A Schering-Plough está lançando no mercado o produto “Aquaflor* 50% Premix”, uma novidade no combate às doenças de peixes, em especial a tilápia e a truta. O Aquaflor* é o primeiro antibiótico desenvolvido e registrado especialmente para o tratamento de doenças bacterianas em criações comerciais de peixes. O produto é elaborado a base de florfenicol, com estrutura molecular única e eficácia comprovada frente a bactérias que já apresentam perfil de resistência frente a outros antimicrobianos. Segundo afirma Fernando Heiderich, Diretor Presidente da Schering-Plough Saúde Animal no Brasil, com o lançamento a aqüicultura brasileira ganha um dos mais expressivos diferenciais competitivos de todos os tempos, já que o piscicultor poderá potencializar sua produção e maximizar sua rentabilidade.
O medicamento confere total segurança em relação à qualidade do produto final, ao mercado consumidor e às exportações. O Aquaflor* já é usado, com comprovada eficácia, em países como Noruega, Japão, Chile, Canadá, Inglaterra, México, entre outros. Nos EUA foi o único produto que conseguiu registro nos últimos 20 anos para uso aqüícola, junto a criações de catfish, salmão e truta. No Brasil, foram realizados testes “in vitro” na Universidade Federal de Lavras, que demonstraram total eficácia do florfenicol frente aos dois gêneros de bactérias de maior impacto econômico junto às criações intensivas de peixes no Brasil, sendo elas, os Streptococcus e as Aeromonas móveis. Estudos diversos demonstram que o florfenicol presente no Aquaflor* é rapidamente absorvido pelo organismo dos peixes e disponibilizado em concentrações plasmáticas elevadas, o que resulta em alta eficácia no tratamento. Além disso, o produto possui uma excelente palatabilidade, otimizando o consumo da ração medicada pelos peixes e garantindo a correta dose terapêutica e eficácia do tratamento.
O produto pode ser incorporado tanto junto às fábricas de ração como também pode ser administrado diretamente sobre os “pellets” da ração por meio da incorporação superficial do medicamento com auxílio de óleo vegetal ou de pescado.
Impacto econômico
O grande impacto econômico causado pelas Estreptococoses deve-se à faixa de idade em que as tilápias adoecem. Frequentemente são observadas altas mortalidades em populações adultas, acima de 150 gramas, particularmente nas épocas mais quentes do ano. A alta taxa de mortalidade nesta fase da criação acarreta enormes perdas econômicas, principalmente devido aos investimentos já capitalizados na engorda dos animais (custeio com ração), queda de produtividade e aumento da conversão alimentar.
Dependendo da gravidade da infecção e do estado imunológico dos animais, mortalidade de até 30% do plantel pode ser observada em poucos dias, caso não seja feito nenhum tipo de tratamento. Estimam-se perdas anuais acima de U$150 milhões associadas a esta bacteriose na piscicultura mundial. Apenas nos EUA estimam-se perdas acima de U$ 10 milhões em criações intensivas de tilápias.
No Brasil, ainda não existem dados estatísticos associados às perdas econômicas relacionadas a esta bacteriose. No entanto, podem-se estimar enormes prejuízos considerando-se que altas mortalidades são freqüentemente observadas nos pólos produtores associadas a diagnósticos positivos para esta enfermidade.
Sobre a Schering-Plough
A Schering-Plough é uma empresa global de cuidados com a saúde centrada na ciência e orientada pela inovação. Através de sua própria pesquisa biofarmacêutica e colaborações com parceiros, a Schering-Plough cria terapias que ajudam a salvar e a melhorar vidas no mundo todo. A empresa aplica sua plataforma de pesquisa e desenvolvimento a produtos de saúde humana de prescrição e consumo, bem como aos produtos de saúde animal. A visão da Schering-Plough é “Ganhar confiança a cada dia” dos médicos, pacientes, clientes e todas as demais pessoas e instituições servidas por nossos funcionários ao redor do mundo. A empresa está sediada em Kenilworth, N.J., e seu site na Web é www.schering-plough.com