Notícias & Negócios – Edição 63

ISSN – A revista Panorama da AQÜICULTURA agora passa a ser identificada também através de seu código do ISSN – International Standard Serial Number, integrando-se aos sistemas standards de identificação mundial. Desta forma, a publicação fica mais visível para a maior parte das bibliotecas brasileiras e internacionais, o que facilita as buscas dos interessados pelas informações aqüícolas. Nosso número no ISSN é 1519-1141.

FINANCIAMENTO – A Perdigão, segunda maior agroindústria do Brasil, anuncia que já está financiando seus produtores integrados de aves e de suínos em Santa Catarina, para a criação de peixes. Segundo Ricardo Menezes, diretor da empresa, em entrevista Gazeta Mercantil, o programa, já abrange atualmente 200 produtores integrados de um total de 3.500 que a Perdigão mantém no Estado. A empresa estabeleceu uma parceria com a Cooperavsu – Cooperativa Regional dos Produtores de Aves e Suínos, que será a responsável operacional do programa, bem como fornecerá os alevinos das três espécies escolhidas: tilápia, carpas chinesas e húngaras. Segundo Orestes Guerreiro, presidente da Cooperavsu, “a piscicultura é hoje o que a avicultura representava no País há 30 anos. Ou seja, pouca oferta e preço caro”.

NUTRON EM TOLEDO – Visando atender a crescente demanda de rações completas e de qualidade no mercado do Centro-Oeste do Paraná, em janeiro passado, a Nutron Alimentos Ltda deu início às atividades da sua segunda unidade de extrusão para a industrialização de produtos da linha ProAqua. Localizada em Toledo, a unidade, que possui capacidade produtiva de 3.000 ton/mês, opera produzindo rações extrusadas para peixes de água doce. Maiores informações sobre a venda de rações na fábrica do Paraná podem ser obtidas através do telefone: (45) 278-5706.

ICTIOLOGIA – O Laboratório de Ictiologia Estuarina da UFPR – Universidade Federal do Paraná está organizando de 22 a 24 de agosto uma “Reunião Técnica sobre Ictiologia em Estuários”, que visa a discussão das técnicas de trabalho, buscando aumentar as interfaces entre as pesquisas ecológicas, aqüicultura e manejo pesqueiro. Espera-se a participação de professores universitários, alunos de graduação, profissionais de órgãos ligados à aqüicultura, à pesca e à gestão do meio ambiente, além dos demais interessados. Mais informações pelo fone: (41) 361-1769 ou e-mail: [email protected]

FONE NOVO 1– A Aquamalta, empresa produtora de alevinos que opera com reprodutores de tilápia com elevado padrão genético, está com o seu telefone mudado. A empresa pernambucana está atendendo agora pelo fone: (81) 3228-6533, fax: (81) 3228-0658 ou e-mail: [email protected]. A página da Aquamalta pode ser visitada no endereço www.ovomalta.com.br/aquamalta

FONE NOVO 2 – A Sereia Peixe Vivo, empresa paranaense que compra, vende e transporta alevinos de tilápia, carpa, piauçu, pacu, e bagres está com o seu telefone e e-mail mudados. A Sereia atende agora pelos fones (45) 278-6001, (45) 9972-6277 e e-mail: [email protected]

FONE NOVO 3 – A Bluefish Agropecuária Ltda. uma piscicultura especializada no cultivo de catfish americano (Ictalurus punctatus) e, responsável pela maior quantidade de alevinos de catfish comercializados no Brasil, também está de telefone e endereço novos. Anote: Rua XV de Novembro, 550 – sala 1204 89010-901 – Blumenau – SC – Fones: (47) 322-0034/ 222-3013/ 222-3671 e-mail: [email protected]

FONE NOVO 4 – A Socil Guyomarc’h, fabricante da linha “Laguna” de rações destinadas a alimentação de peixes tropicais está agora atendendo seus clientes através dos novos telefones: (11) 3861-5070, (11) 3861-5080 e (11) 3861-5170, além do e-mail: raçõ[email protected]. A Socil oferece aos criadores um programa nutricional completo e específico para cada cultivo.

