Notícias & Negócios – Edição 65

TELEFONE I – O telefone da Revista Panorama da AQÜICULTURA passou a ser (21) 2553-1107 e o fax (21) 2553-3487, isto é, será o mesmo número, acrescido do algarismo 2.

TELEFONE II – Desta vez foi o Projeto Pacu, que comercializa alevinos de pintado, dourado, matrinchã, piracanjuba, piraputanga, pacu, piauçu, além de larvas de pacu e piauçu, hipófise, livros técnicos e redes para despesca que teve o seu telefone mudado. Anote aí: (67) 321-1220.

TELEFONE III – Também a Piscicultura Peixe Vivo está com o seu telefone modificado. Agora vale este, anote: Fonefax (67) 342-1595 o e-mail é [email protected] A Piscicultura Peixe Vivo tem produção própria de alevinos de pintado, pacu, tambacu, piauçú, piraputanga, matrinchã, curimba e dourado, gerados de matrizes puras e selecionadas. A empresa comercializa também pós-larvas.

TELEFONE IV – Mudou também o telefone da Maccaferri do Brasil Ltda., em Jundiaí – SP, que agora atende pelo: (11) 4589-3200. A Maccaferri é fabricante do Kit de telas “TelaPesc”, especialmente desenvolvido para utilização na construção de tanques-rede para piscicultura, produzido com arames de zincagem pesada revestidos em PVC de alta resistência, que contém filtro para minimizar a ação dos raios solares. Além disso, a Maccaferri acaba de formar parceria com a Ki-Tanque empresa pioneira na fabricação de tanques-rede. As duas empresas prometem juntar a melhor tecnologia em arames e telas, com a grande experiência em desenvolvimento de soluções para a piscicultura intensiva.

NISHIKIGOI – Com o apoio da Secretaria de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Agricultura e da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, a Associação Brasileira de Nishikigoi realizou em junho passado nos pavilhões do Parque Fernando Costa, na capital paulista, a XXII Exposição de Nishikigoi. O lindo peixe parece, de fato, estar vestindo uma roupa de brocado, o que justifica o nome Nishikigoi, palavra composta por Nishiki = brocado, êxito na vida, e Goi (ou Koi) = carpa. No seu habitat, a carpa desafia e vence cascatas, fato que, no conceito ocidental, leva seu dono a ser considerado uma pessoa de sucesso. Estes peixes vivem em média 70 anos (o recorde registrado é de 226 anos), tornando-se companheiros de toda vida. Apesar de existir alimentos próprios, esses peixes aceitam cereais cozidos, carne, verduras, etc. O Nishikigoi vive em amplas faixas de temperatura, sobrevivendo até a 2ºC e, mesmo no inverno rigoroso, não há necessidade de aquecedor. É um peixe pacífico, que nunca briga. Por sua beleza estética e seu dinamismo o Nishikigoi, com sua coloração fantástica e seu majestoso nadar, faz com que seja conhecido como a criatura mais bela dentre os peixes de água doce. É chamado “Rei dos peixes de água doce” e como “Jóia Viva”. A Associação Brasileira de Nishikigoi, fundada em 1978, vem realizando exposição anual desde 1980. O contato com a Associação, pode ser feito pelo telefone: (11) 3277-7231, com o Sr. Ito.

ATA – A American Tilápia Association elegeu o seu novo presidente. Chama-se Robert Schmid e é de Houston – Texas. Ele vem trabalhando na indústria da aqüicultura desde 1981, e, há dez anos possui o seu próprio cultivo comercial de tilápias, o Simaron Fresh Water Fish. Seu ponto de vista e opinião sobre a indústria americana de tilápias é levemente crítica e ele acredita que as pequenas dificuldades poderão ser superadas com senso comercial prático e comum a todos. Schmid prega que a parte comercial deve vir sempre em primeiro lugar e que o cultivo propriamente dito é apenas a parte divertida do negócio. O novo presidente espera, na nova gestão, desenvolver um maior diálogo entre os associados e dar partida a novas e criativas idéias que venham a impulsionar o negócio de todos os tilapicultores. O e-mail do Robert Schmid é [email protected]

