Relação de Expositores no 5º ISTA

AQUATIC ECO- SYSTEMS INC.
1767 Benbow Court Apopka – Florida – 32703 – USA
Contato: Ricardo Arias Fone: 407/886-3939 – Fax: 407/886-4884 e-mail: [email protected] www.aquaticeco.com

A Aquatic Eco-Systems Inc. é uma empresa norte-americana com 22 anos de existência, que distribui uma linha completa de equipamentos para aqüicultura além de ser especializada em desenho de sistemas de aeração, troca de calor, bombas d’água, filtragem etc. Uma equipe técnica bilíngüe altamente capacitada elabora um desenho completo do sistema de aeração e indica equipamentos adequados para o cliente. Solicite nossos catálogos.


AGRIBRANDS PURINA DO BRASIL
Av. Prof. Benedito Montenegro s/n – Bairro Betel 13140-000 – Paulínea – SP Contato: Vanice Waldige
Fone: (19) 3884-7188 – Fax: (19) 3884-7927 e-mail: [email protected]

Fundada em 1894, a Purina é líder mundial em nutrição animal. No Brasil atua há 33 anos, fornecendo alimentos de superior qualidade para resultar em maior ganho de peso no menor tempo de cultivo. O Programa Nutripeixe é composto por rações formuladas com a exclusiva tecnologia mundial Purina, o Sistema Aqua, que avalia os ingredientes que compõem a ração com base na biodisponibilidade para os peixes de aminoácidos, fósforo e energia digestível. Esta tecnologia, aliada ao eficiente processo de produção, resulta em rações que promovem a melhor digestabilidade, ótima taxa de crescimento e muito mais performance na produção.


ALISUL ALIMENTOS
Rua João Carlos Von Hohendorff n o 900 – Vila Scharlau 93135-400 – São Leopoldo – RS Fone: (51) 568-1399 – Fax (51) 568-1077
Contato: Sergio Malavazi e-mail: [email protected] www.alisul.com.br

Com início de suas atividades há 21 anos, a Alisul Alimentos S.A., possui quatro fábricas, estando a matriz localizada em São Leopoldo – RS e as demais, instaladas em Carazinho – RS, Itajaí – SC e Maringá – PR. Sua produção é voltada para os mais diversos segmentos: animais de grande porte, petfood e peixes, com uma linha completa de produtos que atendem diferentes espécies, nas mais variadas fases de criação. Os produtos fabricados pela Alisul Alimentos S.A. são comercializados em mais de 5.000 pontos de vendas no Brasil e países do Mercosul, através da marca de qualidade SUPRA.


ACQUA & IMAGEM SERVIÇOS
Rua Marrocos, 30 – Jd. Bonfiglioli 13207-390 – Jundiaí – SP
Contato: Fernando Kubitza
Fone/fax: (11) 7397-2496 e-mail: [email protected]

A Acqua & Imagem oferece Cursos Avançados em Piscicultura em Jundiaí-SP e realiza a capacitação gerencial e técnica de profissionais da aqüicultura em todo o Brasil. Seu Laboratório de Ictiopatologia e Análise de Águas confere apoio aos aqüicultores e técnicos. Seus profissionais atuam no suporte técnico e logístico de empresas de destaque na aquicultura nacional. A Acqua & Imagem conta com uma ampla coletânea de livros e apostilas técnicas assinadas pelo Dr. Fernando Kubitza e seus colaboradores.


ATA – AMERICAN TILAPIA ASSOCIATION
1901 North Fort Meyer Dr. suite 700 Arlington, Virginia 22209 – EUA
Contato: Kevin Fitzsimmons
e-mail:[email protected] www. tilapia.org

A ATA – American Tilápia Association é uma associação norte-americana sem fins lucrativos aberta a membros de todas as partes do mundo. O objetivo inicial da ATA é apoiar o crescimento da produção e do consumo da tilápia nos EUA através da educação que é levada a seus membros através de uma rede de informações. A ATA é um membro da NAA – National Aquaculture Association e seus membros recebem notícias da Associação a cada quatro meses, têm descontos para inscrição nos encontros promovidos pela World Aquaculture Society, e em outros encontros relativos a indústria da tilápia, além de descontos na compra de livros publicados pela ATA.


