A ABRAPOA – Associação Brasileira de Patologistas de Organismos Aquáticos, fundada em 1989, conta atualmente com cerca de 110 associados e, desde julho último, com uma nova diretoria. A Associação, que congrega todos aqueles que, de alguma maneira, desenvolvem atividades relacionadas às patologias de organismos aquáticos, elegeu como seu presidente, Gilberto Cesar Pavanelli da Universidade Estadual de Maringá – NUPELIA.
Gilberto pretende trabalhar politicamente no sentido de chamar a atenção das autoridades para os graves problemas que afetam a aqüicultura em nosso país, em especial quanto as doenças que atacam o pescado, alertando sobre os prejuízos que podem ocorrer, decorrentes das patologias que podem afetar os organismos aquáticos quando cultivados.
A proliferação intensiva dos pesque-pagues, está entre os pontos de alerta no que se refere a disseminadores de doenças de peixes, bem como a introdução de espécies exóticas, não só de um país para o outro, mas também a nível de diferentes bacias hidrográficas.
O novo presidente pretende estimular uma ação nacional de controle da Lernea, parasita que já está presente em todo o território brasileiro, e atentar para os problemas motivados pelo uso indiscriminado de antibióticos e outras drogas sem o devido respaldo de pesquisas que comprovem sua eficácia no combate às doenças do pescado.
Pavanelli dará ênfase também a necessidade de quarentena quando das aquisições de plantéis para criação e a importância do tão falado certificado ictiosanitário, como medida profilática fundamental para o controle das várias patologias do pescado.
Os contatos com a ABRAPOA poderão ser feitos através do Tel: (044) 222-9955 e do Fax (044) 226-1860 e e-mail: [email protected]