Novos equipamentos para a aquicultura 4.0

Estar há 35 anos no mercado fabricando uma gama de equipamentos que tornam mais fácil e produtiva a vida do agricultor e do aquicultor não basta para a Trevisan Equipamentos Agroindustriais: apostar sempre em expansão e inovação é o que também distingue a corporação. E sua mais nova investida nessa direção foi a aquisição da bem-sucedida Fishtronics, agora chamada de Trevisan Automação.

Leia também: Berçários intensivos na carcinicultura: uma atualização no processo de produção pode fazer diferença?

A empresa especialista em soluções tecnológicas para a automação de criações se integra ao grupo paranaense agregando novas funcionalidades aos já conhecidos produtos da marca, como os alimentadores de peixe e de camarão, e aeradores, que passarão a contar com tecnologia de ponta para dinamizar o seu funcionamento. Placa solar e controle de funções por aplicativo serão algumas das tecnologias embarcadas nos produtos a partir de agora.

Tecnologia para produtividade

Sócio da Trevisan Automação, Luiz Dysarz explica que o controlador automatizado monitora oxigênio e temperatura dentro dos tanques e dá ao produtor a informação precisa para que ele ligue os aeradores somente quando for necessário e desligue quando não for, economizando energia. Esse controle preciso de oxigênio e temperatura também permite saber a melhor hora para tratar os animais. E tudo isso é acessível no celular, por meio de um aplicativo que auxilia também na gestão do negócio, a partir dos dados gerados: “Dá pra saber qual foi a conversão alimentar de uma semana pra outra, qual aerador ligou e qual não ligou, quantas horas ficou ligado e muitos outros dados”, revela Luiz, lembrando que tais informações permitem ao produtor refinar seu custo de produção e tornar a atividade mais lucrativa.

Leia também: Seria a aquaponia uma forma de viabilizar o RAS no Brasil?

Novas incorporações de tecnologia aos equipamentos virão nos próximos meses, como o controle da quantidade de ração nos silos e o monitoramento na qualidade da água, com uma sonda multiparâmetros que dará informações sobre saturação de oxigênio e níveis de potássio, fósforo e pH, entre outros. Tudo na palma da mão para o produtor entrar com o pé direito na aquicultura 4.0! 

Parcerias novas e antigas

Recém-chegado da Aqua Expo Guayaquil, no Equador, o supervisor de vendas da Trevisan, Nedyr Chiesa, se animou de ver em exposição por lá os equipamentos resultantes da associação de sua empresa com a mexicana Iosa, que são comercializados em países como México, Equador, Honduras, Bolívia, Paraguai, Argentina e Colômbia.

E da parceria com a israelense Maofmadan, líder mundial na área de equipamentos e tecnologias para a indústria da aquicultura, a Trevisan também anuncia novidades: trata-se de um aerador com motor em aço inoxidável, totalmente blindado, o que garante uma durabilidade maior e também economia de energia: “Esse motor não tem ventoinha, são os próprios respingos de água do aerador que fazem seu resfriamento. É um motor próprio para aeradores”, explica Marcelo Trevisan, sócio diretor da Trevisan Equipamentos.  

Leia também: Vacinação por imersão em peixes: avanços e desafios no Brasil

Outras boas notícias virão em 2023, pois os executivos da Trevisan iniciaram o mês de novembro visitando a fábrica da Maofmadan em Israel com o objetivo de alinhavar mais parcerias. O supervisor de vendas da Trevisan, Nedyr Chiesa, espera já revelar algumas dessas conquistas durante a próxima Fenacam, a partir do dia 15 de novembro em Natal, onde todas as novidades anunciadas em automação também serão apresentadas pela Trevisan.