Notícias & Negócios_edição 55

ABRAS – A aqüicultura, através da Saboral Alimentos Ltda., se fez presente na 33ª Abras – Associação Brasileira de Supermercados, a segunda maior feira mundial de produtos, serviços, equipamentos e tecnologia para supermercados. A Abras’99 que foi realizada nos dias 13 a 16 de setembro no Riocentro no Rio de Janeiro, demonstrou a importância e o poder do setor ao reunir em mais de 100 mil metros quadrados 50.000 pessoas e expositores de 30 países. Para dar continuidade a sua filosofia de oferecer no mercado aquilo que o consumidor procura, a Saboral, empresa mineira de Leopoldina, esteve lançando na Abras’99 o seu mais novo produto: o filé de tilápia congelado. A Saboral, ao dar seqüência ao processo comercial de seus produtos, detectou a necessidade de regularidade no fornecimento de pescados, passando a produzir tilápias através de um sistema de integração, partindo de estudos elaborados pela Fishtech Consultores Associados.

PARA ANOTAR- A Recolast Impermeabilizações Ltda. informa que o prefixo do seu fax mudou. Aqueles que precisarem transmitir um fax deverão usar agora o número (11) 6977-6433. A Recolast estará ministrando mais dois cursos de ranicultura nos próximos dias 18 e 27 de novembro na sua Unidade Experimental em Atibaia – SP. O tema será a produção de rãs com pouca complexidade operacional usando a “Fábrica de Rã”, um sistema de criação e cultivo intensivo projetado para funcionar em pequenos espaços, com baixo consumo de água, energia e mão de obra. Mais informações sobre os cursos da Recolast pelo telefone: (11) 6950-9003.

NOVO E-MAIL – Por motivos técnicos e políticos o Ministério da Agricultura está terminando o seu convênio com o PNFC – Programa Novas Fronteiras do Cooperativismo, que apoiava entre outros, o Programa de Aqüicultura Polarizada do DPA – Departamento de Pesca e Aqüicultura do Ministério da Agricultura e do Abastecimento. Ficou com isso prejudicada a informatização do Programa, que recebia especial assessoria do PNFC. Em decorrência, ficará ainda mais atrasada a elaboração da home page do Programa Pólos Aqüícolas, que estava prevista para o final de setembro. Também, em decorrência, foi extinto endereço eletrônico usado por André Brugger, Coordenador Geral de Aqüicultura do DPA, que agora disponibiliza outro e-mail: [email protected]

PÓS-GRADUAÇÃO- O Instituto Brasileiro de Zootecnologia – IBZ oferecerá a partir de janeiro de 2000 os cursos de pós-graduação, especialização latu sensu em Produção de Pescado Marinho e Produção de Pescado em Água Doce. Trata-se de cursos com perfis inéditos no Brasil, com duração de um ano que objetivarão a formação de gerentes técnicos de maricultura ou piscicultura em águas interiores. As aulas teórico-práticas contam com infra-estruturas de laboratórios e fazendas de produção e serão ministradas às sextas-feiras e aos sábados, de forma a facilitar a presença daqueles que não têm disponibilidade de tempo para cursos em tempo integral. As inscrições estarão abertas a partir de 10/11/99 até 08/12/99. Mais informações poderão ser obtidas com o professor Santo Zacarias Gomes pelo fone/fax: (48) 222-0996, e-mail: [email protected] ou na homepage: http://usuarios.unetsul.com.br/zacarias/

RÃ – O Instituto de Pesca de São Paulo realiza atendimento ao público interessado todas as terças-feiras em seu Ranário Experimental em Pindamonhangaba onde são utilizadas estufas agrícolas, que promovem o aumento da temperatura ambiente propiciando uma maior rapidez no desenvolvimento dos animais. O Instituto oferece também atendimento todas as quintas-feiras em São Paulo em sua sede no Parque da Água Branca, com hora marcada pelo telefone (11) 3871-7505.

20 ANOS – O CEPTA – Centro Nacional de Pesquisa de Peixes Tropicais do IBAMA comemorou nos dia 30 de setembro seu vigésimo aniversário. O CEPTA vem ao longo desses anos cumprindo com seu propósito de produzir e divulgar conhecimentos científicos e tecnológicos junto a inúmeros produtores que passam pelos seus cursos e workshops. Os 20 anos de atividades foram comemoradas com homenagens, formalização de novos convênios junto a Prefeitura de Pirassununga e universidades. Ao término, um churrasco com a presença de convidados e dos pesquisadores do Centro, comemorou o empenho na busca de soluções para o desenvolvimento da aqüicultura na América Latina.

CAMARÃO – Camarões marinhos cultivados do Rio Grande do Norte estão sendo exportados desde julho para a França. Já foram enviados em container 18 toneladas de camarões produzidos por duas fazendas e, de acordo com os produtores a exportação deve triplicar até o final do próximo ano. As vendas para a França fazem parte do PEE – Programa Especial de Exportações criado para facilitar o ingresso de pequenas e médias empresas no mercado externo. TRUTA – Modernas técnicas de produção de trutas é um dos temas do XIII ENA – Encontro Nacional da ABRAT que será realizado no próximo dia 20 de novembro em Lages – SC. Em seu programa, além da prestação de contas e eleição da nova diretoria está incluída também a discussão sobre o papel da ABRAT junto ao truticultor e a atividade. No encontro os produtores pretendem debater ainda o programa de desenvolvimento sustentável de truticultura e o projeto da ração ABRAT.

USU/CAPES – Malcom Beveridge e Lindsey Ross, ambos do Instituto de Aqüicultura da Universidade de Stirling na Escócia, estarão no Rio de Janeiro de 4 a 18 de fevereiro por conta de um convênio do Conselho Britânico, Capes e Universidade Santa Úrsula. Neste período, em dia ainda a ser confirmada, os visitantes participarão de um Seminário sobre uso de tanques-rede, sistemas de aqüicultura sustentável e sistema de informação geográfica – SIG. Para quem não conhece, Malcom Beveridge é o autor de um dos mais importantes livros sobre cultivos em tanques-rede o Cage Aquaculture, publicado em 1996 e considerado uma das melhores publicações sobre o assunto. Mais informações sobre o seminário contactar o Professor Philip Scott pelo e-mail [email protected]