A aquicultura cresce no Brasil todo e o Grupo Guabi – um dos maiores produtores de rações do Brasil e líder no segmento de aquicultura – investe em tecnologia e pesquisas para alavancar o setor. O Grupo foi a primeira empresa nacional a produzir rações extrusadas para peixes e camarões. Também se destacou como pioneira na utilização de probióticos para melhorar o desempenho das rações. Em 2009, a Guabi realizou a aquisição de uma indústria de ração para aquicultura, em São Gonçalo do Amarante (CE). Em outubro de 2010, inaugurou a fábrica na cidade de Goiana (PE). Nesta unidade são produzidos vários tipos de rações, com ênfase em peixes, camarão e produtos para animais de companhia que abastecem todo mercado do Nordeste.
A Guabi tem o portfólio mais completo do mercado brasileiro, que está em constante aperfeiçoamento e evolução. Para camarões há diversos produtos, entre eles a ração Potimar Active Anti-Stress, que foi especialmente balanceada para cultivos em baixas salinidades. A ração evita o estresse fisiológico com a reposição de sais, além de outros nutrientes necessários aos camarões, especialmente durante o período das chuvas, quando ocorrem grandes variações de salinidade, alcalinidade e temperatura das águas.
A linha de produtos Pirá está crescendo com produtos específicos: Carnívoros e Truta, além dos recentemente lançados e sucessos de performance no campo Pirá Ideal, nas versões Tilápias e Redondos formuladas no conceito de proteína ideal, pois “imitam” a proteína do corpo do peixe que está sendo alimentado. As rações Pirá Ideal são de alta digestibilidade, além de serem formuladas para não haver falta ou excesso de nutrientes – estes são ingeridos na quantidade exata para cada espécie. Desta forma, os nutrientes presentes nas excretas são eliminados em menor quantidade, reduzindo os impactos ambientais da aquicultura e tornando-a uma atividade sustentável e econômica.
Outra inovação é a Pirá Mirim, flutuante e com apenas 1,0 mm de diâmetro, foi formulada para alevinos a partir de 0,6g e tem permitido aos parceiros da Guabi deixar o uso de rações em pó. Com isso preservam a qualidade da água dos viveiros de alevinagem, conseguem maior uniformidade e maiores taxas de sobrevivência. A produção desta ração tão pequena é tão especializada que a Guabi investiu em uma fábrica, dentro da fábrica de Sales Oliveira – SP dedicada exclusivamente a este produto.
Com 36 anos no mercado, o Grupo Guabi é hoje um dos maiores produtores de rações e suplementos do país e conta com oito unidades fabris localizadas em Campinas (SP), Bastos (SP), Sales Oliveira (SP), Pará de Minas (MG), Anápolis (GO), Além Paraíba (MG), Goiana (PE) e São Gonçalo do Amarante (CE).