Uma estratégia do governo para incentivar o consumo de pescado em todo o Brasil
Uma parceria entre a SEAP – Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca e a ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, firmada em setembro durante a ExpoAbras, no Rio de Janeiro, deu início ao projeto Semana do Peixe, um evento promocional anual que aconteceu na sua primeira edição, entre os dias três e nove de novembro, em redes de supermercados de municípios brasileiros, especialmente nos litorâneos e de grande porte. Por ocasião do evento, os estabelecimentos realizaram promoções direcionadas, exclusivamente, ao consumidor final, como descontos entre 10% e 30% no preço dos produtos e sub-produtos oriundos da pesca e da aqüicultura. Coube à Abras a articulação das comunidades agregadas pelas Associações Estaduais de Supermercados filiadas a ela e, ao governo, a produção, coordenação e execução do evento, através da sua Diretoria de Logística, Infra-estrutura e Comercialização.
Além de estimular a participação do pescado na mesa de todos os brasileiros, as ações desenvolvidas durante a Semana do Peixe pretendem, também, promover a educação alimentar da população, a ser desencadeada através da divulgação dos benefícios para a saúde humana proporcionados pelo hábito de se ingerir pescados. Para isso, foram distribuídos meio milhão de folderes e cartazes que explicam as inúmeras qualidades do peixe como alimento de origem animal mais saudável do mundo, se consumidos regularmente.
O lançamento da Semana do Peixe se deu em Brasília, em um supermercado da rede Super Maia, mas a promoção atraiu a curiosidade dos consumidores nos quatro cantos do país. Em Natal, por exemplo, onde o secretário especial adjunto, Romeu Porto Daros, esteve presente para a abertura do evento na cidade, uma das perguntas mais freqüentes era “por que o peixe é vendido tão caro?”
A Semana do Peixe em Porto Alegre, contou com a presença do Ministro José Fritsch e do Presidente da ABRAS, João Carlos de Oliveira, entre outras autoridades, no supermercado Big Cristal. Após um breve discurso, Fritsch distribuiu os folderes promocionais aos clientes da peixaria.
No Ceará, alguns supermercados venderam algumas variedades com descontos de quase 40%.Em Fortaleza a tilápia com peso entre 600 a 800 gramas foi oferecida a preços promocionais em torno de R$ 3,00 quando, normalmente, o preço gira em torno de R$ 5,00 e em dias de oferta R$ 4,00. O produtor vende e entrega no local a R$ 3,30. Nos três primeiros dias da promoção, as vendas cearenses aumentaram em 15%.
Nas Sendas do Leblon, bairro da zona sul da cidade no Rio de Janeiro, Romeu Porto Daros enalteceu as qualidades nutricionais do peixe e falou sobre a importância da aqüicultura no fornecimento de peixes de qualidade para os clientes de supermercados.
A Semana do Peixe foi uma das primeiras iniciativas do governo para incentivar o consumo de pescados junto à população, mas estão nos planos da SEAP, também, ações que aumentem a distribuição de peixes na rede escolar, para que sejam adotados nos cardápios das merendas das crianças. Segundo Darus, nós brasileiros consumimos menos de 7 quilos de pescado per capita/ano, enquanto a média mundial é estimada em 20 kg per capita/ano. O Distrito Federal é onde o consumo anual de pescado é um dos maiores do país, em média, 14 kg por habitante, o dobro da média nacional. Já Minas Gerais é um dos estados que menos consome peixes, apenas 2 kg por habitante/ano. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um consumo per capita de, no mínimo 12 kg por ano, contudo, a expectativa do governo é a de que já no ano que vem, tanto a produção quanto o consumo cresçam em 25%.