O futuro da alimentação na carcinicultura chegou!

A linha de rações aqua da ADM Nutrição Animal está ganhando uma nova integrante que vem para fazer história na carcinicultura brasileira: Camanutri 35J Auto Feeder é o nome do produto desenvolvido especialmente para uso em alimentadores automáticos, uma inovação que vem alavancando a produtividade nas criações de camarão mundo afora e que já se desenha como uma tendência nas fazendas brasileiras. Estima-se que dezenas de alimentadores automáticos já estão em testes em diversas cidades do Nordeste, e a expectativa é que a novidade está vindo para ficar.


Pensando nisso, a ADM Brasil voltou suas atenções para a Aqua Expo 2023 – que aconteceu entre 23 e 26 de outubro passado em Guayaquil, Equador – e enviou para lá um grupo de executivos com uma missão bem específica: conhecer a tecnologia de produção de uma ração mais adequada para uso em alimentadores automáticos. E já colocou o aprendizado em prática: “Essa ração precisa apresentar características físicas e nutricionais diferentes das rações normais, de modo a resistir à ação do lançamento dos pellets na água, ao mesmo tempo capaz de atrair e concentrar uma grande quantidade de camarões na área de alimentação.”, explica Eduardo Urbinati, gerente de Produtos de Aquicultura da ADM Nutrição Animal. Ele foi ao Equador acompanhado do gerente regional
Edgar Manso e do diretor comercial Marcelo Trez, além do professor Alberto Nunes, coordenador do Laboratório de Nutrição de Organismos Aquáticos da Universidade Federal do Ceará. 

Leia também: Uma análise dos custos de produção na carcinicultura: desafios e oportunidades

A ADM também trouxe da Aqua Expo uma parceria fechada com uma empresa líder no mercado de alimentadores automáticos na América Latina para testar alguns equipamentos por aqui. Cerca de 30 máquinas importadas serão cedidas a algumas fazendas clientes da ADM no Nordeste para um processo de avaliação não somente desses equipamentos, mas também do desempenho da Camanutri 35J Auto Feeder. “Esses parceiros estão vindo para rodar com a gente pelo Nordeste agora no começo de novembro, para entender melhor o nosso mercado”, completa Eduardo Urbinati. 

Leia também: Diagnóstico laboratorial: recebi meu laudo; como interpretar?

Grupo da ADM Brasil em visita à fábrica Balnova da ADM Equador. Da esquerda para direita: Alberto Jorge Nunes (1o), Eduardo Urbinati (3o), Marcelo Trez (5o) e Edgar Manso (6o)
Grupo da ADM Brasil em visita à fábrica Balnova da ADM Equador. Da esquerda para direita: Alberto Jorge Nunes (1o), Eduardo Urbinati (3o), Marcelo Trez (5o) e Edgar Manso (6o)

Leia também: O bem-estar animal na aquicultura e o acesso ao mercado internacional