BAHIAPESCA
Av. Adhemar de Barros n o 967 – Ondina 40170-110 – Salvador – Bahia Contato: Roseane Ribeiro Patriota
Fone: (71) 235-6521 – Fax: (71) 235-7285
e-mail: [email protected] www.bahia.ba.gov.br/saeb/perfil99/bpesca_org.htm

A Bahia Pesca é uma empresa estatal de agronegócios, responsável pelo fomento da aquicultura e da pesca no Estado da Bahia, através de apoio técnico, consultoria e avaliação de projetos. Tem como objetivo maior disseminar a política governamental de atração de investimentos privados que possam ser geradores de emprego e renda, como a piscicultura e carcinicultura. O número de produtores envolvidos com o cultivo comercial de peixes no Estado da Bahia chega a 7 mil e o número de produção de pescado a 3,5 mil toneladas. A Bahia Pesca, como uma empresa da Secretaria da Agricultura do Governo do Estado da Bahia, tem se caracterizado pelo seu desempenho expresso numa estratégia orientada para o incremento da atividade, alicerçada em investimentos, disseminação de tecnologia e especialização (treinamento de mão-de-obra). Hoje, a Empresa vem ampliando os seus laços no conjunto da atividade econômica, diversificando mecanismos para alianças estratégias de modo a atrair para a Bahia empresas que atuam nos setores da aquicultura e pesca. Iniciativas como a do Projeto Tilápia e do Rio de Contas que correspondem a uma produção de 30 mil toneladas/ano e um investimento de R$ 20 milhões são resultado da política governamental de atração de investidores para o setor da aquicultura. Os projetos vão dar sustentabilidade econômica a Paulo Afonso e Jequié, gerar 2,4 mil empregos diretos, e vai transformar a Bahia no maior produtor de peixes em cativeiro da América Latina.


BASS TECNOLOGIA EM PISCICULTURA
Av. Alfredo Sartorelli, n o 171- Águia Castelo 18550-000 – Boituva – SP Contato: Eng.Victor De Carli – Fone/fax: (15) 263-1195
e-mail: [email protected] www.basspiscicultura.com.br

A Bass desenvolve tecnologia para a indução de campos eletromagnéticos e dispõe de produtos e equipamentos para o controle do ambiente aquático. Além de aclimatizadores e filtragem automática para retenção de sólidos e amônia, oferece também aos aqüicultores, esterilizadores e difusores de ar inquebráveis. A empresa comercializa ainda um sistema de criação superintensiva que possibilita a criação de peixes em alta densidade e com baixa renovação de água.


BELGO- MINEIRA BEKAERT ARAMES
Av. T9, n o 945 sala 204 – Setor Bueno 74215-020 – Goiânia – GO
Contato: Claude Mines
Fone: 0800 – 31-3100 – (31) 329-3677 – Fax: (31) 329- 2616
e-mail: [email protected] www.belgobekaert.com.br

A Belgo Mineira Bekaert Arames é líder brasileira e vice-líder mundial no setor de arames, com uma capacidade produtiva de 750 mil toneladas/ano. A empresa comercializa tanque-rede com tela de arame soldada, galvanizada e revestida de PVC de alta aderência, que garante ao produto maior resistência e durabilidade. O sistema desenvolvido pela empresa recebeu o Selo de Excelência Embrapa como produto testado e aprovado para uso em todo o Brasil. O tanque-rede da BMBA foi concebido para utilização em locais com incidência de predadores, especialmente desenvolvido para simplificar a vida do produtor rural.


BERNAUER AQUACULTURA
Rod. BR 470 km 59 89070-270 – Blumenau – SC – Brasil
Contato: Klaus Carlos Bernauer
Fone: 0055 (47) 334-0089 – Fax: 0055 (47) 334-0090
e-mail: [email protected] www.beraqua.com.br

A Bernauer Aquacultura é a maior empresa brasileira fornecedora de insumos para a aqüicultura, projeta, fabrica e comercializa uma completa linha de equipamentos, desde materiais para laboratório, aeradores, alimentadores automáticos, máquinas para selecionamento, roupas profissionais, caixas e sistemas de transporte e máquinas de beneficiamento de pescado. Oferece também todo o treinamento para o uso dos produtos e assistência técnica.


