Como maximizar a rentabilidade a partir de soluções sustentáveis na produção de camarão?

Soluções nutricionais biotecnológicas da Alltech, serão apresentadas na Feira Nacional do Camarão, FENACAM, direcionando caminhos para uma produção mais rentável e sustentável

Nos últimos anos, a carcinicultura brasileira deu saltos significativos visando sua autossuficiência e a conquista de mercados externos. Contudo, o desenvolvimento do setor vem acompanhado de um grande desafio: ser rentável e ao mesmo tempo sustentável. Pensando nisso, a Alltech apresentará, durante a Fenacam, soluções nutricionais biotecnológicas que maximizam a lucratividade e reduzem o impacto ambiental.

As práticas sustentáveis no segmento envolvem técnicas de manejo, bem-estar animal, dietas eficientes e redução de resíduos e poluentes na água e solo, auxiliando no combate à disseminação de doenças e fornecendo segurança alimentar.  

Soluções nutricionais que potencializam a produção de camarões 

Segundo a doutora em Aquicultura e gerente de vendas na Alltech, Carolina Farias, soluções nutricionais biotecnológicas maximizam os parâmetros zootécnicos que são relevantes  para a viabilidade econômica e ambiental do cultivo. Melhorias em índices, como a taxa de sobrevivência, conversão alimentar e digestibilidade da dieta, são encontradas em experimentações acadêmicas e a campo realizadas pela Alltech. “Por meio de uma nutrição eficiente, com minerais proteinados, complexos enzimáticos, probióticos, prebióticos e adsorventes de micotoxinas, conseguimos ampliar a rentabilidade e diminuir os resíduos da produção.” 

Boas práticas, como as citadas acima, acarretam em maior rentabilidade para os carnicicultores. Segundo a especialista, aditivos nutricionais que melhoram a saúde intestinal tem uma relação direta com a resposta imunológica, auxiliando, também , a reduzir a incidência de potenciais patologias. “Em 2015, por exemplo, vimos a importância desse cuidado com a incidência da Mancha Branca, síndrome que dizimou inúmeros viveiros no Nordeste”.

Sustentabilidade em pauta

Além da rentabilidade, tecnologias nutricionais como as desenvolvidas pela Alltech contribuem para que a produção de camarões seja mais sustentável. “Temos diversos estudos que atestam a melhora na saúde e crescimento dos animais, além da diminuição da emissão de gases de efeito estufa, a partir do uso de diversas tecnologias nutricionais.”, complementa a zootecnista. 

As soluções nutricionais da Alltech serão apresentadas no estande de Nº74 durante a XVIII Feira Nacional do Camarão (FENACAM), o principal evento de Carcinicultura e Aquicultura do Brasil e América Latina, que acontece entre 15 a 18 de novembro na cidade de Natal (RN). A Alltech estará com sua equipe de especialistas à disposição para atender e apresentar aos produtores suas soluções e esclarecer dúvidas.