Piscicultura cresce 8% no país

Dados do censo agropecuário do IBGE apontam que carpa e tilápia são os peixes de cultivo mais presentes nas propriedades rurais do Brasil

Brasil Rural
No AR em 08/08/2018 

Brasil Rural desta quarta-feira (8) entrevista Francisco Medeiros, presidente-executivo da Peixe BR – Associação Brasileira de Piscicultura, que abordou a piscicultura no Brasil, em especial o cultivo de carpa e tilápia.

Dados preliminares da pesquisa do IBGE, realizada em 2017, mostram a liderança da carpa com 119.916 propriedades do país, sendo que 93% na região Sul. Porém, apesar da maior presença de carpa em número de propriedades, a sua comercialização é pequena. A segunda colocada é a tilápia, com 110.072 propriedades.

Presente no Brasil há mais de 50 anos, essas especias exóticas de peixe são criadas na maioria das vezes para o sustento da família, o que demonstra grande importância da carpa e da tilápia na alimentação do pequeno produtor e do Brasil, explica Francisco. “É um outro olhar sobre o negócio do peixe. Com potencial enorme, o segmento cresceu em 2017 na ordem de 8%”, afirma.

Ouça a entrevista completa no player das Rádios EBC:

O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Fonte: EBC
http://radios.ebc.com.br/brasil-rural/2018/08/mesmo-com-o-brasil-em-crise-piscicultura-cresceu-8