Sustentabilidade é a palavra-chave do AquaNor 2019

A abertura do AquaNor 2019 aconteceu na manhã desta terça-feira 20 de agosto, no centro de convenções Spektrum em Trondheim, Noruega. A solenidade contou com a presença de autoridades norueguesas como o príncipe Haakon Magno, o Ministro da Pesca da Noruega Harald Tom Nesvik, e o Brasil foi representado por Jorge Seif, da Secretaria de Aquicultura e Pesca.

Haakon Magno – Príncipe da Noruega e o Ministro da Pesca da Noruega, Harald Tom Nesvik

Realizado a cada dois anos, o AquaNor 2019 comemora este ano o seu 40º aniversário, e a sustentabilidade foi o tema principal da solenidade de abertura. A entrega do prêmio de inovação foi dado a empresa Benchmark, que desenvolveu um sofisticado processo de tratamento da água utilizada nos banhos para remoção do piolho do mar nos salmões, que é devolvida ao mar sem traços das substâncias químicas utilizadas.

A feira deste ano conta com 690 exibidores de 26 países, abrigada num centro de convenções remodelado, oferecendo mais conforto e acessibilidade.

A expectativa de Liv Holmefjord, chairwomen do evento, é que todos possam ter contato com o que há de mais moderno e inovador na aquicultura mundial. Segundo ela, a aquicultura cresce em muitas partes do mundo, e a tecnologia somada com a cooperação se mostram essenciais para que a produção de pescado possa proporcionar lucros para o aquicultor a partir de uma produção que gere um impacto ambiental aceitável, utilizando manejos sanitários seguros e respeitando o bem estar animal.

Assista ao vídeo abaixo que preparei para vocês!

Até breve com mais notícias!

Jomar Carvalho Filho
Editor da revista Panorama da AQÜICULTURA