CODEVASF SGAN
Quadra 601 – Bloco I – Ed. Deputado Manoel Novaes 70830-901 – Brasília – DF Contato: Albert Bartolomeu de Sousa Rosa
Fone: (61) 312-4679 – Fax: (61) 321-1553
e-mail: [email protected] www.codevasf.gov.br

A CODEVASF – Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco – é uma Empresa Pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional, sediada em Brasília (DF), com área de atuação nos Estados de Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Distrito Federal. Sua missão é planejar e executar ações de desenvolvimento do Vale do São Francisco, com ênfase no aproveitamento dos recursos de solo e de água, com a aqüicultura sendo uma de suas prioridades.


DPA – Departamento de Pesca e Aqüicultura/MA
Esplanada dos Ministérios – Bloco D – sala 950 – Eixo Monumental 70043-900 – Brasília – DF
Contato: Gabriel Calzavara de Araújo
Fone: (61) 218-2901 / 218-2112 – Fax: (61) 224-5049
e-mail: [email protected] www. agricultura.gov.br/dpa

Ao Departamento de Pesca e Aqüicultura compete elaborar as diretrizes para o desenvolvimento e o fomento da produção pesqueira e aqüícola, com vistas a subsidiar a formulação da política agrícola. Promove também a execução e a avaliação de medidas, programas e projetos de apoio ao fomento da aqüicultura e ao povoamento e repovoamento de coleção de água com espécies aquáticas. Além disso, promove ações que visem à implantação de infra-estrutura de apoio a produção e comercialização do pescado.


ENGEPESCA LTDA
Rua Brusque 460 88303-000 Itajai-SC
Contato : Eng. Philip Conolly PABX / FAX (47) 344 6929
e-mail: [email protected] www.engepesca.com.br

A ENGEPESCA LTDA, fundada em 1986, é a empresa pioneira no Brasil na fabricação de tanques rede, picarés, tarrafas, puçás, travesseiros e lanternas para o cultivo de ostras e mexilhões. Também fornece telas de polietileno de alta densidade HDPE da INTERMAS/Espanha, para filtros de comportas e construção de gaiolas. A ENGEPESCA presta assessoria técnica na escolha e no correto manuseio das redes, oferecendo equipamentos adequados e de alta qualidade. O mais novo lançamento, exclusivo para a ISTA, é a TilápiaNet®, uma rede de despesca desenvolvida após vários anos de pesquisas de campo junto a produtores de tilápias.


ESTAÇÃO DE PISCICULTURA AQUABEL
Fazenda Belmonte – Caixa Postal – 08 86600-000 – Rolândia – PR
Contato: Ricardo Neukirchner Fone/fax: (43) 9972-3546 / 256-2307
e-mail: [email protected] www.aquabel.com.br

Pioneira na incubação artificial de tilápias no Brasil, a Aquabel iniciou seu projeto de criação em 1995. Hoje é considerada a fazenda que contém o melhor laboratório do Brasil em produção de alevinos, se posicionando entre os 5 melhores do mundo. Seu moderno laboratório mede 500 m2 e é montado com sistemas de recirculação, reaproveitamento e controle de temperatura da água, que tem como objetivo minimizar ao máximo o stress das larvas e dos alevinos. Além do laboratório, a fazenda possui ainda 1 hectare de estufas, onde o ambiente climatizado garante uma produção estável no decorrer do ano, mesmo nos meses de inverno. Saiba mais sobre a empresa em matéria nesta edição.


