SIMBRAq

I Encontro de Negócio da Aquicultura na Amazônia será realizado de 2 a 5 de setembro em Manaus

O SIMBRAq / I Encontro de Negócios da Aqüicultura da Amazônia, é um esforço de parceria que envolve a ABRAq, SUFRAMA, Governo Federal, Estadual, Municipal, Prefeituras Municipais e outras instituições públicas, organizações não governamentais e iniciativa privada.

Apesar de não existirem estudos mais detalhados sobre as potencialidades da aqüicultura na Amazônia, sabe-se que a atividade necessita, urgentemente, de novos conhecimentos e de novas tecnologias para a manutenção e o incremento da competitividade do agronegócio do pescado. Assim sendo, é de extrema importância a participação de todos os segmentos da região, envolvidos com a aqüicultura, na realização do Primeiro Encontro dos Negócios da Aqüicultura na Amazônia, que se realizará no período de 2 a 5 de setembro de 2006. Segundo os organizadores, o evento pretende promover em Manaus um debate que reflita as novas vias de desenvolvimento da aqüicultura e que conjuguem crescimento econômico, eqüidade social e a preservação ambiental. A idéia é conhecer a capacidades de cada um dos elos da cadeia produtiva da aqüicultura da Amazônia, bem como identificar seus pontos de estrangulamento e suas potencialidades.

Programação

Todo o planejamento estratégico e operacional do evento terá como referencial as tendências atuais de toda a cadeia produtiva da aqüicultura de peixes nativos na Amazônia. Para isso, já estão agendadas palestras, mesas redondas e mini-cursos e encontros de negócios que contarão com a participação de importadores da América Latina (Venezuela, Bolívia, Equador, Colômbia, Peru, Guianas), produtores e empresários brasileiros.

Estão previstos encontros de representantes da extensão e assistência técnica; de Associações, Cooperativas e Federações; dos órgãos de licenciamento ambiental; de Gerentes da SEAP/PR na Amazônia e, dos representantes da cadeia produtiva de peixes ornamentais.

O evento termina com visitas técnicas a projetos de piscicultura nos municípios de Manaus e Rio Preto da Eva, à Estação de Piscicultura de Balbina e à projetos privados de Pirarucu em Manacapuru.

Mais Informações e a programação completa do evento podem ser solicitadas a Secretaria Executiva de Pesca e Aqüicultura do Estado do Amazonas pelo Fone/ Fax: (92) 3237-2045, falar com Fátima e Charlayne, ou pelo e-mail: [email protected]