Piscicultores discutirão em Buritama-SP o uso das Águas Públicas

Nos dias 12 e 13 de agosto em Buritama-SP será realizado o Iº Encontro Nacional de Piscicultores de Águas Públicas. Os organizadores do encontro esperam atrair para a cidade um grande número de interessados em discutir, de modo objetivo, os assuntos relacionados à piscicultura em tanques-rede instalados em águas de domínio da União. Será proposto também que se forme a Associação Nacional dos Piscicultores de Águas Públicas.

Na primeira parte da sexta-feira, dia 12, estão agendadas no Clube Náutico da cidade, apenas as inscrições para participação no evento e uma rodada de negócios. Depois do almoço, no próprio clube, é que acontecerá, efetivamente, a abertura do evento. Foram programadas para essa tarde uma palestra da SEAP sobre “Perspectivas da Piscicultura Interior no Brasil”; uma apresentação da experiência da empresa Tilápia do Brasil Ind. de Pescados de Aqüicultura Ltda., e a visita ao seu frigorífico. As atividades desse dia serão encerradas com um coquetel e jantar no clube.

Para o dia seguinte, sábado dia 13, a coordenação do evento está prevendo um passeio de barco, ao longo do Lago Nova Avanhandava, quando os temas “Obtenção da Licença Ambiental” e “Outorga do Uso da Água, serão discutidos junto a representantes do IBAMA, SEMA / DEPRN e ANA, que se dispõem a prestar esclarecimentos das principais dúvidas dos piscicultores.

A organização do evento informa aos interessados que o almoço e o coquetel do dia 12, bem como o passeio no barco e almoço do dia 13, já estão incluídos na taxa de inscrição de participação do encontro.

O assunto é importantíssimo, e o que se espera é que os organizadores do evento tenham a clareza para criar um clima propício onde possam surgir propostas concretas e objetivas para serem encaminhadas a quem de direito, no sentido de desatar o nó que amarra o desenvolvimento dos cultivos em tanques-redes em águas da União. Mais informações no e-mail: [email protected]