Site do carcinicultor pretende união entre carcinicultores e ambientalistas

Um estudo junto a produtores de camarões realizado pela ONG (Organização Não-Governamental) SEPARN – Sociedade para Pesquisa e Desenvolvimento Ambiental do Rio Grande do Norte, verificou que uma das maiores, mas não única, causa dos problemas ambientais e documentais relacionados a carcinicultura no Rio Grande do Norte e em todo o Brasil, é a falta de informação, seja referente às práticas ambientalmente sustentáveis, a documentação necessária ou mesmo às técnicas de produção. Na tentativa de reduzir esta lacuna com algo democrático e participativo, a SEPARN partiu para a criação do site www.carcinicultor.com.br.

O webmaster Ricardo Trigueiro explica que a inexistência de tal ferramenta, mesmo por parte da ABCC – Associação Brasileira de Criadores de Camarão, motivou a criação do site. “Não queríamos ser mais uma ONG “do contra” ou “a favor” que ficam por ai gritando na mídia, queríamos contribuir com algo significativo, democrático e participativo. Iniciamos sua construção e depois de três meses tínhamos o primeiro e único site brasileiro dedicado exclusivamente a carcinicultura, abordando aspectos técnicos, ambientais e econômicos, sendo atualizado constantemente, com expressiva visitação e crescente participação dos usuários inscritos na lista ([email protected])”, diz Trigueiro.

Em relação ao seu conteúdo, o material é retirado da própria internet, cópias de documentos técnicos e a colaboração dos próprios usuários do site e da lista de discussão. “Procuramos fazer deste projeto uma ferramenta para aplicação transversal da educação ambiental, que fala a língua do produtor, ao mesmo tempo que o conscientiza com práticas ambientalmente sustentáveis. Ainda estamos carentes neste tipo de conteúdo, devido principalmente a fraca participação da classe ambientalista, que tanto fala, mas na hora de contribuir e praticar, desaparece.” Recentemente, complementa Trigueiro, foi criado um projeto associado chamado Mangue Bit, uma página dedicada ao manguezal e que, incrivelmente, a omissão foi quase total por parte dos ambientalistas em relação ao envio de conteúdo para o mesmo, e não foi por falta de convite, diz o webmaster..

O www.carcinicultor.com.br conta com diversos serviços úteis, que são oferecidos gratuitamente aos usuários, como por exemplo o Negócios – uma espécie de classificados on line, onde é possível escrever e publicar um pequeno anúncio de produto ou serviço. Há também o Carcinews, um mural de notícias rápidas, para evitar a sobrecarga de mensagens curtas na lista de discussão, para onde se pode enviar uma breve notícia, seja de um evento, uma nova tecnologia ou qualquer outro assunto relacionado a carcinicultura ou meio ambiente. Da mesma forma, podem ser vistas e enviadas imagens para a seção Fotos. O site oferece ainda o cadastramento de currículos e oportunidades de trabalho nesta área.

Trigueiro acredita que o maior problema na divulgação de informações via internet é a falta de acesso por parte dos pequenos e médios produtores – “Isso seria facilmente solucionado através de pequenos treinamentos e aquisição de equipamentos para as cooperativas e associações. Um pequeno investimento possibilitaria um enorme retorno aos próprios produtores, não somente pelo acesso ao nosso site, mas pela excelente fonte de informações que é a internet”.

Embora seja o primeiro e único site dedicado exclusivamente a carcinicultura e práticas sustentáveis, o projeto não recebeu qualquer apoio das associações, cooperativas, governo, ou instituições de fomento, e tem sido mantido exclusivamente pela ONG e pelo próprio site. Vale a visita.