FONE NOVO 5 – A Fipesca, empresa paulista fabricante de redes para despesca e tanques-rede, abriu um canal direto de comunicação com seus clientes, que agora poderão ter acesso direto à sua extensa linha de produtos para aqüicultura através das ligações gratuitas no fone 0800 770-1126. O contato com os produtos da Fipesca também poderão ser feitos pelo antigo fone: (11) 6741-2826, e-mail: [email protected], ou, www.fipesca.com.br

CONSÓRCIO – Os últimos contemplados com o Consórcio Nacional Bernauer foram: por sorteio, Adolfo Larcher, (SP), premiado com um aerador B-303; Mônica Gomes (RJ), com um aerador B-209 monofásico, José Sanches (MG), com aerador B-105 monofásico, Teixeira e Albert (PR), com alimentador C-1200; Heinz Piske (SC) com aerador B-209 e,Sérgio Moraes (SP), com um aerador B 209. Por lance, a Piscicultura Aquabel (PR) levou um aerador B-105 trifásico; Mazulo (PI) levou um aerador B-105 e, Grizzo (SP) levou um aerador B-300.

PRODUTOS E SERVIÇOS– Já está disponibilizado em nosso site www.panoramadaaquicultura.com.br a relação dos fornecedores de insumos e serviços que anunciam em nossa edição impressa. Basta clicar em “Produtos e Serviços”. Lá, o leitor encontrará as informações detalhadas dessas empresas, nomes de pessoas a serem contactadas, e-mails e um links para aquelas que possuem página na internet. Agora o leitor pode, através da página da Panorama da AQÜICULTURA, na internet, navegar através das empresas que oferecem ao produtor as últimas novidades sobre aeradores, redes, vitaminas e rações, equipamentos, alevinos e tudo o mais que um aqüicultor precisa para desenvolver-se plenamente. Aproveite também pra conhecer os profissionais que oferecem seus serviços especializados e as empresas que buscam esses profissionais, clicando em “Bolsa de Empregos”.

OS SABORES – Camadas de tilápias pequenas e limpas, colocadas no fundo de uma panela de pressão, bem apertadas umas contra as outras, como nas latas de sardinha, pode ser uma ótima opção de consumo para peixes de pequeno porte. A dica é da pesquisadora do Instituto de Pesca/APTA, Maria Aparecida “Cidinha” G. Ribeiro, que tem outras 99 receitas prontas para um livro. Conforme a receita, depois é só jogar um copo de vinagre por cima, sal e óleo a gosto, e deixar cozinhar sob pressão por 45 minutos, em fogo baixo. Ao abrir a panela, verifica-se que as espinhas dos peixes sumiram. Não é mágica, e sim o que se chama de ataque ácido (o vinagre também atende pelo nome de ácido acético). O ataque ácido tem duas utilidades: dissolve os ossos e o preconceito contra as tilápias pequenas. Enquanto o seu livro de receitas não é publicado, quem quiser entrar em conato com a pesquisadora é só escrever para o e-mail [email protected]

ÁGUAS PÚBLICAS – A nova diretoria da ABRAT, através de seu presidente Adilon de Souza, solicitou a ajuda do Senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) para interceder junto ao Ministro Pedro Parente, da Casa Civil, no sentido de agilizar a publicação da Instrução Normativa que regulamentará o Decreto das águas públicas. Atendendo o presidente da Abrat, o Senador Jonas Pinheiro encaminhou ofício ao Ministro em 13 de fevereiro último. Em resposta, o Senador recebeu outro ofício do Chefe de Gabinete da Casa Civil, datado de 19 de fevereiro, informando que seu ofício havia sido encaminhado aos Ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura e do Abastecimento para análise e providências cabíveis. O curioso é que todos achavam que as coisas andavam paradas na Casa Civil mas, segundo o andar da carruagem, os problemas ainda estão na área da Agricultura e do Meio Ambiente.

ALEVINOS – A partir deste ano a Bahia Pesca passará a ter a concessão de uso gratuito da Estação de Aqüicultura de Jequié-BA. Para atender todos os municípios no entorno da barragem de Pedra do Cavalo, a Bahia Pesca produzirá alevinos na estação de propriedade do Ibama, que conta com um espaço de aproximadamente 160 mil metros quadrados e uma área construída de 1,3 mil metros quadrados.

CAPIXABA – Começaram a ser liberados pelo Banco do Nordeste os financiamentos para as famílias capixabas que vivem da pesca predatória na Lagoa Juparanã em Linhares. Cada família irá financiar junto ao banco R$ 14 mil. A intenção da Associação dos Piscicultores do Guaxe e da Prefeitura de Linhares é fazer a criação de alevinos na própria região e implantar, no futuro, uma indústria de beneficiamento. Os recursos são do PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e a administração do negócio será feita pelos sócios da associação com apoio da prefeitura para a comercialização do pescado que deverá ser vendido nos municípios de Linhares, São Mateus, Colatina e, principalmente, Vitória. Cada família implantará 10 tanques-rede para engorda e três para pré-engorda dos peixes de tilápia. A produção anual prevista é de 348 toneladas de pescado em dois ciclos.