A Recolast lançou sua “Fábrica de Peixes IV” em evento promovido no Centro de Aqüicultura da empresa paulista em Atibaia – SP. O sistema de Fábrica de Peixes é um circuito fechado, onde a água utilizada é bombeada e pode ser reaproveitada. Dessa forma, segundo a empresa, é possível que se tenha um total controle de qualidade da água e da temperatura, fazendo com que os peixes cresçam homogeneamente durante o ano inteiro. O novo equipamento apresentado em Atibaia foi adaptado dos modelos anteriores, com a vantagem de consumir menos energia elétrica.
Equipamentos semelhantes existem nos EUA e na Europa, porém, a diferença entre o equipamento importado e o fabricado no Brasil reside no custo, na sofisticação e automação do similar importado. Cada módulo da versão nacional foi dimensionado para produzir até uma tonelada de peixes por mês e aumentos de produção implicam no uso de outros módulos da fábrica. A Recolast, uma empresa 100% nacional, vem investindo na produção de reservatórios circulares e na sua Estação Experimental de Aqüicultura, em Atibaia – SP, onde já foram feitos convênios e prestação de serviços com IPT, UNESP, Instituto de Pesca, entre outros.
Os modelos diferem basicamente na estrutura e no consumo de energia. Enquanto os modelos anteriores tinham um consumo de energia elétrica de 4,5kw/hr, o novo modelo consome apenas 1,5kw/h, para a mesma produção/mês, com reposição de 4.000 litros de água/dia.
Para a instalação de qualquer uma das fábricas é condição necessária que o terreno esteja plano e o solo compactado. É necessário também um ponto de água, ponto de energia elétrica, de preferência 220 volts trifásico e um ponto para escoar as águas servidas. O sistema não resiste mais do que 30 minutos sem energia elétrica, sendo indispensável ainda possuir um gerador que forneça oxigênio neste período de forma a não correr o risco de perda dos peixes. Uma outra solução é ter um grande reservatório de água, com no mínimo, o dobro da capacidade de água de uma fábrica, para trocas d’água nesses eventuais períodos de falta de energia. Contatos com a Recolast podem ser feitos pelo fone (11) 6456-4109 ou pelo site www.recolast.com.br