Pond versão 3.0

A PD/A CRSP – Pond Dynamics/Aquaculture Collaborative Research Support Program é um programa de pesquisa que funciona desde 1982 visando aumentar a eficiência dos sistemas de aqüicultura em diversos países, entre eles alguns que se destacam atualmente no cenário mundial da aqüicultura como Honduras, Indonésia, Panamá e Filipinas. Ao atuar nesses países, o PD/A CRSP procura identificar os problemas que impedem o aumento da produção aqüícola e parte para as respostas mais apropriadas que levem em consideração os aspectos ambientais e as diferenças culturais.

Os experimentos conduzidos em inúmeros países em todo o mundo nos últimos dez anos, permitiram ao PD/A CRSP criar um banco de dados compilado por pesquisadores de diversas universidades norte-americanas, entre elas a Oregon State University. Baseado nessas informações, o Grupo de Análise de Biosistemas dessa universidade criou um software chamado POND – Pond Decision Support System, atualmente na versão 3.0.

O software é destinado a profissionais – produtores, extensionistas, pesquisadores, entre outros – que necessitem tomar decisões relacionadas aos seguintes fatores: características locais do empreendimento, características das espécies envolvidas, taxa de estocagem, alimentação, fertilização e taxa de abastecimento de água.

Os profissionais que lidam com viveiros podem utilizar o POND 3.0 como uma ferramenta para rapidamente explorarem os efeitos das várias combinações dos fatores acima relacionados, na performance do viveiro e nos resultados econômicos do empreendimento.

Gráficos podem ser gerados instantaneamente mostrando a situação atual do cultivo. Da mesma forma, a simulação dos resultados finais, com custos e receitas, poderá ser processada a partir dos valores fornecidos pelo próprio usuário baseado nos valores do dia da consulta.

Plataforma Windows

O POND é desenhado para rodar em ambiente Microsoft Windows (versão 3.1 ou superior) o que desta forma facilita à todos que já estejam familiarizados com esta plataforma. Requer um computador PC com pelo menos 1.5 MB disponível no HD e um mínimo de 4 MB de memória RAM. Apesar de rodar num 386, é recomendado processadores 486 ou superiores. O programa de instalação vem em um único disco de 3.5” e é muito fácil instalar.

A Panorama da AQÜICULTURA recebeu da Oregon State University uma cópia do POND 3.0 e um manual com 63 páginas impressas e se dispõe a enviar uma cópia gratuitamente para todos os assinantes que solicitarem. Serão apenas cobrados R$ 30,00 para as despesas de disquete, xerox do manual e envio através de correspondência SEDEX. Os assinantes interessados devem enviar à nossa redação, um cheque nesse valor, nominal a Panorama da Aqüicultura Ltda.