SEAP busca integração do setor produtivo para fortalecer a 5ª Edição da Semana do Peixe

A Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República SEAP/PR está convocando todo o setor produtivo do pescado, redes de restaurantes e supermercados, para o desenvolvimento conjunto de ações de promoção da campanha de divulgação da 5ª edição da Semana do Peixe. A campanha tem como principal objetivo promover uma maior interação entre os elos integrantes da cadeia produtiva, aproximar o produtor ao comprador final no mercado nacional, e incentivar a população brasileira ao consumo de pescado, com foco na alimentação saudável. Os esforços na campanha procuram também educar sobre como consumir e escolher o pescado, desmistificar impressões erradas sobre alguns pescados e divulgar os benefícios para a saúde do consumo regular de pescado. O evento é uma ação integrante da Campanha Nacional de Incentivo ao Consumo de Pescado, desenvolvida pela SEAP/PR, com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, o que garante aos consumidores e produtores, o acesso a informações sobre as normativas legais, qualidade e segurança alimentar do pescado. A 5ª Semana do Peixe acontecerá entre os dias 25 de agosto e 7 de setembro e, além das já tradicionais promoções em supermercados, já estão programados 11 festivais gastronômicos de pescados, além de muitos outros eventos.

Semana do Peixe 2008

O lançamento da campanha deste ano será em Brasília, em um jantar de abertura com degustação de ostras e pescado em geral. A escolha do foco no cultivo de ostras pretende esclarecer o consumo do bivalve, visando divulgar os novos controles de monitoramento da água nas áreas produtoras de Santa Catarina, que objetivam garantir a qualidade e a consolidação da cadeia produtiva da ostra e dar maior segurança aos consumidores do molusco. O controle da produção é uma ação que envolve a SEAP, ANVISA, Ministério da Agricultura, órgãos de fiscalização estaduais e o setor produtivo.

Para implementar as ações da campanha desse ano, a SEAP/PR está procurando formalizar parcerias com diferentes instituições, tais como o Conselho Nacional de Empresas de Pesca – CONEPE, Associação Brasileira de Criadores de Camarão – ABCC, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL, Associação Nacional de Restaurantes – ANR, Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS, Ministério da Educação – MEC, Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, Conselho Nacional de Segurança Nacional – CONSEA, Ministério do Turismo, Secretaria de Comunicação da Presidência da República – SECOM/PR, Banco do Nordeste – BNB, CORREIOS, Banco do Brasil – BB, podendo aliar-se também a outros programas como Restaurantes Populares, Cozinhas Comunitárias, Alimentação Escolar e Programa de Aquisição de Alimentos – PAA.

Segundo o coordenador de Comercialização e Promoção Comercial da SEAP, Guilherme Crispim Hundley, a campanha favorece também novas relações comerciais entre os produtores locais e redes de restaurantes e supermercados.

Divulgação da campanha

A SEAP em parceria com a ANVISA irá elaborar material publicitário com informações nutricionais e de qualidade do pescado. Este material será distribuído, através das Superintendências Estaduais da SEAP e Coordenações Municipais da Vigilância Sanitária, em todo o país, atendendo a todos os parceiros envolvidos na Campanha. A distribuição ocorrerá nos próprios locais de compra e consumo, como bares, restaurantes, supermercados e feiras livres.

Para a divulgação nacional da Semana do Peixe 2008 serão utilizadas também com jornais, rádio e televisão, onde está prevista a participação do ministro Altemir Gregolin em diversos programas. Nos supermercados serão distribuídos folderes, e estarão expostos cartazes promocionais e cartazes com espaço para o preenchimento do tipo de “pescado” e “preço” ofertado durante a campanha. Também encartes e banners serão produzidos pelos próprios supermercados.

Além da campanha nacional, os escritórios estaduais da SEAP coordenarão diversos eventos locais. Festivais Gastronômicos já estão confirmados em diversas capitais, tais como, em Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Recife, Natal, Fortaleza e Manaus. Os Festivais Gastronômicos envolverão diversos restaurantes que terão durante a Semana do Peixe o pescado como prato principal. Nestes eventos, além da participação dos restaurantes, o envolvimento do setor produtivo será fortalecido.

Em cada uma das capitais selecionadas reuniões entre o setor produtivo, supermercadistas e restaurantes estruturarão a campanha. Questões como cardápios, fornecedores, promoção, mídia conjunta, entre outras serão debatidas nessas reuniões. As reuniões ocorrerão em junho e julho. Toda a programação dos festivais gastronômicos deverá estar concluída até o dia 5 de agosto para divulgação junto à imprensa.

Participação do setor

Para assegurar o sucesso e dar mais corpo e visibilidade à Semana do Peixe, todo o setor produtivo está convidado a participar na campanha. A participação é livre, gratuita e aberta. “Ações de promoção, ações educativas e ações de divulgação são todas bem-vindas” afirma Guilherme Hundley, que listou algumas possibilidades de participação do setor na campanha, tais como:
– Articulação com restaurantes e supermercados clientes para a participação na campanha.
– Impressão de camisetas, folders, cartazes ou qualquer outro material publicitário vinculando a empresa, associação, colônia ou cooperativa à campanha.
– Caso não haja a possibilidade de impressão de novos materiais, disponibilize os existentes nos pontos fornecidos e participadores da campanha para dar mais corpo e integração à campanha.
– Articulação com escritórios à utilização e distribuição do material produzido pela campanha central.
– Apoio à nossa assessoria de imprensa na articulação de programas de mídia e identificação de pautas.
– No caso da aqüicultura, o convite a alunos de uma universidade de engenharia de pesca, zootecnia ou veterinária, aqüicultores familiares, chefs de restaurantes ou distribuidores para visitar a fazenda e/ou frigorífico durante a campanha.
– No caso da pesca, a realização de uma reunião de capacitação ou um festival de peixes na colônia, empresa ou sindicato.

Ações da Semana do Peixe 2008• Lançamento oficial da campanha em Brasília com um jantar de abertura com degustação de ostras e pescado em geral;
• Distribuição de material promocional com informações nutricionais e de qualidade do pescado;
• Festivais gastronômicos;
• Campanhas promocionais em supermercados, feiras livres e mercados públicos;
• Campanhas em pontos de consumo e comercialização;
• Visitas do Ministro a supermercados;
• Divulgação de iniciativas de sucesso na produção e comércio de pescado;
• Apresentação dos resultados do Acordo de Cooperação Técnica entre SEAP e ABRAS;
• Participação em programas de rádio e televisão com informações sobre os benefícios do consumo de pescado;
• Possibilidade de inauguração dos Terminais Públicos de Santos e Cabedelo;
• Reunião com o setor produtivo e CONAPE.

Para os organizadores do evento, não importa o tamanho da ação local, o importante é buscar a integração do setor produtivo para dar corpo e peso à campanha. Porém, como se faz necessária a coordenação e sincronia entre as ações, os organizadores solicitam que os interessados em participar entrem em contato com Guilherme Crispim, Poliana Sperandio e Francisco Abraão através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (61) 3218-3713. Os contatos com os superintendentes estaduais estão disponíveis na página da internet da Seap: www.presidencia.gov.br/seap.