EM CINCO VEZES – A Baleião, empresa que comercializa equipamentos para piscicultura, localizada em Potirendaba – SP, está fazendo uma promoção por tempo limitado. Ao adquirir mais de três itens, o aqüicultor poderá parcelar sua compra em até 5 vezes. A Baleião vende aeradores, tanques-rede, alimentadores eletrônicos, caixas para transporte de peixes, redes e, para o inverno que chega, macacão para despesca. O contato com a empresa poderá ser feito pelo fone/fax: (17) 249-1763 ou e-mail: [email protected]

CURSOS AVANÇADOS – Devido a outros compromissos assumidos este ano, a Acqua Imagem não disponibilizou um calendário de Cursos Avançados em Piscicultura, como vinha fazendo desde 1999 em Jundiaí – SP, mas em 2002 o calendário estará novamente disponível. No entanto, Fernando Kubitza e a sua equipe vêm realizando cursos de treinamento em diversos estados, atendendo aos interesses específicos de grupos de técnicos e aqüicultores, associações e empresas. Os interessados em contar com os Cursos Avançados em seus estados, podem contatar a empresa pelo tel/fax (11) 4587-2496 ou e-mail: [email protected]

KANIKAMA – A carne de peixe processada, muito empregada na culinária japonesa, será industrializada agora também no Brasil e poderá abocanhar uma fatia de um mercado totalmente abastecido pela Argentina e Japão. A versão brasileira do produto será fabricado pela MGS Foods Ltda., localizada em Campo Grande – MS e financiada pelo Banco do Brasil. Os recursos para o financiamento vieram do FCO – Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste. Atualmente, o Brasil consome duas mil toneladas de kanikama por ano.

CONSÓRCIO – A Bernauer Aquacultura Ltda. comemora um ano de sucesso do seu Consórcio Nacional, administrado pela Sudamérica. A Bernauer, pioneira também nesta iniciativa, continua contemplando, por lances e sorteios os seus associados de todo o Brasil, e promovendo aos interessados a oportunidade de adquirir equipamentos para aqüicultura, de forma que possam desenvolver suas atividades sem que isso pese em seus orçamentos. A partir de parcelas mensais de R$ 118,23 o consorciado passa a fazer parte de sorteios, além de poder competir também com lances que lhe convier. O Consórcio Nacional Bernauer pode ser contatado através da empresa, no fone (47) 334-0089, fax (47) 334-0090 ou e-mail: [email protected]

ÓLEO DE Rà– Um óleo de rã produzido no Rio Grande do Norte, promete ser o remédio do momento, auxiliando no tratamento de pelo menos 35 doenças, foi o que noticiou o jornal Tribuna do Norte. O “Asmarana”, fabricado pela Ranatal Agroindustrial Ltda. é, segundo o seu proprietário José Brandão, sem contra-indicação e foi analisado pelo Laboratório de Microbiologia de Alimentos da UFRN, que o isentou de coliformes fecais, Staphylococcus aureus e Salmonella. Segundo Brandão, a rã tem todas as propriedades biológicas de um peixe. Tanto, que o próprio Ministério protocolou o produto como óleo de pescado. A matéria-prima para fabricação do óleo são as glândulas dos corpos gordurosos da rã. Na longa relação de males que podem ser curados pelo óleo estão a asma e outros distúrbios bronco-respiratórios, ferimentos, queimaduras, assaduras e espinhas.

EXTRA! – A partir da metade do mês de julho, Geraldo Bernardino não estará mais ocupando o cargo de Coordenador de Aqüicultura do DPA/MA – Departamento de Pesca e Aqüicultura do Ministério da Agricultura. Bernardino tomou posse no final de outubro do ano passado, substituindo André Brugger, e sai alegando motivos de ordem pessoal. Geraldo Bernardino trabalhou por 20 anos no CEPTA/IBAMA – Centro Nacional de Pesquisa de Peixes Tropicais, em Pirassununga – SP, onde, nos últimos quatro anos, exerceu o cargo de Chefia. No seu lugar no DPA ficará respondendo interinamente Raul Malvino Madrid, que vem exercendo a função de Coordenador do Programa Nacional de Apoio ao Desenvolvimento do Camarão Marinho do DPA.