Salmões certificados

A empresa chilena Salmones Pacific Star S.A. se converteu na primeira produtora de salmonídeos do Chile a obter três certificações internacionais (ISSO 9001, ISSO 14001 E OHSAS 18001) para todas as suas áreas de produção, segundo informações divulgadas pela revista AQUA. Com a obtenção dessas certificações a empresa também passou a ser a primeira a contar com um Sistema Integrado de Gestão, ferramenta desenvolvida pelo Instituto Tecnológico del Salmón S.A., e que exige um trabalho intenso para difundir, monitorar, manter e melhorar as políticas de qualidade, meio ambiente e saúde ocupacional da empresa.

Os centros marinho, de água doce, as plantas de processamento e a administração da empresa tiveram que trabalhar por mais de dois anos para conseguir as certificações sendo assessorados pela Fundação Chile para conseguir as certificações junto ao Bureau Veritas. Ao obter a certificação ISSO 9001, a empresa demonstra que responde com êxito ao sistema de gestão da qualidade, que assegura e melhora os processos de produção e os serviços.

Já o certificado ISSO 14001, garante que se trata de uma empresa que cumpre adequadamente com o sistema de gestão ambiental que permite identificar e controlar os impactos ambientais próprios da atividade produtiva. Por fim, a norma OHSAS 18001, tem o objetivo de garantir o cumprimento das regras exigidas em saúde e segurança ocupacional dos trabalhadores, e com a manutenção de um estilo de trabalho de acordo com as leis e com as convenções coletivas e a legislação do país.