Psicultores da região celebram conquistas em concurso nacional com encontro em Patrocinio do Muriaé

Piscicultores da Zona da Mata irão celebrar os prêmios alcançados no III Concurso Nacional de Guppies e Bettas de Linhagem em um encontro em Patrocínio do Muriaé nesta sexta-feira (15). O concurso ocorreu em Belo Horizonte, no final de maio, durante a Exposição Estadual Agropecuária. A conquista mostra a qualidade da produção regional e como o trabalho do Senar foi importante para o desenvolvimento do polo de piscicultura ornamental. Há mais de dez anos, a instituição leva cursos na área para os produtores da região.

Os vencedores são integrantes da Associação dos Aquicultores de Patrocínio do Muriaé e Barão do Monte Alto (AAQUIPAM-BMA). Fabiano de Paula Ferreira venceu com o melhor peixe Betta do Brasil e também na categoria Betta Macho Cauda Longa Multicolor. Aldir Luney Lacerda ganhou nas categorias Betta Macho Cauda Curta Double Tail e Betta Macho Cauda Longa Dragon. Ronaldo Vilela Ávila conquistou o primeiro lugar na categoria Betta Macho Cauda Longa Cor Sólida e Cloves Júnior de Paula Pereira, na Betta Macho Cauda Curta Cor Iridescente.

Para o presidente da associação, Gabriel Miranda Batista, que também é instrutor do Senar Minas, a premiação reforça a excelente qualidade dos peixes produzidos na região. A AAQUIPAM-BMA conta com cerca de 50 piscicultores e hoje no município há cerca de 80 famílias na atividade. De acordo com o governo de Minas Gerais, o estado é o maior produtor de peixes ornamentais do país, com destaque para a Zona da Mata, que produz cerca de 70% dos peixes ornamentais que abastecem o mercado nacional.

Gabriel Miranda - Presidente da Aaquipam e instrutor do Senar (Foto: SENAR - Regional Viçosa)
Gabriel Miranda – Presidente da Aaquipam e instrutor do Senar (Foto: SENAR – Regional Viçosa)

“Foi a terceira edição do evento, que já é uma das maiores exposições de peixes ornamentais do país. Nunca tínhamos conquistado o prêmio de melhor peixe Betta nesse concurso. Esta conquista é única e demonstra para todo o Brasil a qualidade dos peixes produzidos em nossa cidade, Patrocínio do Muriaé, que é conhecida como a capital nacional do peixe Betta”, destacou.

Segundo Gabriel, os maiores desafios para o setor crescer é a falta de conhecimento e a manutenção da qualidade dos animais. “Não temos muitas instituições que forneça informações e incentive novos produtores a entrarem na atividade. Quem está no negócio depende de conhecimento profundo e precisa se atualizar constantemente para se manter competitivo no mercado”, explicou.

Nesse ponto, o Senar se destaca e contribui para mudar essa realidade ao oferecer capacitações e treinamentos ao homem do campo. “Precisamos de instituições que ofereçam informações e incentivo. O Senar é o único que oferece esse apoio em nossa região. Os cursos são importantes para apresentar a atividade a produtores interessados em iniciar a atividade e também oferece oportunidade ao produtor experiente a atualizar seus conhecimentos”, enfatizou.

Comemoração
O evento está marcado para as 18h desta sexta-feira no Chalé, em Patrocínio do Muriaé. Todos os produtores foram convidados para celebrar as conquistas no Concurso de Peixes Ornamentais, além de conhecer as ações promovidas pela associação e as novidades do setor.

A gerente regional do Senar Minas em Viçosa, Silvana Novais, estará presente. Também são esperados representantes da Seapa, UFV, Emater, Sebrae, parceiros e autoridades do município.

Assessora de Comunicação – Sistema faemg – Regional Viçosa

Fonte: Rádio Muriaé
http://radiomuriae.com.br/noticias/psicultores-da-regiao-celebram-conquistas-em-concurso-nacional-com-encontro-em-patrocinio-do-muriae