Os países ibero-americanos produtores de pescado terão a partir de 2008 um fórum destinado a integrar seus centros aqüícolas. O Fórum foi criado pela Organização Latino-americana de Desenvolvimento Pesqueiro – Oldepesca com o objetivo de promover a cooperação entre as instituições, facilitando a troca de informações com a intenção de fomentar a qualificação dos centros, através da integração entre os países.
A Oldepesca justifica a iniciativa afirmando que a aqüicultura vem assumindo participação cada vez maior no crescimento sócio-econômico dos países latino-americanos. Entretanto, apesar do crescimento, a aqüicultura latino-americana enfrenta limitações como a necessidade de avanço na ciência e tecnologia.
A criação do Fórum foi planejada em seminário ocorrido em Lima, no Peru, em novembro e, segundo o diretor de Desenvolvimento de Aqüicultura da SEAP Felipe Matias, que representou o Brasil no encontro, o país está disposto a colaborar com os países menos desenvolvidos na área aqüícola, esperado também aprender com os demais. Outro resultado do encontro foi a constituição de um Observatório Ibero-americano de Aqüicultura, coordenado pela Oldepesca e inspirado na experiência espanhola, que tem um Observatório voltado à atividade. Matias foi escolhido um dos seis integrantes do comitê. A instituição terá uma plataforma virtual com fórum interativo para comunicação entre seus integrantes. Mais informações no site: www.oldepesca.org