A aqüicultura vem crescendo sistematicamente mas ainda uma grande maioria de produtores trabalham seus cultivos de maneira extensiva para evitar gastos com rações e baratear seus custos de produção. ATDevido a baixa produtividade alcançada nesta forma de cultivo, aquicultores estão buscando soluções alternativas.
Com raras excessões, os fabricantes de rações não parecem estar seduzindo os produtores com produtos de boa qualidade a preços justos.
Muitos criadores, em suas fazendas, tem buscado soluções eficazes. Compram os insumos necessários para elaboração de rações e elaboram, eles próprios, uma ração que seja fresca, de composição conhecida e barata.
Assim, O mercado para peletizadoras especiais para aquicultura tem se mostrado excelente, diz Carlos Inforzato, gerente de vendas da Indústria e Comércio Chavantes, fabricante de peletizadoras que, nos últimos anos trouxe para seu rol de clientes o Grupo Sadia, a Guabi, Primor, Perdigão, Purina e muitos outros importantes nomes que hoje produzem com a qualidade de seus produtos.
A Chavantes, uma indústria genuinamente nacional fundada a 16 anos no Município de Chavantes – SP, é especializada neste tipo de equipamentos e fabrica peletizadoras desde 7,5 CV até 300 HP de potência.
AQÜICULTURA
Foi fácil identificar neste setor um grande mercado para nossas peletizadoras diz Carios Inforzato. A exemplo da equinocultura, da suinocultura e da avicultura, a aquicultura necessita de uma ração peletizada para facilitar o m_museio, minimizar o desperdício e obter um produto final com uma homogeneidade garantida sem separação dos micro-nutrientes. Isso certamente vai converter mais facilmente ração em carne, que é exatamente o que os produtores desejam. O custo benefício de nossos produtos é altamente compensador conclui.
Para aquicultura, a Chavantes desenvolveu uma linha especial que hoje produz rações em criações de peixes e camarões no Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso.
Este equipamento de 7,5′ CV é robusto, construído em estrutura de aço com matrizes e rolos em cromo níquel temperado e acionamento silencioso, feito por correias super V5. A operação é bem simples com fácil manutenção e mínimo desgaste nas partes em contato com a ração.
E Inforzato ainda conclui: todo piscicultor, por menor que seja, pode ter em sua propriedade esta tecnologia de primeiro mundo ao preço de terceiro mundo. O telefone da Chavantes é 0143-421911 e o fax é 0143-42-1913.