FISHGEN LTD.
University of Wales, Swansea Swansea – SA2 8PP -UK
Contato: Eric Roderick Fone: 44(0)1792 295380 – Fax 44 (0)1792 513030
E-mail: [email protected] www.fishgen.com

A Fishgen, uma empresa da University of Wales, Grã-Bretanha, comercializa uma tecnologia genética inovadora para produção de machos de tilápia. A “YY male technology”, ou tecnologia de machos YY, utiliza reprodutores supermachos que possuem uma característica única de ter uma prole unicamente composta de machos. Esta prole é chamada de GMT (marca registrada) ou Genetically Male Tilapia. A Fishgen também oferece consultoria em todos os aspectos relacionados a tilápia e ao seu cultivo.


FISHTEC CONSULTORES ASSOCIADOS
SRTV/N Q 701 Conj. C – Centro Empresarial Norte – Sala 620 B -Asa Norte 70710-200 – Brasília – DF
Contato: Luis Tadeu Assad Fone/fax: (61) 329-5657
e-mail:[email protected] www.fishtec.com.br

A Fishtec Consultores Associados atua nas seguintes áreas: escolha de local, desenho, instalação e operação de empreendimentos aqüícolas e plantas de processamento; logística de comercialização; estudos de viabilidade técnica e econômica (E.V.T.E); estudos ambientais; projetos para obtenção de registros, licenças, outorgas, cessão, entre outros; consultoria jurídica ambiental; projetos para captação de recursos; e treinamento e capacitação de mão-de-obra.


GERBI PESCADOS COM. IND. IMP. EXPORTAÇÃO
Rod. Municipal Comendador Lorenço Gerbi n o 205 13857-000-Estiva Gerbi-SP
Contato: Marcelo/Marcos Gerbi Fone/fax: (19) 3868 – 9726
e-mail: [email protected]

A Gerbi Pescados, uma subdivisão da Agropecuária Mata Verde, atua no setor de pescados dando ênfase à tilápia, pioneira do Projeto Gerbi Pescados. Contando com S.I.F. e HACCP está apta a trabalhar tanto a nível nacional como internacional. Tendo em vista a boa aceitação da tilápia no mercado mundial, a Gerbi Pescados se abre aos produtores para que juntos em parceria, nas suas diversas formas, possam escoar nosso grande potencial de produção.


GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO/SECRETARIA DE AGRICULTURA, ABASTECIMENTO, PESCA E DESENVOLVIMENTO DO INTERIOR /FIPERJ/EMATER-RJ
Endereço: Alameda São Boaventura, 770 – Fonseca 24120-191 – Niterói – Rio de Janeiro
Contato: Ricardo Júlio Fone/fax: (21) 625-1400/625-5056

O Governo do Estado do Rio de Janeiro ao desenvolver o Programa “Pólos de Piscicultura” já em atuação em 13 municípios da Região Sul Fluminense, tenta reverter a difícil situação em que se encontra o produtor rural e sua família neste Estado ao estabelecer criativas parcerias com Prefeituras; Ministério da Agricultura e Abastecimento; Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Desenvolvimento do Interior e, suas vinculadas FIPERJ- Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro e EMATER-Rio, Ministério do Trabalho e Emprego e Fundação Banco do Brasil. A iniciativa privada também faz parte desta parceria através das associações de piscicultores e da recém privatizada Light. O Programa “Pólos de Piscicultura” é constituído de quatro projetos básicos: entreposto de pescado, construção de viveiros para piscicultura, revitalização das Estações de piscicultura e implantação de tanques-rede em reservatórios.


KI-TANQUE – TANQUES-REDE
Rua Portugal n o 245 – Jardim Camanducaia 13905-070 – Amparo – SP Contato: Antonio Carlos Capóssoli Fone/fax: (19) 3807-5882 / 3807-3257
e-mail: [email protected]

A KI-TANQUE é uma sub-divisão da Ki-TELA. Há 15 anos no mercado, a empresa vem consolidando parcerias em todo o Brasil. Seus tanques-rede são produzidos com materiais de grande durabilidade e confeccionados de acordo com as necessidades do cliente. A confiança alcançada pela empresa se deve a qualidade do produto, conquistada através de investimentos em tecnologia de ponta, ao know-how empregado e ao treinamento qualificado dos seus funcionários.


