Águas de Lindóia recebeu o I SEXTRAAQ – Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Extrusão Aplicada a Rações para Animais e Aqüicultura, um grande evento que contou com a impecável coordenação do Prof. Dr. Yoon K. Chang do DTA/FEA/UNICAMP.
O temário do SEXTRAAQ foi desenhado para atender mesmo aqueles que pouco sabiam das técnicas de extrusão, da mesa forma que abasteceu de novas informações os mais experientes profissionais que atuam no setor de alimentos.
Voltado para prover de informações toda indústria de alimentos para animais, o SEXTRAAQ dedicou especial atenção à emergente indústria aqüícola. Para os interessados em nutrição de organismos aquáticos foi uma boa oportunidade para ver e ouvir profissionais do quilate de Emilio Contreras Guzmán da Universidade de Santiago, no Chile; Delber M. Gattin da Texas A&M e o veterano Samuel Meyers da Louisiana State University, além dos brasileiros Luis E. Pezzato da Unesp e Fernando Kubitza do Projeto Pacu.
Segundo Silvio Romero Coelho Gerente de Aqüicultura da Mogiana Alimentos e presidente do Comitê de Organismos Aquáticos da ANFAR – Associação Nacional de Fabricantes de Rações, o Brasil conta hoje com cerca de 50 fabricantes de rações para organismos aquáticos, entre empresas especializadas, cooperativas, etc. Destas, apenas 11 estavam representadas no SEXTRAAQ. Para o Prof. José Eurico “Zico” Cyrino do Setor de Piscicultura da ESALQ/USP, foi uma “tremenda chance que este pessoal perdeu de aprender, de melhorar, de se atualizar”. Para Zico, depois dessa demonstração de desinteresse, não caberão mais as reclamações de algumas das indústrias com a falta de informações disponíveis pois, quando foram oferecidas, praticamente grátis, a maior parte delas não compareceu para se beneficiar.
Além dos seminários, os participantes puderam participar da feira de equipamentos, insumos e serviços montada no local, onde extrusoras de diferentes portes, chamavam a atenção de todos.