de abril de 1995 em Tegucigalpa – Honduras, país líder no desenvolvimento da indústria camaroneira, o III Simpósio Centroamericano sobre Camarão Cultivado. Organizado pela Federacíon de Agroexpor-tadores de Honduras e pela Associacíon Nacional de Acuicultores a terceira versão do Simpósio contará com a presença de especialistas nas áreas de nutrição, patologia, dinâmica estuarina, produção de pós-larvas e mercado mundial. Para mais informações sobre participação ou envio de trabalhos para apresentação oral ou poster, contactar Ivonne Molina – FPX-Simpósio Camaron Cultivado, Apartado Postal 1442, San Pedro Sula – Honduras, Fax (504) 52-7852 e Fones (504) 52-6794 e 52 -6795 BNB – O Grupo Sibra, que recentemente arrendou a Marpisa – Mariscos do Piauí S.A. para operacionalizar 60 ha de viveiros localizados no município de Luiz Correia – PI, teve sua solicitação de financiamento de um milhão de dólares para adequação e custeio operacional aprovada pelo BNB – Banco do Nordeste do Brasil. Já começaram as obras de reestruturação visando sua operação à partir do próximo dia 3 de dezembro.

NA MOSCA – Os criadores de bagres africanos já podem contar com a Criapeixe Bagre 36, uma ração peletizada desenvolvida especialmente para esta espécie pela Mogiana Alimentos, fabricante da linha D’Aguabi para organismos aquáticos. Atenta ao mercado crescente de produtores de bagres, a empresa após desenvolvimento criterioso do produto, iniciou em maio a sua distribuição na Região Oeste do Paraná e hoje, cinco meses após seu lançamento a Criapeixe Bagre 36, uma alusão clara ao seu conteúdo mínimo de proteína bruta, já é fabricada em todas as fábricas do Grupo Mogiana – Anápolis (GO), Toledo (PR), Sales de Oliveira (SP), Campinas (SP), Pará de Minas (MG) e Além Paraíba (MG). O sucesso que o produto já faz entre os produtores mostra que a Mogiana acertou na mosca. Que digam os números de vendas.

NOVO LABORATÓRIO– A empresa Tecnarão – Tecnologia de Camarão Ltda., de origem Argentina, que está implantando uma fazenda de cultivo de camarão marinho envolvendo uma área de 70 ha de viveiros de engorda no Rio Grande do Norte, recentemente concluiu a reformulação de um antigo laboratório que produzia camarão de água doce, transformando-o de modo a produzir 10 milhões de pós-larvas/mês de Penaeus. vannamei destinando-as ao consumo próprio e para venda a terceiros. A frente do empreendimento Roberto Carlos Barbieri Jr.

COOPERATIVA DE PRODUTORES – Por iniciativa do IBAMA-RN e com apoio de várias empresas privadas e da ABCC – Associação Brasileira dos Criadores de Camarões, foi criada a Cooperativa de Aqüicultores do Rio Grande do Norte, tendo como ponto inicial a formação de grupos de pequenos e médios criadores de camarão, com o objetivo de investir na adequação, modernização e operacionalização de cerca de 250 ha de viveiros de camarões marinhos e, neste sentido, já foi encaminhada ao BNB uma carta consulta representada por 18 pequenos e médios produtores rurais envolvendo investimentos da ordem de R$ 5 milhões.

PÓS-GRADUAÇÃO NA UNESP – O CAUNESP – Centro de Aqüicultura da UNESP, sediado em Jaboticabal – SP, oferece para portadores de diploma universitário em cursos de Zootecnia, Ciências Biológicas, Agronomia, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária e outros cursos afins, o Curso de Pós-graduação em Aqüicultura a nível de mestrado e doutorado. A duração média de cada ciclo do curso é de 4 semestres, e o próximo terá início em março de 1995. À quem interessar, as inscrições serão feitas durante o mês de novembro com provas e análises de curriculum já em dezembro. Maiores informações: Seção de Pós-Graduação, Campus de Jaboticabal – UNESP, Rodovia Carlos Tonanni, km 05. Fone (0163) 23-2500, ramal 133 e Fax (0163) 22-4275.