MOGIANA ALIMENTOS
Rua das Magnólias n o 2405 – Jardim das Bandeiras 13050-070-Campinas – SP
Contato: Silvio Romero de C. Coelho
Fone: (19) 729- 4480 Fax: (19) 269-6117 e-mail: [email protected] www.guabi.com.br

Há mais de 25 anos a Mogiana Alimentos dava seus primeiros passos em direção ao futuro com a marca Guabi. Orientada para integração do conhecimento científico com o correto aproveitamento dos recursos naturais na fabricação de produtos saudáveis, a Mogiana vem contribuindo para a evolução da nutrição animal. Hoje, a Guabi já se transformou na maior produtora de alimentos para animais em todo o país e tornou uma empresa forte, madura e cada vez mais interessada em produzir uma linha de alimentos saudável e adequada às necessidades de cada animal.


MPE PARTICIPAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO
Rua São Francisco Xavier n o 603 – Maracanã 20550-011 – Rio de Janeiro – RJ Contato: Cristiane Maia Abreu Fone: (21) 204 – 2919 – (21) 567-5917
e-mail: [email protected]

A MPE, uma empresa atuante na carcinicultura brasileira, está desenvolvendo atualmente seu “Projeto Tilápia”, no Município de Paulo Afonso – BH, associada a AAT Internacional Ltda e a Universidade do Arizona. Os investimentos deverão transformar Paulo Afonso no maior produtor de tilápia da América Latina. O projeto abrangerá todas as fases do processo, começando com a produção de tilápias híbridas em sistema de raceways e se estenderá pelo beneficiamento, industrialização e comercialização dos produtos nos mercados nacionais e internacionais. A MPE é a empresa holding do grupo e já atua na aqüicultura baiana através da Valença da Bahia Maricultura S/A., produzindo e processando camarão marinho em instalações com HACCP.


NUTRON ALIMENTOS
Rua Paulo Fabiano Salles n o 60 – Jardim Nova Aparecida 13068-025 – Campinas – SP
Contato: Alexsandra Carmem Caseiro
Fone: (19) 740-6000 – Fax: (19) 740-6001
e-mail: [email protected] website: www.nutron.com.br

A linha de rações Nutron Peixes foi laborada a partir dos mais recentes avanços de pesquisas. Produzidas com ingredientes de alta digestibilidade, apresentam um perfeito equilíbrio de nutrientes, proporcionando um adequado crescimento dos animais. As rações são apresentadas em dois programas de alimentação. A Linha Tropical, direcionada para peixes onívoros, cultivados em viveiros, represas e tanques-rede de alto fluxo de água e a Linha Carnívoros, recomendada para produção intensiva de peixes de hábito alimentar carnívoro como o pintado, a pirarara e pirarucu.


PEIXES DO LAGO AZUL
Rua Cloves Pestana n o 351 – Dona Amélia 16050-680 – Araçatuba – SP Contato: Marcos Lopes Fone/fax: (18) 984-9113 / 631-4060
e-mail: [email protected]

A piscicultura Peixes do Lago Azul, fornece para aqüicultores de todo o Brasil alevinos de tilapia do Nilo e vermelha. Comercializa também juvenis de 30 gramas já adaptados em tanques-rede.


PISCICULTURA SANTA CECÍLIA DO PONTAL
Rua José Foz no 85/3o andar – Bairro do Bosque 19010-040 – Presidente Prudente – SP
Contato: Paulo Martins Fone/fax: (18) 221-0122
e-mail:[email protected] www.pisciculturasc.com.br

A Piscicultura Santa Cecília produz suas tilápias em tanques-rede em reservatórios cuja renovação total da água se dá a cada quatro dias. Isso, associado ao constante monitoramento ambiental e ao moderno sistema de industrialização, garante a qualidade final do produto e a sustentabilidade do projeto. A Piscicultura Santa Cecília Industria e Comercio Ltda. elabora diferentes cortes de filés, sendo que alguns são temperados e empanados, prontos para o consumo. Os resíduos do processamento são usados para elaboração de silagem para consumo de bovinos na própria Fazenda e as peles são curtidas ao Cromo ou Curtimento Bio degradável (Ecológico). Mais informações visite nossa página.


