Desde que foi criada pela então Secretaria Especial da Pesca e Aquicultura (Seap), a Semana do Peixe não só incentiva a comercialização e o consumo do pescado, através de ações que orientam como escolher e preparar peixes e frutos do mar, como também a armazenagem dos produtos, sejam eles frescos, congelados, enlatados ou salgados. Além disso a campanha também visa informar sobre os benefícios da inclusão do pescado na alimentação humana. Ao longo de 14 anos a campanha, de amplitude nacional, conquistou a população e o apoio das principais entidades representativas do setor. Atualmente a Semana do Peixe é incentivada pelo Sindicato da Indústria da Pesca do Estado de São Paulo (Sipesp), pela Associação Brasileira dos Supermercados (Abras) e pelo MAPA, que garantem a realização do evento anualmente, com bons resultados para as redes varejistas. No ano passado, as redes varejistas registraram um aumento de até 30% na venda de pescado no período.
A Semana do Peixe 2017 vai ser realizada entre 1º e 15 de setembro. O mercado se prepara para fazer promoções especiais, cursos gastronômicos e palestras sobre a qualidade do pescado, que ajudam a aumentar a venda no varejo. Com as ações, espera-se uma maior adesão de bares e restaurantes.
Neste ano, para focar na comunicação e na compilação dos resultados da campanha, foi formado um Comitê Gestor, que recebeu para a organização um suporte financeiro, resultado da união da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca), e da Associação Nacional dos Distribuidores e Importadores de Pescado (Andip), além do Alaska Seafood Marketing Institute.
A revista Panorama da AQÜICULTURA apoia esta importante inciativa!
Para mais detalhes sobre a Semana do Peixe 2017, entre em contato através do e-mail: [email protected]. E, se você ou sua empresa, vier a promover ou participar de algum evento relacionado com a Semana do Peixe comunique suas ações pelo e- mail: [email protected].