Por: Phillip Scott
Dois mil produtores tailandeses de camarão marinho, reunidos na capital do País, protestaram em passeata contra os baixos preços do produto.
Acredita-se que a baixa foi causada pelo acúmulo de camarão no Japão, principalmente durante a doença de Hiroíto, período em que os japoneses suspenderam festas e celebrações, contribuindo para a formação de um estoque de 100 milhões de quilos.
Também deve ter contribuído para o protesto dos tailandeses a expansão mundial do cultivo. Nos dois últimos anos os criadores de camarão aumentaram em 25% o volume ofertado.
Apesar disso, que poderia atuar como fator de desistímulo, há uma nítida tendência de crescimento da oferta de camarão cultivado nos próximos anos.
Esse novo quadro – excesso de oferta e preços baixos – pode ser desfavorável para países como a Tailândia, Filipinas e Taiwan que adotam técnicas altamente intensivas, com custos elevados. Países que produzem a custos mais baixos, como a China, lndonésia e outros, podem sair ganhando. A competividade no mercado mundial depende dos custos e da qualidade do produto ofertado.