Sygen International compra a Aquatec para investir em melhoramento genético

A empresa Sygen International, que tem atividades em 30 países, comprou a Aquatec, o primeiro laboratório comercial de produção de pós-larvas de camarões no Brasil, em operação desde 1986 em Canguaretama, no litoral potiguar. A Aquatec conta com 170 funcionários e tem uma produção mensal de 250 milhões de pós-larvas. A compra deverá significar mais investimentos na área de melhoramento genético do L. vannamei. A pers-pectiva de crescimento da carcinicultura no país foi um dos principais motivos do investimento da Sygen, que tem iniciativas semelhantes no México e Tailândia.

A Sygen International é uma empresa líder mundial na reprodução animal utilizando a genética quantitativa e biotecnologia, operando hoje nos cinco continentes. Em abril de 2002, a SyAqua deu início a um programa de aplicação da sua tecnologia na produção de camarões e, desde então, seus investimentos na área não pararam. Em outubro de 2002 a empresa tornou-se líder na produção de pós-larvas de camarões no México, sendo responsável por 25% do mercado. Já no primeiro ano de operação a SyAqua registrou resultados positivos de 1.1 milhões de dólares, em um país que é responsável por 2% de todo camarão cultivado comercializado no mundo.

Com a aquisição da Aquatec, a SyAqua passa a operar seis laboratórios de produção de pós-larvas de camarões, incluindo três no México e dois na Tailândia. No Brasil, assim como no México e na Tailândia, o principal foco será a utilização da tecnologia de melhoramento genético para intensificar a performance da engorda, principalmente a taxa de crescimento, de conversão alimentar, sobrevivência, resistência a doenças e qualidade da carne. Segundo Phillip David, diretor-executivo da Sygen, a aquisição da Aquatec faz parte dos planos da empresa de levar sua tecnologia e liderança mundial para o mercado do camarão. A genética quantitativa e biotecnologia da SyAqua, em combinação com as excelentes instalações da Aquatec, seus canais de distribuição e sua forte tradição no mercado, representam para os investidores a certeza de que estão no caminho certo da tecnologia e da liderança no mercado de produção de pós-larvas.

A Aquatec/SyAqua é responsável hoje por 25% das pós-larvas comercializadas no Brasil. Com o intuito de assegurar maior rusticidade às pós-larvas, estas são produzidas através de um sistema onde o ciclo de produção é realizado em tanques protegidos até o décimo dia, e em tanques a céu aberto pelo restante do ciclo. A empresa produz mensalmente 300 milhões de pós-larvas e há cinco anos vem desenvolvendo um trabalho inédito de melhoramento genético a partir de linhagens puras provenientes do Panamá, Equador e Venezuela. Segundo Ana Carolina Guerrelhas, responsável pelos excelentes resultados conquistados pela Aquatec, e que continuará à frente da empresa, os planos são os de continuar aumentando a escala dentro e fora do Rio Grande do Norte, mantendo o mesmo padrão de qualidade e serviços. Além disso, a empresa irá acelerar o programa de melhoramento genético visando características como o crescimento mais rápido e melhor sobrevivência através da introdução da biologia molecular no atual programa.