RECOLAST IMPERMEABILIZAÇÃO
Estrada do Frango Assado n o 201 – Vila Rio 07124-700 – Guarulhos – SP Contato: Luis Roberto Pelosi de Oliveira/ Margarete Paterno
Fone/fax: (11) 6440-0031 – Fax: (11) 6440-7786
e-mail: [email protected] www.recolast.com.br

Desenvolve sistemas intensivos para criação totalmente remontáveis que dispensam fundação e não poluem o meio ambiente. Ao procurar soluções práticas e econômicas para os aqüicultores, a Recolast criou módulos individuais de tanques para estocagem de líquidos cujo sistema permite que a água seja reaproveitada após a biofiltração, e que seja feita a montagem em locais próximos aos grandes centros de consumo.


REVISTA PANORAMA DA AQUICULTURA
Rua Mundo Novo n o 822 apto 101 – Botafogo 22251-020 – Rio de Janeiro – RJ Contato: Jomar Carvalho Filho
Fone: (21) 553-1107 – Fone/fax: (21) 553-3487
e-mail: [email protected] www.panoramadaaquicultura.com.br

A revista Panorama da Aqüicultura se dedica, há mais de dez anos, exclusivamente aos cultivos aquáticos. O leitor direcionado encontra nas páginas da Panorama da Aqüicultura os mais recentes resultados em pesquisas, informações sobre prestações de serviços, calendário de eventos nacionais e internacionais, análises e tendências do mercado consumidor, lançamentos de produtos e projetos em andamento. A revista oferece também aos leitores a sua Lista de Discussão Panorama – L, um fórum de debates na internet que possibilita aos participantes a oportunidade de trocar informações sobre os mais variados temas relacionados com a aqüicultura. O aqüicultor pode ainda, ao visitar o site na internet, encontrar algumas matérias disponibilizadas, tanto da edição atualizada, quanto de edições atrasadas.


SEBRAE – RJ
Santa Luzia, 685 – 9º andar – Centro 20030-070 – Rio de Janeiro – RJ Fone: (21) 524 – 2163 – Fax: (21) 262-8282
Contato pelo Programa Agronegócios: Heliana Marinho
e-mail: [email protected] www.sebrae.com.br

O Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas é uma instituição técnica de apoio ao desenvolvimento da atividade empresarial de pequeno porte, voltada para o fomento e difusão de programas e projetos que visam à promoção e ao fortalecimento das micro e pequenas empresas. Seu propósito é trabalhar de forma estratégica , inovadora e pragmática para fazer com que o universo dos pequenos negócios no Brasil tenha as melhores condições possíveis para uma evolução sustentável, contribuindo para o desenvolvimento do país como um todo.


SOCIL GUYOMARC’H
Rua Raul Pompéia n o 756 05025-010 – São Paulo – SP
Contato: Pedro Augusto De Zen Fone: (11) 3873-6702 – Fax: (11) 3871-4080 e-mail: [email protected] www.socil.com.br

A Socil Guyomarc’h, empresa especialista em nutrição animal, que está completando 60 anos de existência, desenvolveu uma linha de alimentos completos, específica para peixes tropicais chamada LAGUNA. Através de pesquisas constantes em clientes, órgãos governamentais (CEPTA), investimentos em tecnologia (equipamentos de produção e laboratoriais) oferece alimentos que proporcionam mais biomassa e menos poluição.


TREVISAN EQUIPAMENTOS
Av. Independência 2168 85950-000 – Palotina – PR
Contato: Nilvo e Adenir Trevisan Fone/fax: (44) 649-1754
e-mail: [email protected] www.trevisanequipamentos.com.br

A Trevisan Equipamentos Agroindustriais, criada desde 1987, é uma empresa que pela qualidade de seus produtos e serviços já atua também no mercado internacional. A empresa, preocupada em atender seus clientes de maneira a satisfazer suas necessidades, fornece para os aqüicultores equipamentos fabricados com materiais de alta qualidade e resistência 100% nacionais, entre eles: aeradores, incubadeiras, tratadores mecanizados e, caixas isotérmicas para transporte de peixes e alevinos. A empresa fornece aos interessados um catálogo de seus produtos.