Expectativa na escolha da nova diretoria a ser eleita em Sete Lagoas
Chegou a hora de mais um SIMBRAq – Simpósio Brasileiro de Aqüicultura, que neste ano será realizado em Sete Lagoas, MG. Além de ser o evento mais tradicional da aqüicultura brasileira, é também o mais importante. É nos SIMBRAqs que ocorre a eleição das diretorias da ABRAq – Associação Brasileira de Aqüicultura.
Apesar de criticada por muitos, é inegável a importância ABRAq no atual cenário da aqüicultura nacional, principalmente pelo assento que possui na Câmara Setorial de Pesca e Aqüicultura, instituição que nada faz efetivamente para o desenvolvimento da aqüicultura nacional, mas que muito poderá fazer se passar a cumprir com suas diretrizes.
Desta forma, a ABRAq através de seu presidente, se reveste de grande importância ao passar a ser a única ponte “oficialmente” reconhecida, capaz de ajudar a levar as aspirações dos aqüicultores brasileiros aos responsáveis pelas “vontades políticas” nacionais.
Há dois anos, a Panorama da AQÜICULTURA divulgava na edição 25, de setembro/outubro de 1994, a posse da diretoria que acabava de ser eleita no último SIMBRAq, realizado em Piracicaba. Na ocasião, através de uma entrevista, foi possível conhecer a bióloga Norma Dulce de Campos Barbosa, mineira de Paraopeba, que acabava de assumia o cargo de presidente da entidade. Dois anos se passaram, e Norma Dulce, prestes a passar o seu cargo, concede outra entrevista via-fax falando de sua experiência à frente da instituição. Mineiramente, Norma aponta as dificuldades pelas quais passou, sugere o perfil da próxima diretoria, fala das dificuldades de realizar um SIMBRAq, propõe mudança no estatuto e aproveita para convidar a todos para o Simpósio de Sete Lagoas.
Panorama – Quais as principais dificuldades encontradas na gestão?
Norma Dulce – Parece brincadeira, mas a dificuldade inicial, e que agora está se repetindo no final do mandato é, realmente, dar uma entrevista. A outra dificuldade foi fazer contato com os sócios. E agora, planejar o SIMBRAq com poucos recursos financeiros. Às vésperas do Simpósio, não temos nenhuma resposta se teremos ou não estes patrocínios.
Panorama – Dentre as propostas inicias, quais foram as realmente realizadas?
Norma Dulce – Alguns pontos foram salientados como: levantar a produção pesqueira, insumos brasileiros, conhecer as condições e o potencial da aqüicultura, tentar viabilizar uma publicação própria, ou eleger uma revista para publicação, e fazer uma aproximação da ABRAq com o produtor. São temas que foram abordados de uma maneira ou de outra, e que deverão ter continuidade para muitas das diretorias. Apenas iniciamos. O worshop promovido pelo CNPq “Aqüicultura para o Ano 2.000”, em novembro de 95 e o “Seminário Sobre Fauna Aquática”, promovido pela Eletrobrás em abril de 96, onde vários representantes estaduais e membros da Diretoria da ABRAq tiveram participação ativa. Foi um excelente início para se conhecer o potencial para a aqüicultura, tanto no que se trata de insumos, mão de obra qualificada, espécies cultivadas, produção, etc. O CNPq já publicou os dados e a Eletrobrás publicou seis cadernos com informações importantes sobre o tema. Contatos foram realizados com os arquivos da Escola de Veterinária da UFMG em Belo Horizonte e com o Boletim do Instituto de Pesca de São Paulo, no sentido que houvesse uma maior abertura para publicações na área de aqüicultura, ou mesmo para pesquisadores que não são do Instituto de Pesca. A Revista Brasileira de Zootecnia, também abriu um maior espaço para a nossa área. Quanto aos produtores… Estamos felizes com a aproximação. Na Câmara Setorial de Pesca e Aqüicultura (Ministério da Agricultura) e nas Missões Tecnológicas da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Governo de Minas Gerais, tivemos oportunidade de indicar vários produtores como representantes. Neste dois anos foram vários encontros, dias de campo, palestras momentos importantes em que estivemos junto com os produtores. O programa do IX SIMBRAq foi feito atendendo a várias consultas e pedidos dos produtores, como a mesa redonda sobre peixes ornamentais e o curso sobre tanque-rede, todos programados atendendo a pedidos.
Panorama – Ficou algo pendente, que você gostaria que fosse concluído pela próxima Diretoria?
Norma Dulce – Tudo que falamos anteriormente só tem sentido se houver continuidade. Mas, além disso, acreditamos que seja fundamental incrementar os trabalhos junto a Câmara Setorial de Pesca e Aqüicultura. Outro trabalho importante é com a Fundação Chile, um exemplo que precisamos copiar.
Panorama – Qual, ao seu ver. seria o perfil ideal da próxima Diretoria?
Norma Dulce – A próxima Diretoria precisa estar disponível para trabalhar. Abdicar de seus finais de semana e noites tranqüilas. Que a vaidade seja colocada de lado, pois o trabalho é muito. Que toda diretoria esteja comprometida e que cada membro sinta como sendo o Presidente, fazendo tudo da melhor maneira possível, para tornar a ABRAq a melhor Associação do mundo.
Panorama – O que você teria a dizer para a próxima Diretoria?
Norma Dulce – Antes de dizer algo para a próxima Diretoria, proponho para os sócios uma mudança de estatuto, quanto a duração do mandato de dois anos para três anos. Que a nova diretoria a ser eleita tenha um pouco mais de tempo para conhecer a ABRAq, suas responsabilidades e áreas de atuação. Assim, poderá realizar o SIMBRAq alguns meses antes do término do mandato, publicar os Anais e fazer os acertos da tesouraria. Quando programamos um SIMBRAq, corremos o risco de não conseguir apoio e se temos de entregar a ABRAq só passaremos problemas. Agora, para vocês futuros diretores, não façam o SIMBRAq no final do mandato. A nossa experiência não foi boa. Que a nova diretoria seja composta por pessoas de lugares diferentes. A experiência foi valiosa, cabeças diferentes levam a uma maior discussão, explorando as discordâncias para chegar a um consenso.
Panorama – Alguma mensagem especial para os associados?31
Norma Dulce – Agradecemos a confiança que todos os associados depositaram na nossa diretoria. Vocês são muito importantes para a ABRAq. Em Sete Lagoas esperamos retribuir oferecendo o melhor para todos vocês. Compareçam. Temos mais ou menos 180 resumos inscritos. Parabéns a todos colaboradores.