Foto: Vista aérea das Instalações do Laboratório de Camarões Marinhos da UFSC na Barra da Lagoa, Florianópolis – SC
Resultados e Perspectivas
Com o intuito de viabilizar a carcinicultura em Santa Catarina, no segundo semestre de 1998, a UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina e a EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural, introduziram a espécie Penaeus vannamei nas fazendas existentes no Estado e já foram realizados, até o momento, dois ciclos de cultivo.
No primeiro ciclo (novembro/janeiro), foram utilizados náuplios provenientes da Venezuela, tendo sido empregadas densidades que variaram de 12 a 15 animais/m2e as produtividades, após 84 dias de cultivo, variaram de 750 e 1.650 kg/ha.
No segundo ciclo (fevereiro/abril), estes resultados não só foram confirmados, como também foram ampliados para valores que variaram de 1.600 a 2.500 kg/ha, num mesmo período de cultivo. As densidades empregadas no segundo ciclo variaram de 15 – 25 animais/m2. Neste ciclo os náuplios vieram da Região Nordeste do Brasil e a larvicultura, desde náuplios até PL 20, foi realizada no Laboratório de Camarões Marinhos da UFSC.
Em ambos os ciclos a sobrevivência média foi superior a 70 % e a conversão alimentar média inferior a 1,1:1.
Programa Estadual de Cultivo de Camarões Marinhos
Os excelentes resultados obtidos com P. vannamei motivaram a elaboração do Programa Estadual de Cultivo de Camarões Marinhos, lançado em 22 de maio último no município de Laguna pelo Governador Esperidião Amim, que tem como metas a implantação de 2.500 hectares de cultivo, a geração de 3.000 novas oportunidades de emprego e a geração de recursos equivalentes a R$ 50 milhões/ano, a partir da implantação da área projetada.
O Programa é destinado preferencialmente aos pescadores artesanais e aos pequenos e médios produtores, em empreendimentos coletivos, familiares e/ou individuais. A integração entre a UFSC e a EPAGRI e outras instituições é sem dúvida o alicerce para o sucesso da atividade da carcinicultura marinha em Santa Catarina. Nos últimos dez anos a parceria UFSC/EPAGRI já beneficiou centenas de pescadores artesanais através dos projetos de repovoamento das lagoas costeiras do estado. Da mesma forma, os recursos obtidos com estes projetos propiciaram a manutenção e ampliação do Laboratório de Camarões Marinhos da UFSC, atualmente com capacidade para produzir mensalmente 30 milhões de pós-larvas das espécies P. vannamei, P. paulensis e P. schmitti.
Em janeiro do corrente ano, a empresa Yakult S/A doou a UFSC uma área com 20 viveiros que perfazem 23 ha de espelho de água, sendo este um apoio fundamental para a solidificação da atividade na Região Sul do Brasil. A fazenda Yakult servirá como unidade experimental da UFSC e EPAGRI, tendo como diretrizes básicas a implementação de um programa genético para a formação de bancos de reprodutores e a realização de cursos profissionalizantes para os diversos segmentos envolvidos com a atividade da carcinocultura marinha. Participaram do projeto e colaboraram nesta matéria Walter Seiffert – [email protected], Roberto Bianchin Derner – [email protected], Rodolfo Petersen – [email protected] e Elpidio Beltrame – [email protected]