O consumo de pescado tem crescido no mundo todo. De acordo com as Nações Unidas, a cada ano, essa taxa aumenta cerca de 3%. Para se ter noção do ritmo, é o dobro do que a taxa de crescimento da população mundial, que é de 1,6% ao ano.
Nesse contexto, a América Latina tem posição cada vez mais relevante no mercado de pescado. Essa porção do globo exporta, anualmente, US$ 20 bilhões de dólares e projeta aumentar a produção em 32,8% entre 2018 e 2030. No entanto, o consumo per capita por aqui ainda tem muito espaço para crescimento. Os latino-americanos, Brasil incluso, consomem cerca de 10 kg por ano, enquanto a média global anual por pessoa é de 20,3kg.
Como destravar esse mercado, e fortalecer a posição latino-americana como hub de produção, exportação e consumo de uma das proteínas mais saudáveis disponíveis no planeta?
Diversas respostas serão apresentadas durante a Seafood Show Latin America, que acontece de 17 a 19 de outubro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo. O evento de negócios vai reunir entre os expositores produtores de pescados frescos e congelados, distribuidoras, frigoríficos, importadores e a cadeia de maquinário auxiliar. A Seafood Show Latin America é uma realização da Francal Feiras e a Seafood Brasil.
“A Seafood Show Latin America é o principal encontro do setor focado no intercâmbio comercial de pescado de toda a nossa região do globo. Este é um ponto de encontro de grande valor para atacadistas, catering, chefs, distribuidores, franquias de food service, hotéis e resorts, e outros que, nesta época do ano, já começam a preparar estoques e projetos que atendem desde as festas de fim de ano, como Natal e Ano Novo, até as festividades da Páscoa – comenta Valeska Ciré, head da feira organizada pela Francal Feiras, organizadora do evento – para além destes momentos festivos, a Seafood é o local para se atualizar, fazer contatos e conhecer novos fornecedores”.
A expectativa também é grande, pois esta é a primeira edição da feira neste formato. O evento surgiu em 2015, como Japan & Asian Food Show, passou pelo formato de encontro de negócios “Venda seu Peixe”, em 2019, e durante os períodos mais restritos da pandemia de Covid-19, ocorreu de forma online. Por isso, além da visitação nos estandes, a organizadora prepara uma grade de conteúdos com foco em geração de negócios, marketing e empreendedorismo para os agentes do setor.
“Mais do que impulsionar os negócios em território brasileiro, nossa ideia é estabelecer a América Latina como um novo hub de pescado para todo o mundo”, prossegue Ciré.
Credenciamento gratuito e exclusivo para profissionais do setor AQUI.
Programação
Ao longo dos três dias de evento, a Seafood Show Latin America também vai oferecer mesas-redondas, painéis e debates abrangendo desde a indústria de processamento até a importação, varejo e food service. Confira abaixo alguns dos destaques da agenda.
- Seafood Talk Show
13h às 14h30: painéis temáticos sobre comercialização de pescado
- Seafood Service Show
16h às 18h: aulas-show com chefs de cozinha latino-americanos
- IX Simcope – Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado
13h às 20h: minicursos técnicos e painéis temáticos
- Encontro ABGJ da Culinária Japonesa
14h30 às 16h – Lançamento da Semana da Gastronomia Japonesa em SP
- Agrifutura: Pescado
15h às 16h – apresentação de pitches
A programação você confere no site: www.seafoodshow.com.br
Apoio institucional: ABCC – Associação Brasileira de Criadores de Camarão, ABIPESCA – Associação Brasileira das Indústrias de Pescados, ABRAPES – Associação Brasileira de Fomento ao Pescado, Abrasel-SP – Associação de Bares e Restaurantes, Instituto de Pesca, Peixe BR, SIPESP – Sindicato da Indústria da Pesca no Estado de São Paulo e Bares SP.
Serviço
Seafood Show Latin America
De 17 a 19 de outubro – das 13h às 20h
Local: Pro Magno Centro de Eventos
Av. Profa. Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras, São Paulo
Sobre a Francal Feiras
Promotora de eventos com capital 100% nacional, a Francal Feiras é um dos principais players do mercado de feiras de negócios e contribui não só para o desenvolvimento econômico e social dos diferentes setores em que atua por meio dos 12 eventos de seu portfólio, como também movimenta efetivamente a economia dos locais onde eles são realizados.
Movida pela mesma velocidade que afeta a sociedade de consumo e o ambiente de negócios, a Francal Feiras oferece ao mercado entregas inovadoras por meio de eventos que servem como uma importante plataforma de negócios, experiências, conexão e conhecimento para toda a cadeia produtiva. Com mais de cinco décadas de atuação, é referência no Brasil e reconhecida no exterior.
Sobre a Seafood Brasil
A Seafood Brasil é uma plataforma de comunicação destinada a aumentar o consumo e gerar negócios para os atores da cadeia produtiva do pescado.
Inaugurada em 2013, conta com um portal, mídias sociais, plataforma de big data, eventos com a cadeia produtiva e uma revista com cinco edições anuais.