O gerente de projetos em Aqüicultura da SEAP, Rodrigo Roubach, assumiu neste mês a presidência do Capítulo Latino-americano e do Caribe da Sociedade Mundial de Aqüicultura (LACC-WAS), que representa todos os países da América Latina, contando com 260 associados. Envolvido na promoção e desenvolvimento da aqüicultura no continente, tem como objetivos principais congregar, expandir e divulgar a atividade junto a instituições de pesquisa, ensino e empresas, ressaltando a necessidade do desenvolvimento da aqüicultura de forma harmônica e integrada com o meio ambiente, com fins de gerar benefícios sociais para todas as camadas da população.
Roubach é membro da WAS desde 1990 e atuou como pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) desde 1988. Atualmente, exerce o cargo de gerente de projetos na Diretoria de Desenvolvimento de Aqüicultura (Didaq) da SEAP. Sua posse na presidência da entidade aconteceu durante o congresso da Caribbean & Latin American Aquaculture 2007, organizado pelo LACC-WAS de 6 a 9 de novembro em San Juan, Porto Rico. O congresso contou com a participação de aproximadamente 250 congressistas de diversos países, com forte participação da América Central e Caribe.
Roubach ressalta a importância do desenvolvimento da aqüicultura nos países da América Latina e Caribe em razão das excelentes perspectivas da atividade em gerar inclusão social, emprego e renda. Nesse sentido, o novo presidente destaca o papel estratégico da entidade. “A perspectiva da LACC-WAS inclui propiciar maior integração entre os países latino-americanos e caribenhos, envolvimento dos estudantes com fortalecimento e apoio dos encontros regionais, nacionais e internacionais na região, procurando assim um maior avanço e consolidação das ações para uma organização ativa e integrada às demandas supra-regionais”, diz. Informações sobre a organização podem ser encontradas nos endereços www.was.org ou http://www.revistaaquatic.com/LACC/.