CARCINICULTURA MARINHA X MEIO AMBIENTE – No primeiro Seminário Nacional sobre Pesquisa e Produção de Camarão Marinho, realizado em agosto último na Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis, a questão do meio ambiente foi tema discutido a exaustão. De um lado queixas de muitos produtores, de outro a visão do IBAMA. Por falta de informações ou devido a complexidade dos problemas ambientais, o fato é que, ficou clara a necessidade de breve se estabelecer metas para o ecodesenvolvimento do cultivo de camarões no Brasil. As questões levantadas no Seminário geraram um grupo de trabalho encabeçado por Julio Ferraz Queirós – EMBRAPA que pretende organizar para um futuro próximo um encontro de representantes do IBAMA, CNPq, governos estaduais e federais, ABCC, empresas privadas e universidades ligadas a atividade.

GREATEST DISTINCTION – Coube ao biólogo potiguar Marcos Rogério Câmara, a honra de receber pela primeira vez em toda a história do Artemia Reference Center da Universidade de Ghent – Bélgica, o mais alto grau de avaliação da instituição – Greatest Distinction, ao fazer em 22 de setembro último, a defesa pública da sua tese de doutorado. Marcos Rogério, conforme já noticiado na edição 23 da Panorama da AQÜICULTURA, centrou suas pesquisas no papel das diferentes fontes de fosfolipídios no crescimento de Penaeus japonicus e Penaeus vannamei. Após quatro anos afastado do Brasil dedicando-se às pesquisas que resultaram na sua tese de doutorado, Marcos Rogério acaba de retornar ao seu Rio Grande do Norte, retomando suas funções de pesquisador na Empresa de Pesquisa Agropecuária do estado – EMPARN. LAMBARI-BOCARRA – Novas espécies nacionais vem conquistando o paladar e ganhando espaço na piscicultura brasileira. É o caso do lambari-bocarra , peixe de escamas e de pequeno porte que habita rios e lagoas de grande parte do Brasil. Tornando-se adulto aos 3 – 4 meses de idade, o lambari-bocarra atinge nesse curto espaço de tempo, o tamanho ideal para ser comercializado. Vendidos frescos ou congelados, vivos ou eviscerados, o lambari-bocarra tem sido a novidade do tira-gosto em bares e restaurantes. Quem quiser saber tudo sobre a melhor forma de cultivo desse peixe, deve procurar o Informe Técnico da Universidade Federal de Viçosa – MG, de Dálcio Ricardo de Andrade e Manuel Vazquez Vidal Júnior. Também os interessados em adquirir alevinos poderão entrar em contato com a Estação de Piscicultura da Universidade, de segunda a sexta-feira, das 7:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00, pelo Fone (031) 899-2322.

SIBRA – O grupo Sibra está trazendo para o Brasil em novembro, uma equipe de 22 técnicos taiwaneses, cujo trabalho estará relacionado com o treinamento de técnicos brasileiros e a disseminação de tecnologias de manejo de larviculturas e viveiros de camarão marinho. Também integra essa comitiva, o vice presidente da Hanaqua, uma das maiores empresas produtoras de rações para aqüicultura da Ásia, que deverá passar 30 dias orientando os técnicos da Sibra lotados na fábrica de ração de Propriá – SE e, sob a orientação do Diretor Técnico Itamar de Paiva Rocha, os técnicos taiwaneses permanecerão no Brasil por um período de dois anos. O programa de treinamento que se iniciará em dezembro de 1994 e se estenderá até novembro de 1996, objetiva a formação de 100 técnicos especializados e semi-especializados no Brasil. DISQUE-INVE – A INVE, grupo agro-industrial de origem belga, produtor de artemia para aqüicultura, inovou na forma de atender a crescente demanda desses microcrustáceos no Brasil. Numa estratégia arrojada, a empresa colocou à disposição dos consumidores brasileiros um serviço automático de atendimento. Você transmite seu recado por fax ou mensagem gravada para o telefone (021) 709-9294 e, no período de 24 horas, recebe o retorno da INVE em português.

