Tilápia caminha para ser a próxima força global da proteína brasileira, afirma diretor da MCassab

Mario Sergio Cutait destacou a importância e o potencial da aquicultura durante o evento SIAVS, em São Paulo

“O Brasil é o quarto maior produtor mundial de tilápia – atrás apenas da China, da Indonésia e do Egito. Produzimos cerca de 600 mil toneladas por ano. Em 2022, a aquicultura ultrapassou a produção de pesca por captura. Esses fatos nos levam a crer que, em 25 anos, a aquicultura poderá produzir mais do que frangos e suínos”, afirmou Mario Sergio Cutait, diretor e acionista do Grupo MCassab Nutrição e Saúde Animal, proprietário da Fider Pescados, no Salão Internacional da Proteína Animal (SIAVS), em São Paulo (SP).

Durante painel sobre o futuro das proteínas animais, Cutait ressaltou que a tilápia tem todas as condições para se tornar a próxima força da proteína brasileira. Os motivos são vários. O Brasil conta com mais de 5 milhões de hectares de reservatórios de água doce e tem produção abundante de grãos do Brasil. Além disso, o clima é favorável e há crescente demanda do mercado interno e externo. Além disso, a produção de peixes de cultivo deve aumentar 10% ao ano até 2032.

“Essa notícia é fantástica para o Brasil. A tilápia está trilhando o mesmo caminho do frango 50 anos atrás. E, melhor ainda, nós temos logística para exportar filé fresco por via aérea para os Estados Unidos, o maior consumidor de tilápia do mundo. É indiscutível, também, o melhoramento genético e nutricional da espécie, o que proporciona ganhos periódicos de produtividade. Sem contar a produção com sustentabilidade, característica do nosso país”, complementa Mario Sergio Cutait.

Mario Sergio Cutait, diretor e acionista do Grupo MCassab Nutrição e Saúde Animal. Proprietário da Fider Pescados – Foto: Gustavo Meca



O diretor do Grupo MCassab também mostrou no evento os motivos que impulsionam a produção da Fider, que cresce ano após ano. “A empresa produz 10 mil toneladas de tilápia por ano em sua moderna unidade de processamento de Rifaina (SP). Além disso, tem uma Área de Preservação Permanente com diversas espécies em risco de extinção. A Fider combina produção com preservação e está moldando o futuro da piscicultura no país”, finaliza Cutait.

Sobre a MCassab
O Grupo MCassab é uma organização familiar nacional, de 95 anos, com administração profissional, que distribui ao mercado brasileiro e latino-americano. Com matriz em São Paulo (SP), a empresa está presente nas grandes capitais do Brasil, além de escritórios na Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia, China e Índia. O negócio de Nutrição e Saúde Animal é um dos maiores do Brasil, atuando com especialidades e ingredientes para avicultura, suinocultura, pecuária de corte e leite, aquacultura e petfood. A Fider Pescados, que se dedica à criação e ao desenvolvimento de produtos a partir da tilápia. O negócio de Distribuição atende à área industrial com o fornecimento de matérias-primas para cosméticos, limpeza doméstica e institucional, farmacêutica, veterinária, química e agrícola. A NUTROR oferece pré-misturas customizadas ao mercado de alimentos, bebidas, suplementos e nutrição clínica. Ciente do seu compromisso com as pessoas, o meio ambiente e a governança corporativa, a MCassab publicou o seu Relatório de Sustentabilidade 2023, cuja íntegra é acessível pelo link https://www.mcassab.com.br/sustentabilidade_grupo_mcassab/ Mais informações: www.mcassab.com.br

Sobre a Fider
A empresa, sediada em Rifaina (SP), conta com moderno complexo de criação e indústria, com respeito ao meio ambiente, à qualidade da água e às pessoas. Produtos da Fider abastecem as principais cidades do Sudeste além de exportação para sete países, incluindo os Estados Unidos. Mais informações em www.fiderpescados.com.br e nas mídias sociais @fiderpescados.