Piscicultores do São Francisco e fornecedores de insumos constituem a Peixe SF

Para defender a cadeia produtiva e fomentar o desenvolvimento sustentável da atividade na Região dos Lagos da Bacia do Rio São Francisco, foi criada a Associação de Aquicultura do Rio São Francisco – Peixe SF. Constituída em novembro último, no município de Paulo Afonso, a entidade pretende também ampliar o mercado interno e externo. A Peixe SF prestará ainda assistência técnica, econômica, política e representativa para seus associados, e terá autonomia administrativa e financeira. À frente da associação, está o produtor Antonio Almeida Jr., eleito seu primeiro presidente, tendo como vice a engenheira de pesca Jaqueline Chaves da Silva. Também compõem a primeira diretoria Mahmoud Daoud Wehbi, Elias Alves, Fagner Barbosa e Rodolfo Cavalcante Domarco. A entidade já conta com 63 sócios fundadores associados. e a meta é reunir os cerca de 300 produtores distribuídos nos municípios da região.

De acordo com o Almeida Jr., há dois grandes desafios para os próximos três anos. O primeiro deles é a regularização e a outorga dos empreendimentos aquícolas na região, processos que atualmente são muito lentos e burocráticos, limitando a atividade sob diversos aspectos. O outro grande desafio é equacionar três grandes gargalos históricos da tilapicultura na região: 1) a organização da cadeia produtiva, que não conta com unidades de beneficiamento, fazendo com que a produção seja praticamente toda comercializada in natura, com menor valor agregado; 2) a questão da qualidade da água, relativa à presença de macrófitas aquáticas originadas a partir do despejo dos esgotos de 505 municípios no Rio São Francisco e, 3) a ampliação do mercado consumidor, que ainda não possui o hábito de ter a tilápia em seu cardápio.

Com relação ao período de baixos preços de mercado para a tilápia, Almeida Jr. explica que não dá para brigar com preços de mercado, no entanto, é possível, sim, buscar estratégias para equilibrar as contas, como, por exemplo, minimizar custos de produção e aumentar valor agregado a fim de ganhar em escala e competir no mercado, que passa necessariamente também pelo estímulo ao consumo.

Na cerimônia de constituição da Peixe SF, o prefeito do município de Glória, BA, David Cavalcanti, assinou o Termo de Compromisso para cessão de duas salas comerciais localizadas na Rua Adauto Pereira de Souza, S/Nº, Praça da Juventude, Centro, Glória – BA, CEP 48610-000, para sediar a entidade.