DRAW BACK – A Marine – Maricultura do Nordeste S.A. acaba de utilizar draw back para importar 240 toneladas de ração da empresa peruana Nicovita e planeja novas importações de uma marca norte-americana. Além disso a Marine concluiu negociações com a empresa World Trade Service de Miami visando a importação de 150 aeradores paddle whell de 2 hp provenientes da China.

ANAIS EM TEMPO RECORDE – Já estão sendo distribuídos os Anais dos eventos IV Simpósio Brasileiro Sobre Cultivo de Camarão e I Congresso Brasileiro de Aqüicultura que aconteceram simultaneamente em João Pessoa de 22 a 27 de novembro do ano passado. Apesar do tempo transcorrido desde o evento até hoje não ser tão curto assim, o “tijolo” com 950 páginas recheadas com as 20 palestras de conferencistas internacionais (16) e nacionais (4), além de 51 trabalhos científicos, chega aos participantes do evento em tempo recorde para os padrões dos aqüicultores brasileiros. Para se ter uma idéia, dois anos já se passaram e os Anais do VII SIMBRAq realizado em Peruíbe, ainda são esperados ansiosamente por todos. Os interessados nos Anais de João Pessoa poderão adquirí-lo ao custo de R$ 40,00 (já incluídas as despesas postais) diretamente na MCR Aqüicultura, organizadora do evento, no endereço Av. Flávio Maroja, 39, Bairro Tambiá, CEP 58020-630, João Pessoa – PB ou pelo tel. (083) 222-3561 e fax (083) 222-4538, com Margareth ou Marlede.

FATO NOVO – A procura por pós-larvas de Macrobrachium rosenbergii (camarão da Malásia) aumentou significativamente nos três últimos meses e pegou de surpresa alguns fornecedores desse insumo. As mudanças na economia sem dúvida estimularam o consumo de camarões, os preços estão estimulantes e os problemas de abastecimento pela frota pesqueira, como de costume, tendem a se agravar (o mar esta cada vez menos para peixe). Mas não devemos esquecer que um fato novo pode estar estimulando os produtores. Nos últimos meses os produtores que ainda estão de olho no M. rosenbergii tem sido bombardeado com informações do Grupo de Trabalho Sobre Camarão de Água Doce, que vem estimulando a retomada da carcinicultura de água doce e, uma das sugestões propostas pelo Grupo é que os piscicultores povoem seus viveiros de peixes com pós-larvas de Macrobrachium em baixas densidades. Desta forma, além dos peixes, os produtores terão, a um custo muito baixo, os camarões que cresceram se alimentarndo dos excedentes do manejo dos peixes.

NOTA SOCIAL – A ABCC – Associação Brasileira de Criadores de Camarões deverá reunir-se até o final de novembro para eleger sua nova diretoria. O atual presidente, Eduardo Vieira – diretor presidente da Marine, ao passar o cargo para seu substituto aproveita para se casar e viajar em lua-de-mel. Bolo e quitutes de camarões à parte, tudo indica que haverá chapa única. período do ano passado. A Moana Hatchery parte agora para o “segundo tempo” da safra que terminará com a chegada do inverno. Esse aumento da demanda, segundo os proprietários, mostra que o crescimento da atividade é substancial e, mais importante, está sendo acompanhado pela mudança de atitude dos aqüicultores, a seu ver, cada vez mais profissionais. E para acompanhar esse desenvolvimento, a Moana continua investindo em equipamentos, tecnologia e instalações, inaugurando no momento mais uma bateria de viveiros que, somados aos já existentes, totalizarão 6 ha somente para alevinagem. Muito trabalho e dedicação são necessários para manter a seriedade e o profissionalismo no atendimento dos seus clientes, o que resulta numa pronta entrega hoje, com disponibilidade de alevinos de pacu, tambacu, tambaqui, carpas e catfish africano. Ao que tudo indica, a meta de comercialização prevista de 3 milhões de alevinos, será superada.