Tilápia GIANT

Uma linhagem de tilápia foi recentemente desenvolvida pelo WorldFish no Egito, terceiro país produtor de tilápia, com 860 mil toneladas produzidas em 2018. A nova linhagem surgiu da tentativa de melhorar a conhecida linhagem GIFT (Genetically Improved Farmed Tilapia), inicialmente desenvolvida para produção na Ásia.

Conhecida como GIANT (Genetically Improved Abbassa Nile Tilápia), a nova linhagem foi desenvolvida usando as mesmas técnicas genômicas que a GIFT. Um estudo de avaliação comparando a nova linhagem, com as que estavam sendo comercialmente usadas em cinco províncias egípcias, indicou que o uso da GIANT alcançou rendimentos de peixes significativamente maiores (18,8%) (12,3% – 26,4%) e conversões alimentares 15,7% menores, refletindo um impacto bastante positivo nos lucros.

Além disso, em todas as províncias, os piscicultores que estocaram a tilápia GIANT tiveram vendas de peixe bem maiores (5.567 US$/ ha) do que aqueles que estocaram cepas comerciais não melhoradas (5.192 US$/ ha). Mais em https://bit.ly/2T5wj1P