Presidente da WAS fala de suas expectativas para o encontro de 2003 no Brasil

Durante o Word Aquaculture 2002, realizado em Pequim, a Panorama da AQÜICULTURA conversou com Craig Browdy, atual presidente da WAS – World Aquaculture Society sobre a sua expectativa com a relação ao próximo World Aquaculture 2003, que se realizará de 19 a 23 de maio do próximo ano em Salvador – BA. Browdy, que trabalha no Departamento de Recursos Naturais do Estado da Carolina do Sul – EUA, se mostrou bastante entusiasmado com o fato de estar presidindo o comitê organizador do próximo encontro mundial na Bahia, e falou do seu desejo de que o evento venha a beneficiar diretamente o desenvolvimento da aqüicultura brasileira.

Panorama – Qual a expectativa da WAS ao realizar o evento do próximo ano em Salvador, Bahia?

Craig Browdy – A expectativa de fato é muito grande. O nordeste do Brasil é uma região onde a aqüicultura está se desenvolvendo muito rapidamente e tenho percebido que existe também uma grande expectativa dos produtores da região, que se preparam para receber especialistas de todo o mundo para uma troca informações. Percebo que desejam mostrar o que está sendo feito no Brasil. Há também uma grande expectativa de nossa parte para vermos reunidos todos os envolvidos com a aqüicultura brasileira. Estamos esperando pessoas que virão de todas as partes Brasil, e que trabalham com as muitas espécies. E pretendemos atende-las fazendo com que todas essas espécies estejam representadas na programação do evento. Há também uma expectativa grande para atender os participantes Latino-americanos, já que existem muitos projetos para que diferentes países da América Latina venham a trabalhar em conjunto para que possam desenvolver a aqüicultura em toda a região. Por fim, estamos pensando também nas pessoas vindas de todos os cantos da terra, como aqui em Pequim, onde temos mais de 80 países representados. E isso, já é mais do que suficiente pra afirmar que teremos um evento maravilhoso lá em Salvador.

Panorama – O que devem esperar os produtores brasileiros de um mega-evento como este?

Craig Browdy – Em primeiro lugar, os produtores terão as seções técnicas com uma programação também voltada para eles e para a indústria, além, é claro, da programação tradicionalmente voltada aos técnicos e cientistas. Terão também a oportunidade de visitar um grande feira com muitas novas tecnologias e novos produtos e serviços que estarão sendo oferecidos. Em um único lugar poderão ver coisas do mundo todo.

Panorama – De que forma isso está sendo elaborado?

Craig Browdy – A idéia é que nestas seções os produtores possam ter noções práticas que os ajudem a manter a saúde e o bom crescimento de seus animais, além de outros temas como marketing, etc.

Panorama – O Sr. havia comentado comigo em outra ocasião sobre os seus planos para estreitar o relacionamento com Associações de outros países. O Sr. poderia falar um pouco mais sobre isso?

Craig Browdy – Como presidente da WAS, um dos meus objetivos para o próximo ano é estreitar o relacionamento com associações nacionais e regionais de aqüicultura, pois isso beneficia a WAS a melhor disseminar as informações da aqüicultura em todo o mundo. Cada um dos participantes dessas associações poderá receber as publicações regulares da WAS, além de desfrutar dos descontos em todos os eventos que a WAS apóia. Desta forma, posso dizer que, desde já, estamos abertos para um acordo de cooperação com a Abraq – Associação Brasileira de Aqüicultura e com todas as outras associações que tiverem interesse.

Panorama – E como isso poderá feito?

Craig Browdy – É um processo relativamente simples e ágil. Nos já temos acordos com muitos grupos, entre eles a Associação Canadense de Aqüicultores, a Associação Caribenha de Aqüicultores, a Sociedade Européia de Aqüicultura, a Sociedade Coreana de Aqüicultura, a Sociedade Sul Africana de Aqüicultura. Temos acordos padrões para dar suporte a essas associações.

Panorama – Isso significa dizer que através da assinatura de um acordo os associados da Abraq podem passar a ser também associados da WAS?

Craig Browdy – Qualquer pessoa pode se tornar membro da WAS e, de fato, temos muitos membros do Brasil. Um acordo de associação com a Abraq vai permitir que pessoas que não são necessariamente membros da WAS possam ter acesso a informações que a WAS habitualmente divulga através de seus informes.

Panorama – A mensagem final é sua…

Craig Browdy – Novamente, a expectativa é grande para o WAS 2003 e estão em andamento muitas negociações para que o evento atraia o maior número possível de especialistas e produtores ao Brasil, e isso certamente será bastante estimulante para a indústria aqüícola brasileira. Como todos sabemos, quando um evento da WAS se realiza em um país, o efeito benéfico que ele traz para a indústria local continua a ser percebido nos anos que se seguem. E é isso que esperamos que aconteça no Brasil após a World Aquaculture 2003 em Salvador.