Rio de Janeiro promove seu II Seminário Estadual de Maricultura

Quem for à cidade de Cabo Frio no Rio de Janeiro nos próximos dias 29, 30 e 31 de outubro terá a oportunidade de compartilhar da opinião de especialistas em maricultura que estarão reunidos no II Seminário Estadual de Maricultura.

Para a abertura do evento foi convidado Felipe Suplicy, Coordenador Geral de Maricultura da SEAP, que apresentará o Panorama da Maricultura no Brasil e os programas previstos para o setor. Em seguida, está agendada a palestra de Lúcio Fagundes, Diretor Técnico do Centro APTA do Pescado Marinho -SP.

Ainda no primeiro dia do evento, representantes do IBAMA/RESEX, CNPQ, IEDBIG, UERJ, PMAR, FIPERJ, UFF, E SEBRAE/RJ promoverão uma sessão técnica sobre os Programas para a Maricultura no Rio de Janeiro e, em seguida, Ana Carolina Guerrelhas, da Aquatec, o primeiro laboratório de pós-larvas de camarão do país, vai apresentar uma palestra sobre produção.

Para dar início à programação do dia 30, está agendada uma sessão técnica em que estarão presentes representantes das associações AMAR-CF, ACRIMAC, AMBIG, AMAR-Mangaratiba e AMAPAR. Aproveitando a presença desses grupos, Marc Diaz, do Sebrae/RJ, vai discutir o associativismo no desenvolvimento dos negócios.

A organização do evento convidou também Jaime Fernando Ferreira, Supervisor do Laboratório de Cultivo de Moluscos Marinhos da UFSC, para debater o cultivo de mexilhão. O cultivo de vieiras do IEDBIG – Instituto de Ecodesenvolvimento da Baia da Ilha Grande, será apresentado por Leonardo Argeo Zayas Fonseca. Este segundo dia do evento, será encerrado com um coquetel de confraternização após a palestra “Elaboração de Conservas para Produtos da Maricultura”, que será ministrada por Ângela Furtado, da EMBRAPA/RJ.

Para o último dia do Seminário, estão programados ainda os temas Cultivo de Ostras; Sistemas de Engorda e Comercialização de Camarão Marinho (José Arlindo Pereira, do Instituto de Ciências do Mar da UFC); Produção de Artêmia (Patricia Abelin, do IEDBIG); Cultivo de Peixes Marinhos (Graco Aurélio Viana do Departamento de Oceanografia e Limnologia da UFRN) e, Cadeia Produtiva de Moluscos Bivalves (Fabrinni Monteiro dos Santos, Coordenador de Ações do Programa Alimentos Seguros).

O Seminário vai acontecer no Teatro Municipal de Cabo Frio e as inscrições poderão ser feitas no local. Paralelos ao Seminário estão programados também a I Feira de Agronegócios do Mar, o Festival Gastronômico de Mariscos Cultivados e uma mostra de artesanato local. Mais informações pelo tel: (22) 2643-0805.