SINDIRAÇÕES COAQUA 2006

Fórum reúne aqüicultores em São Paulo

No dia 25 de outubro, cerca de 100 pessoas, entre produtores, pesquisadores e representantes de associações e empresas ligadas ao setor, compareceram ao Fórum COAQUA SINDIRAÇÕES – “Cultivando Aqüicultores e Consumidores”.

Promovido pelo COAQUA, Comitê de Organismos Aquáticos do SINDIRAÇÕES, o evento fomentou a discussão de diversos temas relacionados ao futuro da aqüicultura, e contou com palestras de professores da FGV (Faculdade Getúlio Vargas), ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e USP (Universidade de São Paulo) – o conteúdo das apresentações pode ser encontrado no site www.congressodepeixes.com.br.

O fórum foi aberto pelo Presidente do Sindirações, Mário Sérgio Cutait (foto), que apresentou o cenário do setor de rações. No que se refere aos cultivos aquáticos, o volume produzido e comercializado em 2006 deverá apresentar um crescimento de 19,59% em relação a 2005, com um aumento de 24,8% para as rações de peixes e 6,81% para as de camarões.

Produção de rações para organismos – 2005 e 2006, em mil toneladas (Fonte: Sindirações) 
Produção de rações para organismos – 2005 e 2006, em mil toneladas (Fonte: Sindirações)

Nas várias palestras apresentadas foi possível conhecer a infra-estrutura para a comercialização de pescados da Cegesp, apresentada por Carlos Dieter Maresch, responsável pelo setor. Ao término de sua apresentação, Maresch destacou uma frase do engenheiro de pesca Sérgio Pinho que chamou bastante a atenção dos presentes: “Quem produz 50 quilos de peixe por mês, alimenta a família, quem produz 500 quilos abastece a feira local perto do sítio. Quem produz 3 toneladas esgota o mercado e estraga o negócio, mas quem se associa com outros produtores e produz 100 toneladas por semana tem várias empresas querendo comprar.”

A novidade do Fórum foi o concurso gastronômico, com pratos elaborados a partir de camarão e tilápias. A grande vencedora foi a chef Rosele Tejada, do restaurante Colher de Pau. Sua tilápia com camarão e pupunha ao leite de côco rendeu elogios rasgados por parte dos jurados.